Desenvolvimento infantil

DOS 0 AOS 24 MESES

O qUE OBSERVAR

O ser humano precisa aprender a caminhar e a movimentar-se para depois aprender a falar e posteriormente aprender a ler, escrever e contar. Com a idade, o desenvolvimento motor da criança mostra maior controle e especificidade das funções.

 

 

O controle de diferentes partes do corpo caracteriza um processo de diferenciação. Depois de poder realizar diferentes movimentos diferenciados, essas habilidades se integram a padrões complexos de comportamento.

 

 

Aos dois meses, em geral, o bebê pode seguir um objeto para cima, para baixo e para os lados, aos 5 meses, pode voltar a cabeça para a fonte de um som, mostrando alegria quando brincam com ele. Por volta de oito meses, pode sentar sem apoio, trocando um brinquedo de mão. 

 

 

Por volta dos 10 meses, pode ficar em pé quando sustentado e, por volta de um ano, pode dar passos de lado no cercado e encontrar um objeto que foi escondido na sua frente.

 

 

Por volta dos 14 meses, a criança pode caminhar sozinha, usar uma colher e reconhecer o próprio nome. Por volta dos 17 meses, é capaz de apanhar um objeto que está no chão sem cair, balbucia, puxa uma toalha que está em uma mesa para alcançar um objeto. 

 

 

Por volta dos dois anos, senta-se à mesa, conhece quatro partes do corpo, denomina 4 brinquedos e mostra-se capaz de copiar traços horizontais. Pode fazer uma torre com cinco cubos. Apresenta um universo vocabular mais amplo.

 

 

Sobre a aquisição da linguagem oral, existem diferentes pesquisas que mostram uma relação entre a aquisição e ampliação da linguagem oral e a qualidade do ambiente verbal existente na casa. 

 

Algumas pesquisas demonstram que os segundos filhos apresentam um universo vocabular maior que os primeiros filhos, e que o universo vocabular de uma criança que vive em um ambiente verbal em que se fala pouco é reduzido.

 

 

Por esta razão, os pais devem ser orientados para que conversem com seus filhos desde o nascimento. No período de três a seis meses, continue falando com ele em tom suave e carinhoso, olhando-o fixamente. Quando bebê, busque seu olhar, movimente a cabeça para os lados, de modo que ele possa seguir o movimento com os olhos.