Fazedores de Tendas de Patrick Lai
Lido em janeiro e fevereiro de 2023
Prefácio à edição brasileira
Patrick tem vasta experiência como fazedor de tendas , aprendeu línguas difíceis , contextualizou sua maneira de viver , de servir e de trabalhar para o povo ao qual Deus lhe enviava . Ele entendeu que sua prioridade deveria ser a de buscar a glória de Deus em seu trabalho e relacionamentos , e tem permanecido firme . Além disso , tornou – se em um mentor para pessoas que servem em países mais fechados , e encoraja pessoas de outros países , como o nosso , a embarcar nesta grande aventura : de sair em obediência ao Senhor , confiando nele e tornando – se um com o povo ao qual servimos.
Hoje em dia existe um número muito maior de brasileiros com boa formação profissional e missiológica ; há uma geração de líderes mais jovens que está se despertando para os desafios missionários e percebendo novas formas de poder servir ao Senhor . Não significa que será fácil ; as dificuldades continuam existindo para entrar em um país fechado ; até mesmo um bom projeto pode não ser aceito pela liderança político – econômica de um país – alvo , causando frustração e dúvidas
No Brasil ainda não foi bem absorvida e aceita em muitas igrejas e várias agências a visão de Negócios como Missões ( BAM em inglês , Business as Mission ) e de fazedores de tendas como formas bíblicas e apropriadas de exercer a missão transcultural em busca dos povos menos alcançados hoje .
Prefácio
Este livro foi escrito por missionários , fazedores de tendas e cristãos que estão focados no alcance de povos não alcançados .
Este livro procura tratar de questões que distinguem fazedores de tendas dos missionários convencionais ( aos quais me refiro como “ missionários tradicionais ” ) em seus ministérios diários , vida familiar e trabalho .
Capítulo 1 Saindo da caixa
Focou seus esforços e recursos na implementação de novas estratégias para alcançar aqueles que estavam fora do alcance do evangelho.
Precisamos sair dos nossos moldes .
Organizações missionárias precisam se reinventar . Precisamos tentar novos modelos de envio de trabalhadores . Como John Wesley , precisamos orar e pensar e depois estar preparados para sair da caixa .
Nos anos 1970 , o pensamento mudou quando Ralph Winter chamou a atenção dos líderes missionários para a priorização de povos não alcançados . Contudo , surgiu imediatamente uma questão : “ Como missionários poderiam servir nos países que não permitiam visto para missionários ? ” . Igrejas e missões foram informadas de que deviam estudar a situação para desenvolver novas estratégias a fim de perseguir uma escala superior de desempenho .
O objetivo dos fazedores de tendas é apresentar Jesus àqueles que nunca tiveram a oportunidade de ouvir a respeito da verdade sobre ele , ou que lhe deram as costas por causa de alguma experiência negativa que tiveram com a “ religião cristã ” . Ser um fazedor de tendas propicia muitas vantagens , todavia a mais importante delas é dar ao perdido uma boa impressão e frequentemente a primeira impressão de quem Jesus realmente é . Fazer tendas é utilizar a estratégia da vida diária para falar às pessoas a respeito de Jesus . Modelos e métodos variam , mas o objetivo é glorificar a Jesus entre os não alcançados .
Quer seja em Nova York , Nova Délhi , San José ou Xangai , precisamos viver nossa fé de forma que ela seja compreensível e genuína .
Em 1983 , uma nova agência missionária , Frontiers , foi criada com o propósito de facilitar os esforços dos fazedores de tendas em países fechados . O desejo deles de pensar e viver fora da caixa inspirou a criação de muitas missões similares e tem provocado mudanças até mesmo nas mais estabelecidas agências enviadoras . Fazer tendas é um ministério e um negócio fora da caixa .
Capítulo 2 Quem sou eu, afinal?
A eficácia do trabalho dos fazedores de tendas na Janela 10 / 40 foi pesquisada . Sabemos que , na última década , os fazedores de tendas construíram mais de 200 grupos de novos cristãos e ao menos 157 novas igrejas entre os povos menos alcançados no mundo .
Oswald Chambers disse : “ Procurar por oportunidades para servir a Deus é algo sem sentido . Todo tempo e o tempo todo deve ser uma oportunidade de servir a Deus . Deus não espera que trabalhemos para ele , mas com ele ” .
É importante compreender que não há divisão entre trabalho e ministério . Trabalho e ministério são uma só coisa .
Os fazedores de tendas são missionários . Somos chamados , preparados e enviados por uma igreja , a quem devemos prestar contas , assim como qualquer outro missionário .
É importante compreender o que significa ser um fazedor de tendas . Esse termo está relacionado com o trabalho de Paulo , que é frequentemente o modelo bíblico mais mencionado dessa estratégia . O capítulo 18 de Atos nos diz que o apóstolo e seus amigos , Áquila e Priscila , foram fazedores de tendas . Eles faziam tendas enquanto realizavam o trabalho missionário em Corinto . Durante a semana , eles poderiam ser encontrados na praça do mercado central fazendo tendas , negociando e interagindo com pessoas da região . Aos sábados , porém , eles fechavam seu comércio para gastar a maior parte do tempo nas sinagogas ,esforçando se para convencer tanto judeus como gregos de que Jesus era o Cristo . Paulo , Áquila e Priscila eram fazedores de tendas por ser comerciantes , mas missionários pelo chamado que tinham Chamado , identidade , fonte de renda e ter um ministério mensurável são as partes que definem um fazedor de tendas .
a Força – tarefa de Fazer Tendas do Congresso de Lausanne II delineou nove considerações que afetam a definição de um fazedor de tendas . São estas :
1 . Chamado ao ministério
2 . Ministério religioso
3 . Identidade secular
4 . Intencionalidade
5 . Treinamento
6 . Transculturalidade
7 . Países fechados — CAN , RAN
8 . Visto de residência
9 . Fonte de salário
Todos os fazedores de tendas têm um chamado para ser ministro de Jesus . Trabalho é ministério ; ministério é trabalho . Separar nosso trabalho do nosso ministério é separar quem nós somos . Como embaixadores de Cristo , nosso principal desejo é agradá – lo e cumprir seus propósitos em nossa vida .
