Crianças

Alfabetização na educação infantil e fundamental

By abril 23, 2020julho 26th, 20214 Comments

Nós aprendemos a conviver por imitação, já percebeu como uma criança aprende a falar? Ela responde ao nosso estímulo e práticas cotidianas. Quando a criança cresce, várias perguntas vão surgindo e naturalmente a curiosidade por tudo que a cerca, de agora em diante pode-se aproveitar a oportunidade para inserir o quanto os livros e o saber ler são preciosos. 

Cabe a nós, adultos, incentivar esse interesse mostrando o quão a leitura é importante. Aliás, por que e para que vou aprender a ler? É necessário que tenha bons argumentos para animar seu pequeno nessa nova jornada.

Quem nasceu a partir de 2010 pertence a geração Alpha, eles são extremamente conectados a tecnologia. Hoje em dia, há vários relatos de crianças que aprenderam as cores, números e letras do alfabeto com vídeos da internet, até porque sabemos que o nosso maior trabalho será selecionar o vídeo e ter uma boa internet, mas ensinar exige esforço e criatividade.

Não estou dizendo para não aproveitar a tecnologia e as facilidades, só estou te incentivando a usar outros recursos para ter um momento de qualidade com quem você ama, além de ensiná-lo a ler. 

Segundo Elizabeth Monteiro, antes de querer da criança ser alfabetizada aos 6 /7 anos, precisa-se desenvolver exercícios para que ela fortaleça as mãos e os dedos, aprender a movimentar os olhos da esquerda para a direita, ou seja, a brincadeira de rasgar papéis, mexer com argila e desenhar na parede são atividades que auxiliarão no desenvolvimento da musculatura, sentidos e percepção. O lápis e o papel vem no final. 

Você pode diversos tipos de material para fazer isso, as mais comum são as letras em papel, EVA ou madeira, mas você pode fazer a representação com milho, arroz, palito de madeira, canetas, tampinhas, barbante, pequenos ou quaisquer outros objetos que mostre como são as letras. Um quadro branco pequeno também pode ser ótimo, mas se não tiver, folhas brancas têm a mesma função. 

Comece apresentando as vogais… Pode seguir as orientações da página anterior sobre alfabetização. Caso queira atividades, tem livros bem simples em papelarias, ideias de atividades de acordo com os temas, o Pinterest e grupos no Facebook podem te dar muitas ideias também.

Após o reconhecimento das vogais e consoantes, reforce o som delas, cada letra tem seu som e mostre o quanto algumas são parecidas também, pois faz parte confundi-las. Pode-se trabalhar as sílabas com um silabário para mostrar os sons que cada um tem (modelo está embaixo).  Sugiro atividades iniciais como nome pessoal, nome dos familiares, nome da cidade em que mora e palavras simples com apenas 2 sílabas. 

Para os números, um calendário grande do mês para servir de base para a criança e pode ir pedindo para contar oralmente e escrevendo.

Você pode separar um caderno para ir vendo o desenvolvimento da criança, colocando sempre a data na parte superior e o conteúdo a ser trabalhado. O importante é que sempre revise o que foi ensinado para ser fixado na mente do estudante. 

Banner Silabário Simples 0,60 x 1,00 M no Elo7 | Arte de Colar ...

Vamos ver qual é o nível que seu filho está? Esse quadro te ajudará a visualizar qual é a fase que seu filho está na escrita (retirado do vídeo da Nova Escola:https://www.youtube.com/watch?v=yPKiVsqT-Lw)

fases da alfabetizacao

Esse vídeo é excelente para visualizar a prática e a consciência fonológica: https://www.youtube.com/watch?v=1KBDN04m-K8  

Na escola, realiza-se também o teste da psicogênese para identificar o nível de alfabetização, já ouviu falar? Segue a mesma ideia de identificar o que o aluno já sabe e reforçar os próximos conceitos. 

Leia essa matéria para entender melhor sobre esse assunto: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/15/11/emilia-ferreiro-ana-teberosky-e-a-gnese-da-lngua-escrita

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, fale comigo. 

sarahjsena

sarahjsena

Pedagoga e mestre em psicopedagogia pela Espanha, tem experiência há 10 anos com atendimentos individualizados com crianças, atuei na Secretaria de Educação há 7 anos com pessoas com deficiência.

4 Comments

  • RICARDO ALEXANDRE SIMOES MARQUEZ disse:

    Que material legal.

  • FABIANA JARDIM SENA PACHECO disse:

    A Sarah deu algumas alunas para minha filha. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a seriedade e profissionalismo dela! Ao mesmo tempo que ela envolve e cativa a criança, não perde o pulso da disciplina e comprometimento. Acredito que por isso, as aulas rendem tanto!!! Ela sempre utiliza materiais concretos e busca fazer exercícios personalizados para as crianças!!! Minha filha ama as aulas da Tia Sarah!!!! Recomendo de olhos fechados!!!

  • CBD for sale disse:

    Hi, I do think this is a great website. I stumbledupon it 😉 I will come back once again since I bookmarked it.
    Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help other people.

Deixe uma resposta