Conteúdo BíblicoResumos de livros

Resenha sobre “12 maneiras de estudar a Bíblia”

By julho 31, 2018janeiro 3rd, 20222 Comments
  1. Apresentação da obra

É um ótimo manual de estudo dinâmico da Bíblia, pois você encontrará de forma clara e minuciosa a explicação de cada maneira de estudá-la, e ao final de cada uma há exemplos, indicação de livros em inglês e português, e uma forma resumida de como fazê-lo.

  1. Estrutura do Livro

Este livro foi dividido em doze métodos de estudo da Bíblia para que a pessoa estude sozinha, buscando autonomia e crescimento na vida espiritual. Ele foi muito bem dividido em duas introduções, com objetivo de situar o leitor sobre o conteúdo que será explanado em cada um dos seus doze capítulos, o desenvolvimento do assunto e os apêndices.

O autor conversa com o leitor, utilizando diversas vezes verbos no imperativo, assim, sua linguagem torna-se clara e objetiva.

  1. Conteúdo do Livro

Segundo o autor, independentes do método escolhido, devemos utilizar cinco princípios gerais: fazer perguntas para o texto bíblico, anotar o que foi descoberto (diferentemente de quando apenas lemos a Bíblia), buscar aplicar o que foi lido (Tg 1:22), ler de forma sistemática, sem desvalorizar uma parte ou um livro, e por último, perceber que ao estudá-la dinamicamente, sempre haverão novas descobertas.

E para que haja um bom estudo da Bíblia, é preciso preparação, ou seja, o autor apresenta quatro coisas que devem ser feitas para que haja maior aproveitamento do estudo: Fixar um horário de leitura e uma quantidade de leitura a cada semana, ter um caderno de anotação, investir em uma biblioteca de estudo complementar e fazer uma oração antes do estudo.

Seu conteúdo é tão rico que é difícil resumi-lo sem citar as próprias afirmações, por isso, os seguintes trechos e parágrafos parafraseados são os que mais me impactaram: A meta final de todo estudo da Bíblia é a aplicação e não a interpretação, e Você já sabe que Deus quer que faça duas coisas: obedecer à Palavra e dividi-la com os outros.

A  vantagem  em  estudar  a  Bíblia  em  relação  a  estudar  um  livro  didático:  há comunicação direta  com  o Autor.  Portanto, certifique-se de que  você  está  em  comunhão  com  Cristo  antes  de  estudar  a  Palavra, a menos que Deus Espírito Santo lhe abra os olhos para ver as verdades da Palavra, todo o estudo será um esforço perdido.

Ela nos ensina que não podemos ser discípulos de Jesus Cristo se não temos uma ingestão regular da Palavra de Deus, e é justamente por isso que as pessoas desviam-se da doutrina básica, porque não conhecem a Bíblia nem o poder de Deus, pois por incrível que pareça, é possível conhecer a Palavra de Deus e não com conhecer o Deus da Palavra, por falta de relacionamento.

A Bíblia não foi dada para aumentar nosso conhecimento, mas para mudar nossa vida. Foi dada para mudar nosso caráter e nos levar mais em conformidade com Jesus Cristo, por isso, nunca tente estudar  quando  estiver  cansado ou imediatamente após uma refeição pesada. Estude quando estiver descansado e bem desperto.

Descobri que se eu só estudar a Bíblia, orar ou testemunhar quando sinto vontade, o diabo fará de tudo para nunca deixar que eu sinta vontade! Sentir não tem nada a ver com viver a vida cristã, pois sentimentos vêm e vão. Assim, estude a Palavra para descobrir o que ela tem a dizer para você. O verdadeiro problema para a maioria de nós não é a interpretação de passagens difíceis, mas a obediência às passagens que entendemos.

Como por exemplo, a história que foi contada: Certo indivíduo viu o vizinho saindo de uma igreja numa manhã de domingo. Ele perguntou ao devoto: “Já acabou o sermão?”.  O vizinho respondeu sabiamente: “Não, foi apenas pregado, mas ainda precisa ser praticado”.

Deus quer que faça duas coisas: obedecer à Palavra e dividi-la com os outros, pois da mesma forma que abençoamos, somos abençoados e edificados.

Deus pode trabalhar numa área de sua vida durante várias semanas ou até meses. Leva tempo mudar características, hábitos e atitudes de caráter que estão incrustados. Novos hábitos e maneira de pensar não são estabelecidos em um dia. Devemos estar cientes dessa realidade e estar inclinados a deixar  Deus  continuar  reforçando  uma  nova  verdade em  nossa  vida.

Um dos recursos encontrados na Bíblia são os comentários, escritos por homens, e por isso devemos ter cuidado, pois os comentaristas discordam entre si no que tange a interpretações do mesmo texto bíblico. E não se esqueça de nunca permitir que a leitura de um comentário tome o lugar do estudo pessoal da Bíblia.

Ninguém pode  entender  a  Bíblia  sem  ter  um  conhecimento  da  história  e  cultura  bíblicas,  e  ninguém  pode  afirmar  que  tem  um  conhecimento  da história  e  cultura  bíblicas  sem  ter  um  entendimento das  contribuições  da  arqueologia.  Acontecimentos bíblicos  foram  ilustrados,  palavras  desconhecidas explicadas,  ideias  esclarecidas  e  a  cronologia  aperfeiçoada  pelos  achados  arqueológicos.  Dizer  que  nosso  conhecimento  da  Bíblia  foi  transformado radicalmente por estas descobertas é minimizar os fatos.

Assim, penso que ao invés de batermos de frente com as diferentes áreas da ciência, devemos utilizá-la ao nosso favor, confiando que o que está escrito na Bíblia ocorreu e os pesquisadores poderão compreender que o que foi escrito é verdade.

sarahjsena

sarahjsena

Pedagoga e mestre em psicopedagogia pela Espanha, tem experiência há 10 anos com atendimentos individualizados com crianças, atuei na Secretaria de Educação há 7 anos com pessoas com deficiência.

2 Comments

Deixe uma resposta