Um sonho ou uma visão , ser escolhido entre os líderes da igreja , ser convidado por um missionário ou ter o coração apertado por causa de um grupo de pessoas são exemplos bíblicos e maneiras pelas quais Deus chama seu povo .
Se Deus não está recebendo os créditos , então não está havendo nenhum ministério .
Os fazedores de tendas são intencionais quanto à vida e ao trabalho . Estabelecemos metas que trarão glória para Deus . A maioria dos fazedores de tendas estabelece objetivos de longo prazo , tais como evangelismo e plantação de igrejas , antes mesmo de ir para o exterior .
Leroy Eims , da organização Navigators , disse certa vez : “ Se o Senhor me dissesse para executar um trabalho e eu tivesse três anos para fazê – lo , investiria dois anos em preparação e um ano para realizá – lo ” . Alguns fazedores de tendas acham que , como eles não são missionários tradicionais , podem ir para o campo com pouco ou nenhum treinamento .
Como fazedores de tendas , frequentemente temos acesso a pessoas que nunca estiveram perto de uma igreja ou de um trabalhador cristão . Nós também temos uma identidade e rede de contatos de negócios que nos possibilitarão relacionamentos naturais para compartilhar nossa fé . No entanto , desejamos ter como foco levar o evangelho para todo o mundo .
Países que apresentam restrição de visto para missionários são conhecidos como nações de acesso restrito ( NAR ; RAN , em inglês ) .
George Verwer , fundador da “ Operação Mobilização ” , disse : “ Não existem países fechados se você não desejar sair uma vez que entrou ” .
Se um missionário tradicional não pode entrar no país para fazer o trabalho do Senhor , então fazedores de tendas devem fazê – lo . Existem trabalhadores em todos os países da Janela 10 / 40 do mundo . Se nós pensamos e desejamos agir fora da caixa , não existem portas fechadas .
Os dois melhores pontos de contato para fazer amigos e compartilhar o evangelho são o ambiente de trabalho e a vizinhança . Fazedores de tendas encontram maneiras criativas para residir no país e viver entre as pessoas que eles buscam alcançar .
Fazedores de tendas T – 1 são cristãos que trabalham fora de seu país de origem sem qualquer compromisso inicial com o evangelismo transcultural ou plantação de igrejas .
As empresas pagam seus salários e proveem numerosos benefícios para persuadir o empregado a trabalhar no exterior . Eles são cristãos sinceros que dão testemunho de sua fé em Deus tanto em seu país como em outros países .
Os T – 1 raramente aprendem a língua local . Em geral , fazem seu trabalho e cumprem seu ministério em inglês ou em sua língua materna .
Como líderes dentro de seu ramo de negócios , os T – 1 têm oportunidades e autoridade para tomar decisões que abram portas para que seus funcionários possam ouvir as boas – novas .
T – 2 se distinguem daqueles por sua motivação evangelística , por sua intencionalidade e seu treinamento . Sabendo que o país é fechado para missionários , eles procuram treinamento que os qualifique para trabalhar para uma empresa local ou estrangeira .
Para o T – 2 , o trabalho é feito em primeiro lugar para facilitar a residência no país a fim de que possam exercer o ministério , mas , em sua mente e coração , o trabalho é secundário e o ministério , primordial .
Os T – 2 geralmente estão ligados a uma agência enviadora e recebem apoio emocional e direcionamento . Os T – 2 são inteiramente sustentados por seu trabalho . Normalmente , seu trabalho secular requer mais de quarenta horas semanais , o que deixa pouco tempo para o ministério fora do ambiente corporativo .
Os fazedores de tendas T – 3 diferem em que parte de sua renda ou , em alguns casos , toda a sua renda vem de igrejas ou amigos de seu país de origem . Os T – 3 geralmente administram seu tempo , significando que são donos de negócios ou trabalham somente meio período.
O T – 3 também apresenta estratégias de evangelismo , discipulado e plantação de igrejas e tem o perfil profissional desejado pelo país escolhido , o que lhe possibilita permanência de longo prazo naquele país . Os T – 3 estão geralmente associados a uma agência missionária ou a trabalhadores que pensam da mesma forma .
os T – 3 enxergam o trabalho como veículo para entrar no país , alcançar as pessoas e levantar apoio financeiro . O trabalho do T – 3 não é exigente a ponto de ocupar seu tempo integralmente .
T – 3 são considerados empresários , professores etc . , mas , em seus países de origem , eles são considerados missionários . Ter uma dupla identidade tem vantagens e desvantagens .
Os fazedores de tendas T – 4 não possuem identidade missionária e trabalham ativamente na comunidade em uma função coerente com sua identificação . Essa categoria inclui trabalhadores das áreas sociais ou da saúde , médicos comunitários , professores , agrônomos , engenheiros e outros que servem por meio de ONGs . São voluntários ou atuam em organizações sem fins lucrativos .
Os fazedores de tendas T – 4 são os que mais aprendem a língua do país onde estão servindo . De qualquer modo , os T – 4 vivem e trabalham como missionários ,
O fazedor de tendas T – 5 é realmente um missionário tradicional , não um fazedor de tendas . Entretanto , em razão de o país onde ministram não conceder visto para missionários , os T – 5 não têm identidade missionária ou religiosa.
Os T – 5 levantam sustento como qualquer missionário tradicional . Eles geralmente têm treinamento teológico e missiológico , mas pouco treinamento para desempenhar trabalhos seculares . Estão vinculados a uma agência enviadora e têm objetivos claros de ministério .
Cada estratégia tem diversas vantagens e desvantagens . Não estou propondo que uma seja melhor ou mais espiritual que a outra . Deus conduz algumas pessoas para um papel e outras para outros papéis . Alguns trabalhadores podem se sentir mais confortáveis em um papel que outros .
Capítulo 3 Prós e contras de fazer tendas
O aprendizado do idioma é uma área na qual os fazedores de tendas precisam melhorar , precisam separar um tempo adequado para estudar a cultura e o idioma ao chegarem ao campo .
