Materiais que podem ser usados como incentivos de estímulos sensoriais

  1. Sair para o ar livre e descobrir a natureza, as pedras, folhas, sentir o vento, ouvir os pássaros, desfrutar a natureza.
  2. Colar e descolar post-it
  3. Algodão (pode estar molhado ou seco) e o pote
  4. Arroz / Feijão dentro da caixa, ou dentro de uma garrafa pequena de refrigerante que produz som.
  5.  Brincar de pique-esconde ou de pegar.
  6. 2 Caixas (podem ser de papelão) e bolas de diferentes tamanhos para colocar em uma e deixar na outra.
  7. Pique-pega
  8. Pregador e balde
  9. Brincar de fazer arte: papel e giz de cera (tem um pegador mais grosso para auxiliar), se quiser testar com tinta, é um sucesso também, mas prepare-se para a sujeira rs
  10. Uma dica é ir colocando as atividades ou brinquedos em potes separados, e na altura da criança, para quando ela quiser manusear
  11. Bonecas pequenas, argolas, tampas, pedras maiores, tudo se torna aprendizado.
  12. Espelhos podem ser bem divertidos, imitar um ao outro, fazer careca, dar língua e sorrir.
  13. Priorize o som da música ao invés do vídeo, pois as cores são muito estimulantes para a criança pequena, apesar deles mostrarem que gostam, o mais importante é a interação com as pessoas ao redor. Estudos falam sobre possíveis efeitos negativos como problemas com sono e atenção.
  14. Atividades de abrir e fechar: caixas, potes, bolsas, botões, zíper…
  15. Ajudar a separar os gomos da mexerica
  16. Segurar a colher enquanto come e tentar levar a boca.
  17. Materiais de papelaria como papelão, papel cartão que é um pouco mais grosso, giz de cera, feltro, tesoura sem ponta, barbante, cola e grandes imagens. Saco de balão sempre ajuda.
  18. Quando passear com ela, fale sobre as coisas que veem. Faça com que preste atenção no que existe ao seu redor.
  19. Ofereça caixas e potes de diferentes tamanhos para que coloque um dentro do outro.
  20.  Estimule a criança a construir uma torre com 3 elementos utilizando caixas ou latas, de tamanhos pequeno, médio e grande. O mesmo pode ser realizado com blocos de madeira ou plástico.
  21. Ofereça um carrinho para ser puxado por uma corda ou várias caixas unidas por um fio
  22.  É muito importante estimular os movimentos dos dedos e mãos. Para isto, prepare uma caixa com uma pequena abertura em cima e pequenos pedaços de cartão para que a criança os coloque dentro da caixa.
  23.  Amarre um barbante ou corda entre 2 bancos ou cadeiras, um palmo acima do chão e ensine seu filho a passar por cima. Segure-o pela mão para que não perca o equilíbrio.
  24. Continue cantando músicas com ritmos diferentes, produzindo os sons dos objetos e/ou brinquedos.
  25. Utilize brinquedos suspensos no ar, que a criança possa empurrar e pegar de volta. Isso auxilia no fortalecimento dos braços e mãos.

Nunca ajude uma criança numa tarefa em que ela se sente capaz de fazer. Maria Montessori

Eu particularmente gosto muito do método de aprendizagem dela, as crianças apresentam autonomia (não ficam dependendo dos outros), boa noção espacial e outras características.

A pedagogia montessoriana acredita que a concentração e o desenvolvimento infantil acontecem através da manipulação de objetos. É caracterizado por uma ênfase na autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

O foco é no brincar, pois ajuda no desenvolvimento emocional, físico, mental e social, além de estimular a criatividade dos pequenos.