Os fazedores de tendas têm muitas vantagens a apresentar àqueles que desejam alcançar os não alcançados . Quanto a compartilhar o evangelho , os fazedores de tendas têm 20 vantagens a mais que outras estratégias : 1 ) Acessibilidade 2 ) Identidade 3 ) Longevidade 4 ) Credibilidade 5 ) Flexibilidade
6 ) Viabilidade do evangelismo 7 ) Naturalidade no evangelismo 8 ) Evangelismo focado 9 ) Evangelismo comunitário 10 ) Geração de empregos para habitantes locais 11 ) Geração de empregos para missionários 12 ) Recursos financeiros para o trabalho missionário 13 ) Acesso a vastos recursos 14 ) Vasta experiência para o aprendizado 15 ) Serve de exemplo 16 ) Pode ser reproduzido
17 ) Reduz a dependência 18 ) Envolve os leigos 19 ) Abençoa a nação 20 ) É bíblico
tradicionais . A maioria dos países na Janela 10 / 40 , onde vive a maior parte de pessoas não alcançadas pelo evangelho , é fechada
para missionários , mas não existe nenhum país fechado para negócios , comércio ou educação .
Os fazedores de tendas são testemunhas de credibilidade , pois nos organizamos como trabalhadores seculares e não somos uma ameaça para a sociedade .
Negócios , escolas ou ONGs podem ser estabelecidos para melhor servir às necessidades das pessoas que estão tentando alcançar .
Uma das melhores maneiras de ajudar os pobres é criar emprego para eles trabalharem , reforçando seus valores na família e na comunidade .
Os fazedores de tendas fornecem um modelo positivo de trabalho para os habitantes locais . Missionários tradicionais vindos de países pobres como Índia , Etiópia e Indonésia me disseram que , quando alguém se converte , eles esperam receber dinheiro por não fazer nada . Eles observam os missionários e percebem que eles não trabalham , nem parecem agregar valor algum à sociedade e , ainda assim , recebem dinheiro .
Muitos não cristãos e alguns crentes acreditam que a razão de os habitantes locais se envolverem com o trabalho missionário é o dinheiro que recebem das organizações missionárias estrangeiras .
Essa lista destaca muitos benefícios que os fazedores de tendas trazem para o esforço missionário da igreja . Entre os problemas que os líderes de missões levantam , como o aprendizado do idioma e a suposta prática de enganar , realmente são questões que causam preocupação . Falta de prestação de contas e de foco , aliada à obtenção de visto de longo prazo , é questão de igual preocupação em relação ao missionário tradicional .
Cada um de nós deve buscar a direção do Senhor para onde , em que e como ele deseja que o glorifiquemos . Seu trabalho em nós deve ser feito dessa forma .
Capítulo 4 Preparando sua tenda
A preparação do missionário fazedor de tendas engloba diversas disciplinas e exige muito tempo e energia . Aqueles que pensam que essa é uma alternativa fácil ao trabalho missionário tradicional precisam repensar . Tendo sido um missionário tradicional e um fazedor de tendas , descobri que fazer tendas é mais difícil e estressante que servir em missões tradicionais .
O apóstolo Paulo é um exemplo de uma pessoa completamente equipada para realizar um bom trabalho ( 2Timóteo 3.17 ) . Quando adolescente , Paulo recebeu a melhor educação sobre as Escrituras e , como parte de seu treinamento rabínico , deve ter trabalhado por muitos anos como professor de latim , grego e hebraico . Paulo fez o equivalente aos estudos universitários sob orientação de Gamaliel , um dos instrutores mais famosos de sua época . Paulo era um líder jovem , amigo de muitos fariseus e líderes rabínicos . Sua cidadania romana lhe permitia ter acesso às nações dos gentios , e ele foi treinado no mercado de fazedores de tendas . Paulo teve treinamento tanto em conhecimento secular quanto religioso e diversas experiências antes de conhecer Jesus . Jesus nos ensina que nos serão dadas responsabilidades com base em nossas habilidades ( Mateus 25.14 – 29 ) . Paulo foi tremendamente usado por Deus por sua dedicação e também pelas habilidades que possuía .
Fazer tendas é “ uma coisa de Deus ” , é estar preparado adequadamente , deixar Deus conduzir você em suas relações e esperar que ele aja .
Perdas e erros constituem parte do fazer negócios , assim como parte do processo de amadurecimento em Deus , que também implica continuar andando pela fé e aprender a assumir riscos .
Sair de seu país exige autoconhecimento . Pessoas que entendem seu estilo de vida e tendências pessoais estão mais bem equipadas para se ajustar às diferenças culturais .
Algumas pessoas que participavam de um piquenique brincavam num banco nas corredeiras do rio , quando um grito ecoou : “ Uma criança caiu no rio ! ” . A multidão logo se ajuntou e olhos ansiosos procuravam nas águas correntes um vislumbre da criança . Pensando rápido , o capitão da equipe de natação do colégio agarrou uma corda de “ cabo de guerra ” e a amarrou em seu corpo . Ele jogou a outra ponta para a multidão e mergulhou na corredeira . A multidão olhava nervosa para o herói da escola de ensino médio que lutava para alcançar a criança . Quando ele a alcançou , elogios apareceram na multidão . Enquanto ele segurava a criança e lutava para voltar à tona , gritava no meio das fortes correntezas : “ Puxem a corda ! ” . Os observadores olharam uns para os outros e perguntaram : “ Quem está segurando a corda ? ” . No entusiasmo de ver o resgate , ninguém segurou a corda , e esta deslizou para as corredeiras ficando fora de alcance . Impotente , o grupo olhou até que as figuras desapareceram na água . William Carey ,
Oswald Chambers nos lembra “ que a oração é a tarefa maior ” . A chave para a produção de frutos na vida do fazedor de tendas é a oração , e essa chave está nas mãos das igrejas . Nossas igrejas enviadoras fazem pouco ao dar seus dízimos e ofertas para ajudar os missionários trabalhadores . O dinheiro é útil , mas sem oração é ineficaz contra as forças do inferno . Podemos jogar todo dinheiro que quisermos nas portas do inferno , mas isso não provocará nenhum abalo .
Levantar sustento nos ensina sobre fé e dependência de Deus , além de aprofundar nossa vida de oração .
As pessoas prestam atenção em seus próprios investimentos . Se você acha que a oração é crucial e quer que pessoas orem por você , leve – as a apoiá – lo . Se as pessoas estão renumerando – o , então irão orar por você . Até trabalhadores que não precisam de apoio financeiro deveriam receber um valor simbólico de suas igrejas .
Para garantir que estejamos na lista de oração , precisamos estar na lista de pagamentos .
Além do mais , uma empresa bem – sucedida e de qualidade é um bom testemunho para a comunidade local , para os empregados e para nossos amigos . Mas , como fazer dinheiro não é o objetivo principal , então precisamos do apoio da igreja . Uma vez que o negócio é lucrativo , precisamos devolver o lucro para a igreja ou reinvestir em outros projetos do Pai .
Os trabalhadores prestam contas a quem paga seus salários . Se a igreja não nos paga , podemos sentir que ela não tem autoridade sobre nós para falar a respeito do que fazemos . Por isso , é importante receber pelo menos um valor simbólico e ser comissionado pela igreja . Além do mais , diante de Deus , faz parte do dever de mordomia da igreja fazer que o trabalhador preste contas de seu chamado .
Dez qualidades que eficientes fazedores de tendas apresentam : 1 ) Maturidade espiritual 2 ) Habilidade de socialização 3 ) Estabilidade emocional 4 ) Perseverança 5 ) Compromisso com o evangelismo 6 ) Habilidade em recrutar 7 ) Fluência no idioma 8 ) Facilidade de trabalhar em equipe 9 ) Objetivos claros 10 ) Responsabilidade na prestação de contas
Missionários fazedores de tendas precisam ter a habilidade de fazer amigos . Com exceção dos apoiadores ( que vão ao campo para ajudar o missionário ) , nosso ministério é com pessoas , por isso ter habilidade de lidar com pessoas é necessário para construir e manter relacionamentos saudáveis .
Aprendizado do idioma , fazer amizades e um bom desempenho no trabalho requerem disciplina com comprometimento de longo prazo . A perseverança é essencial em todas as áreas da vida e do trabalho do fazedor de tendas .
Os fazedores de tendas que prestam contas a outros são mais eficazes que os que trabalham como guardas solitários .
Capítulo 5 Prestando atenção em seus motivos
Antes de se tornar um fazedor de tendas , é importante orar , estudar a Palavra e buscar a face de Deus para compreender a vontade dele em sua vida . Se você sente que ele o está conduzindo para outro país , procure aconselhamento de pessoas de Deus que o conheçam bem e também peça recomendações de fazedores de tendas experientes .
Trabalhar como fazedor de tendas ajudou Paulo a se identificar com pessoas ( 1Coríntios 11.1 ) e criou um caminho natural para ele testemunhar . Devemos entender que nossos amigos locais podem não interpretar o termo missionário como deveriam . Portanto , identificar – se como missionário pode atrapalhar o relacionamento com eles e o testemunho que lhes damos .
As pessoas acreditam no que veem . Se temos um emprego e recebemos salário , elas saberão ; em caso contrário , elas também saberão .
Missionários que têm um emprego real dão exemplos , em vez de apenas falar sobre como viver .
Não é o que possuímos , mas como os nossos bens nos possuem . Ao contrário do que nossos amigos muçulmanos acreditam , não ganhamos pontos no céu pelo nosso estilo de vida na terra . Cada um de nós precisa encontrar equilíbrio na própria vida . A questão é que não trazemos glória a seu nome quando fazemos dos nossos desejos os dele .
Deus não leva todos para testemunharem pessoalmente aos não alcançados . Ele direciona alguns para apoiar e facilitar as condições daqueles que estão na linha de batalha.
Missões tem tudo a ver com relacionamentos , e fazer tendas é eficaz porque cria acesso natural às pessoas com as quais queremos construir relacionamentos .
Capítulo 6 Testando sua tenda – Preparação pré-campo
Jesus nos chamou para sermos discípulos , e discipulado é um processo de longo prazo .
A primeira é ter maturidade espiritual . Você deve saber alimentar – se da Palavra e da oração e ser ativo em usar os dons de Deus em sua vida , tanto na comunhão com outros como sendo luz para seus amigos não cristãos . A segunda é que alguém mais maduro confirmou que ser fazedor de tendas é um bom caminho para você . No Novo Testamento , cada vez que Deus chamava alguém para o ministério , ele o confirmava através da igreja ou de cristãos mais maduros . A terceira é que você não precisa de acessórios para apoiar sua vida espiritual ( vídeos cristãos , livros , sermões , até mesmo comunhão ) . Essas coisas não são ruins e , de fato , somos ordenados a viver em comunhão ( Hebreus 10.25 ) .
O tempo investido na preparação do ministério transcultural pode modelar toda a nossa carreira . A Bíblia nos exorta a estarmos completamente equipados para toda boa obra ( 2Timóteo 3.17 ) . É importante fazer bom uso desse tempo , refinar qualidades e fortalecer fraquezas . Uma pessoa sábia procurará um mentor que lhe assegurará seu crescimento nessas áreas ( Provérbios 19.20 ) . Autoconhecimento e boa mentoria são necessários para o crescimento pessoal . Há quatro áreas cruciais que cada trabalhador deve considerar e se preparar antes de ir para outro país . São elas : 1 . Igreja e vida espiritual 2 . Preparação e treinamento 3 . Experiência de trabalho 4.Bom Testemunho
Uma pesquisa mostrou que aqueles que não têm essa formação estão mais fadados a falhar .
o fato de ter um bom casamento não quer dizer que o trabalhador será bem – sucedido , mas não ter um bom casamento aumenta as chances de o trabalhador ser improdutivo no campo .
Não é raro que haja manifestações demoníacas entre animistas , budistas , hindus e muçulmanos . Os trabalhadores que são ativos no evangelismo entre os não alcançados terão que lidar com batalhas espirituais . Essas questões deveriam ser incluídas em todo treinamento missiológico .
Aulas de evangelismo não bastam ; é necessário ter a vivência . É sábio tentar diversas estratégias , como distribuir folhetos e livretes , iniciar um estudo bíblico evangelístico , aprender e compartilhar ilustrações como a “ Ponte ” ou “ Estrada Romana ” , pregação ao ar livre , evangelismo por amizade ou na comunidade etc .
Precisamos investir mais esforços em promover treinamentos “ práticos ” . Há uma razão por que Jesus tomou consigo seus discípulos em vez de fundar uma escola para treiná – los . A resposta para os questionamentos da maioria dos muçulmanos pode ser aprendida em poucos dias de instrução . No campo , é necessário árabe , não grego . Os muçulmanos perguntam : “ Jesus é filho de Deus ? ” . A resposta não é complicada . Nenhuma vez em meus dezessete anos de evangelismo entre os muçulmanos fui indagado acerca de meus pensamentos sobre infralapsarianismo .
Fazer uma viagem missionária de curto prazo pode ser uma experiência que edifique sua fé e mude sua vida , visto que pode enriquecer a forma de ver Deus e seu mundo . Uma viagem bem planejada causará mais dependência de Deus e dará a você um melhor entendimento do que os trabalhadores precisam para servir entre os não alcançados . Esse tipo de experiência também poderá testar e esclarecer a condução de Deus em sua vida .
Os melhores programas também oferecem treinamento missiológico . A duração de sua viagem deve ser adequada aos seus objetivos : se deseja espiar a terra para ter oportunidades de um ministério futuro , até quatro semanas deve ser suficiente ; se está lutando para ouvir a direção de Deus , é melhor permanecer de três a oito meses .
Embora o treinamento transcultural não garanta o sucesso , não tê – lo aumenta a chance de fracasso . Quando compartilhamos o evangelho ou trabalhamos em uma escola , ou realizamos negócios , é importante saber como as pessoas pensam . As técnicas de aprendizado da cultura possibilitam uma comunicação com mais eficácia . Todo trabalhador , especialmente os fazedores de tendas que vão a negócios , deve investir tempo em treinamento antes de se mudar para outro país .
Minha experiência tem mostrado que somente mudanças contextuais produzidas por grandes encontros na vida ajudam as pessoas a mudar de vida e especialmente sua caminhada com Jesus . Por isso , treinar trabalhadores no campo é melhor que treinar no ambiente artificial do país de origem .
Se entendermos que pessoas são chamadas para trabalhar com outras , então precisamos aplicar o conhecimento combinando os trabalhadores com os supervisores certos , pois com quem trabalham e a quem respondem é mais importante para sua produtividade e bem – estar do que combinar seus dons e talentos . Podemos combinar os talentos , dons e habilidades certos e ainda assim não termos uma equipe vencedora . Os trabalhadores precisam sentir – se confortáveis e seguros na relação com os supervisores aos quais estão subordinados .
Capítulo 7 A transformação do fazedor de tendas
Como fazedores de tendas , embora gostemos do desafio e do dinheiro , nenhum deles é nossa razão central ; nosso único desejo é levar a glória de Deus para aqueles que não conhecem Jesus .
Se ele não nos transformar , não poderá mudar outros através de nós . Há muitas experiências difíceis que Deus nos permitirá passar enquanto estivermos fora , e não será para nos prejudicar , mas para nos transformar segundo sua vontade a fim de que possamos dar frutos para ele tanto no ministério quanto nos negócios .
A chave não é o negócio ou a localização dele , mas a pessoa que o gerencia . Você precisa estar totalmente preparado para a tarefa recebida do Mestre , tanto em um púlpito em Paris , uma ONG em Nova Délhi , quanto em uma empresa de informática em Pequim .
aprender uma nova língua nos força a ser crianças novamente ; é humilhante e até deprimente às vezes , mas faz parte do processo de mudança de Deus em nós , pois nos torna dependentes dele em nossos pensamentos , levando – nos à constante oração e a ter a humildade que não é natural em nós .
Quando já souber onde e a quem Deus quer que sirva , invista tempo no domínio da língua . Dependendo da dificuldade do idioma e de sua habilidade para dominá – lo , pode levar mais de dois anos de estudo integral .
Quanto mais imerso estiver na cultura , mais fácil será aprender a língua . Se você puder , more com uma família local por um tempo , ouça a TV e o rádio , leia revistas , jornais e romances locais . Quanto mais usar a língua , mais aprenderá . Não tenha medo de cometer erros ; eles estão prontos a corrigi – los e são os melhores professores .
ore e leia a Bíblia na língua local . A verdade é que nunca devemos estar satisfeitos com as habilidades já adquiridas , pois o aprendizado da língua e da cultura de um povo é um processo contínuo que só termina quando deixamos o campo .
Empresários sem habilidades linguísticas geralmente não percebem em quanta desvantagem estão . Um trabalhador do Ocidente contou uma história : “ Estava em Cingapura e precisei comprar móveis para o escritório . As vendedoras falavam em cantonês , que eu falo . Enquanto me conduziam pela loja , elas continuaram a falar em cantonês sobre quanto os itens realmente custavam e
quanto poderiam cobrar deste ocidental rico por cada item . Eu continuei falando em inglês e , depois de decidir quais itens queria , esperei pelo preço que me ofereceriam ; então comecei a falar em cantonês , e as mulheres ficaram tão chocadas e envergonhadas que acabaram me vendendo tudo que eu queria pelo preço de custo ” .
Aprender a língua leva tempo ; aprender uma cultura , mais tempo ainda . Um sábio fazedor de tendas nunca ignora a dimensão cultural da sociedade .
Quando usar o inglês , fale devagar ; use palavras curtas e aprenda a pronunciar para garantir que está conectado a fim de não atropelar a fala do outro . Aprender o idioma é mais que saber palavras ; devemos estudar etiqueta , ética e atitudes das pessoas também . Isso deve ser considerado quando se quer fazer parte do mundo das pessoas para compreender como elas processam e expressam suas ideias .
Diferentes culturas veem Deus de formas distintas ; isso quer dizer que nossa visão de mundo afeta nossa visão de Deus .
Greg Livingstone acrescenta : O evangelismo que não é sensível à dignidade humana , à cultura e é desnecessariamente provocativo não é evangelismo bíblico .
O aprendizado da língua e da cultura é essencial a todos os fazedores de tendas , uma vez que a tarefa central é a comunicação . Separar tempo é absolutamente necessário nos primeiros anos para aprofundamento nos estudos da língua e da cultura . Aqueles que não fazem isso nos primeiros doze meses no campo raramente encontrarão tempo para se concentrar nos estudos depois . Há pouco valor em cruzar cerca de 16 mil quilômetros ao redor do mundo e não chegar ao trecho final . Comunicar – se de modo eficaz é um trabalho bastante árduo .
Capítulo 8 Evangelismo e plantação de igrejas
Em terras nas quais a maioria é budista , hindu e muçulmana , as maiores barreiras para a conversão são sociais e raciais , não teológicas . São necessários vários encontros com Jesus antes de confiar nele , e esses encontros têm diversas formas e jeitos , mas somos uma parte íntima de cada encontro , e o amor será nossa primeira ferramenta de entrega .
É importante fazermos amigos genuínos . Jesus não via seus discípulos como “ projetos ” , ou “ contatos ” a serem convertidos , por isso precisamos ser “ verdadeiros ” em nossos relacionamentos com as pessoas . Devemos partilhar as lutas e as bênçãos com nossos amigos . Como não cristãos , eles precisam saber que somos pessoas reais caminhando na estrada da vida com eles . Peça a ajuda das pessoas . Frequentemente , achamos que podemos construir relacionamentos fazendo favores às pessoas , mas , quando ajudamos alguém , elas se sentem em débito conosco e acham que nos devem um favor ou dinheiro , e tendem a nos evitar ou nos acalmar
Muitos fazedores de tendas trabalham com estrangeiros mais do que com habitantes locais , mas precisamos procurar empregos ou planejar negócios que aumentem nossa oportunidade de trabalhar com os nativos . Devemos contratar as pessoas com base nas qualificações , mas nunca hesitar em contratar não cristãos . O mercado de trabalho é um bom ambiente para que outros vejam Cristo em nós . No escritório digo aos funcionários que trabalho para investir , não somente para ganhar .
As pessoas certamente ouvem melhor com os olhos do que com os ouvidos .
Não estamos onde estamos para ganhar dinheiro , mas para testemunhar . Não fomos criados para trabalhar e ganhar dinheiro , mas , sim , para testemunhar ; e uma testemunha , por definição , deve falar o que viu e ouviu .
Algumas pessoas pensam que a oração deveria ser privada – concordo plenamente ( Mateus 6.5 – 7 ) . Mas há momentos em que precisamos orar publicamente . Meu objetivo em orar em público não é chamar atenção para mim , mas para Deus .
Precisamos orar por aqueles sobre quem temos autoridade . Deixe sua equipe e colegas saberem que ora por eles . Periodicamente , pergunte a eles por quais motivos orar . E , quando Deus responder às orações , observe como a mente e o coração deles se abrem para falar sobre o poder e a ação de Deus . Naturalmente devemos também orar por quem tem autoridade sobre nós ( 1Timóteo 2.2 ) .
O desenvolvimento do forte movimento de Deus entre os povos envolve três passos essenciais : evangelismo , discipulado e plantação de igrejas . Os dois primeiros não terminam em si mesmos . A igreja é a noiva de Cristo . O evangelismo deveria levar ao ajuntamento de novos crentes que se reúnem para ter comunhão , que se tornam uma igreja com o tempo .
Jim , do Nepal , destacou : “ Depois de a igreja ter sido plantada , é importante que o missionário encoraje o crescimento de líderes naturais dentro da jovem congregação e os treine . Tanto quanto possível , o grupo local deve assumir as responsabilidades da igreja desde o começo . É essencial treinar líderes que possam lidar com as questões teológicas que emergem em seu contexto cultural .
É muito mais difícil treinar líderes , pois devemos ensinar a pensar por si mesmos , discordar de nós e permanecer com suas próprias convicções .
Há muitos bons livros sobre liderança ( cristãos e não cristãos ) , que são úteis no treinamento de líderes locais . Ainda assim , para treinar pessoas de outra cultura , é importante aprender as expectativas culturais de liderança . Por exemplo , os asiáticos esperam que seus líderes sejam autocráticos ; os americanos , que seus líderes sejam democráticos . Os líderes asiáticos raramente admitem seus erros ; mentirão primeiro . Já os americanos valorizam a honestidade . Se seus líderes cometerem erros , os americanos esperam que eles os admitam .
Ensinar a ser líder é útil , mas ser um líder exemplar é essencial . Devemos abertamente compartilhar nossos pontos fortes e fracos com aqueles a quem discipulamos . É importante distinguir entre liderança baseada na posição e liderança baseada na influência . Jesus era um líder servo . A maior parte dos modelos de liderança é fundamentada na posição , ao passo que o líder que serve caracteriza – se por influenciar outras pessoas .
O objetivo final do trabalho missionário é plantar igrejas onde elas não existem . Antes de se mudar para outro país , é importante aprender e praticar várias estratégias de evangelismo e plantação de igrejas .
Capítulo 9 Fundamentos
Há quatro fundamentos que devem fazer parte da vida e trabalho de todo fazedor de tendas : uma vida espiritual estável , uma equipe com objetivos similares , submissão a uma liderança espiritual e prestação de contas a homens de Deus experientes .
Não se discute que , entre todas as estratégias , a oração é a mais importante .
Uma das maiores lutas que temos como fazedores de tendas é equilibrar todos os deveres e tarefas . Sendo a estratégia de Deus , não a nossa , a oração é fácil de ser esquecida na correria do nosso dia .
A maior responsabilidade do líder é treinar os membros de sua equipe . Um líder eficiente capacita seu grupo e delega tarefas aos de sua equipe , não fazendo o trabalho para eles .
Ao avaliar o futuro dos membros da equipe , há dois critérios a ser observados ao interagir com o candidato e seus amigos e colegas de trabalho : ser chamado e ter um espírito ensinável . Queremos estar seguros de que Deus é quem está conduzindo a pessoa para trabalhar em nosso ministério , grupo de pessoas ou equipe .
Se a pessoa tem bom caráter , provavelmente será um bom membro de equipe . Sempre escolha caráter em vez de competência .
Pessoas de bom caráter podem ser treinadas para ser competentes ; entretanto , pessoas com boas habilidades não necessariamente podem ser treinadas em seu caráter . Outra característica importante para se avaliar é a dedicação . Prefira um trabalhador dedicado a um que seja equilibrado .
A dedicação faz as coisas acontecerem .
Encoraje seus colegas a compartilhar tanto as bênçãos como as lutas . O líder precisa ser modelo disso em sua própria vida . Peça a opinião dos membros da equipe e tenha tempo de relaxarem juntos fora do trabalho e do ministério .
Quando surgem conflitos em equipe , normalmente são duas as razões : primeira , falta de alvos claros no início ou falta de compreensão sobre os objetivos ; segunda , falta de rever esses alvos regularmente .
Ser membro de uma equipe internacional faz surgir diversas questões que precisam ser consideradas com cuidado . A primeira questão diz respeito a algo que torna a equipe especial : a diferença linguística . As pessoas não conseguem comunicar seus desejos , considerações e sentimentos mais profundos de modo tão rápido e sincero quanto poderiam se a equipe fosse de nativos da mesma língua . Embora todos na equipe tenham aprendido a mesma língua , tudo leva mais tempo e há menos perfeição nas expressões , e os desentendimentos são comuns . Essa falta de fluência ao expressar tem impacto na coesão da equipe .
Cada equipe internacional deve ter uma liderança com mais de uma nacionalidade . O entrelaçamento da mentalidade cultural produz uma nova mistura que muda significativamente a forma de gerenciamento da equipe .
Quando há uma variedade de línguas e culturas , a chance de desentendimento é grande . Portanto , essa é outra razão por que é extremamente importante que as expectativas do trabalhador , assim como as dos líderes , sejam esclarecidas antes de ele ir para o exterior .
Quando pensar em convidar tanto trabalhadores locais quanto estrangeiros para a equipe , lembre – se de que o caráter é mais importante que a competência e que os experientes nunca são tão eficazes quanto os apaixonados . Como se determina o caráter de uma pessoa em uma rápida entrevista ? Um método que uso durante o processo é perguntar : “ Se dessem a você uma nota de 10 dólares e dissessem que você teria de usar tudo em um dia ou devolver , o que faria ? ” . A resposta revela traços de seu caráter . Por exemplo , avalie o que compraria e questione a razão de comprar tal coisa .
Os fazedores de tendas precisam ser líderes e estar sob liderança ; os líderes são os que tomam a decisão . Meu mentor sempre me lembra : “ A tarefa vital do líder é garantir que seu pessoal esteja constantemente aprendendo ” . Devemos garantir que nossos trabalhadores estejam melhorando em suas habilidades no mundo dos negócios , no caráter , na competência e na vida em comunidade ; e nós devemos fazer o mesmo.
Ao listar as qualidades mais desejáveis de um líder de equipe , no topo estão três : humildade , honestidade e vontade de se sacrificar pela equipe . É importante que os empregados e membros da equipe saibam que os amamos e estaremos sempre disponíveis quando necessário
Os líderes precisam tomar decisões , não importa quão desagradáveis sejam . Quando você o faz , ganha a gratidão dos que estão passando por situações difíceis . Não podemos permitir que o trabalho ou outras pessoas sofram para favorecer o sentimento de alguém . Os líderes não podem temer deixar as pessoas bravas . Jesus deixou muita gente irritada .
Uma das razões de o líder não terminar bem sua vida de ministério é a estagnação . As rotinas viram costumes . O desgaste e as lágrimas do ministério fazem o líder ligar o piloto automático , e este é um lugar no qual é perigoso ficar . Por isso , precisamos ser intencionais e proativos para sair da rotina e posicionar – nos na curva saudável do crescimento .
O trabalho de Deus não avançará sem líderes . A construção de uma empresa , ONG , escola ou igreja não acontece por acaso . O sucesso é pela graça , resulta da liderança espiritual e do gerenciamento disciplinado . Os líderes devem dar o exemplo . Quanto maior for o nível de liderança , mais maduros espiritualmente deverão ser .
Todos recebem gratificações pelo cumprimento de tarefas . Quer construindo uma ponte quer limpando uma garagem , nos alegramos com os frutos de nosso trabalho . A produtividade nos faz sentir bem , nos dá senso de valor e utilidade . que nos damos conta de que o professor não recolhe a lição de casa , deixamos de fazê – la
A maioria dos fazedores de tendas fracassa por um destes três motivos : perda de foco , perda de equilíbrio ou estafa . Todos os três problemas podem ser prontamente resolvidos se houver um mentor em nossa vida . O mentor precisa ser capaz , experiente e nos manter na linha
Há momentos em que devemos ter mais de um mentor . Atualmente , tenho um mentor para os negócios e outro para a plantação de igrejas . Preciso prestar contas a ambos de meu caráter , caminhada espiritual e vida em família .
Capítulo 10 Comunhão dentro e fora do campo
Se esperamos que a igreja nos apoie , elas precisam saber como seu dinheiro será investido . A comunicação revigora o ânimo . No século XXI , com e – mails , redes sociais , baixas taxas telefônicas , entre outros , não há desculpas para não se comunicar .
Comece um grupo de oração Antes de partir , junte um grupo de pessoas ( mensal , bimestral ou trimestralmente ) para orar por missões . Mentoreie esse grupo acerca do grupo de pessoas a quem você irá servir , as necessidades que você terá e seu ministério . Encoraje os participantes a se encontrarem e orarem regularmente por isso . Recrute um líder que junte o grupo conforme acordado e ore por seu ministério depois que você partir . Os grupos se tornam eventos divertidos para frequentadores regulares , e o ministério de oração deles irá abençoar seu ministério .
Assim como servimos na igreja em nosso país , é natural desejarmos servir na igreja da terra que adotamos , mas o tempo é importante . Até que sejamos fluentes no idioma , praticamente todo serviço deve ser adiado .
Não importa como nos vemos , na maioria dos países em desenvolvimento somos vistos como estrangeiros ricos , quer sejamos um pobre estudante quer um rico vice – presidente de um banco , somos definidos localmente por “ ricos ” . Quando insistimos que não somos ricos , internamente eles acham que estamos mentindo e que estamos ocultando algo . Temos que aceitar a definição que nos dão e , como tal , podemos virar alvos de muitas pessoas que têm necessidades legítimas . Em áreas pobres , espere um fluxo constante de membros que peçam apoio financeiro . O problema será que você não poderá ajudar a todos . Se quiser partilhar uma porção de seu sustento e tempo , a melhor ideia será trabalhar com um amigo local ou pastor de confiança ; deixe que ele avalie os pedidos e passe adiante a contribuição necessária . Em alguns casos , também somos vistos como fonte de emprego .
Pode levar uma ou até duas gerações para acabar com preconceitos tão enraizados . Já vi vários trabalhadores virem à Ásia desejosos de alcançar os não alcançados e , de repente , passarem a gastar todas as energias para corrigir preconceitos , sem fundamentação bíblica , de cristãos .
Uma igreja internacional deve estar disponível aos missionários , tanto em países fechados como em países abertos . O número delas espalhados pelo mundo é surpreendente . Em quase todos os locais onde existe uma comunidade razoável de estrangeiros , há uma igreja internacional .
Alguns trabalhadores vão para fora com questões não resolvidas , e outros chegam bem preparados e tropeçam por falta de apoio emocional , orientação , prestação de contas e modelos a seguir . A distância da família , amigos e mentores espirituais pode levar alguns à depressão . Outros , por falta de clareza nas expectativas ou erros de triagem na fase pré – campo , chegam despreparados ou não se encaixam no trabalho designado .
Cuidado missionário é uma área crescente no ministério , embora pouco seja feito pelas necessidades dos fazedores de tendas . Muitas organizações missionárias agora têm seu próprio departamento de cuidado pastoral , mas também há muitos excelentes ministérios independentes de cuidado missionário . Muitos prestadores de cuidado missionário , como a Barnabas International , oferecem serviços com bons preços e até de graça . Construir um relacionamento com um conselheiro competente em uma agência de cuidado pastoral antes de que comecem os tempos difíceis faz a ajuda se tornar mais fácil quando estamos no fundo do poço
Antes de ir para fora de seu país , assegure – se de ter apoio espiritual e emocional adequados em seu país de origem . Recrute pessoas para orar por você , peça à sua igreja que o apoie financeiramente e que o envie . Uma vez no exterior , não tenha pressa de desenvolver relacionamentos com qualquer igreja nacional ou internacional . A igreja que você frequentar afetará sua adaptação cultural e linguística e segurança , além de gerar outras preocupações . Procure construir um relacionamento com um ou dois cristãos experientes no cuidado pastoral dos trabalhadores , que possam visitar você regularmente no campo com o objetivo de o encorajar e aconselhar , e que estarão disponíveis para o visitar quando os tempos difíceis chegarem .
Capítulo 11 O trabalho do fazedor de tendas
Inicie cada dia no escritório com alguns minutos de oração e leitura da Bíblia . Eu faço devocionais regulares em casa , mas também no escritório , em parte para deixar meus empregados verem meu foco . Quando os meus gerentes me trazem novas ideias para considerar , sempre digo a eles : “ Deixe – me orar sobre isso ” , lembrando – lhes que , embora eu seja o chefe da empresa , Jesus é o chefe da minha vida .
Medir sempre o progresso nos mantém focados e não nos deixa jogar a toalha . Treinadores e mentores nos servem de guias e de líderes de torcida , enquanto as bolas se equilibram no ar . Eles também nos mantêm na verdade , ao nos dizer quando estamos em desequilíbrio , fazendo coisas demais ou negligenciando áreas importantes da vida . Além disso , os mentores nos mantêm com a mente centrada nos alvos originais .
Combine atividades O ministério e o evangelismo precisam se tornar um estilo de vida , não apenas eventos . Embora haja momentos em que nosso trabalho , família ou evangelismo precisem de nossa inteira atenção ,
Quando meus filhos tinham 12 e 10 anos , saímos um final de semana juntos . Quando propus que seus amigos próximos e seus pais fossem juntos , eles rapidamente concordaram . Um pai nunca pensou em ter tal tempo com seus meninos . Achou que seria uma ideia maravilhosa e saiu convidando outros homens e seus filhos a se juntarem a nós . Nosso pequeno passeio virou oito carros cheios de homens e seus filhos . Como líder , separei um cronograma para garantir que todos passassem um tempo a sós com seus meninos e também sugeri temas para discussão . Usei vários provérbios bíblicos como ponto de ensinamento e discussão . Depois de muitos anos , alguns pais continuaram a me ligar pedindo conselhos sobre como criar seus filhos . Ser abertos e permitir que outros se juntem a nós não necessariamente impede nosso “ tempo de qualidade ” ; antes , aumenta nossa oportunidade de testemunhar .
Delegar é uma habilidade indispensável ao fazedor de tendas . Todos , especialmente líderes , precisam dominar a arte de delegar . As pessoas precisam ver a diferença em nós . Nosso trabalho é a vitrine mais óbvia e pública de nossa vida . Enquanto ensinamos , exemplificamos e liberamos outros para agir em nosso lugar , além de aprendermos a nos reproduzir . Compartilhar responsabilidades constrói confiança e respeito , sem mencionar a economia de tempo .
ÉTICA EM UM TRABALHO TRANSCULTURAL Quando se mudar para um país estrangeiro , saiba que haverá ajustes culturais . Da mesma forma , o local de trabalho exigirá algum estudo e adaptação . Precisamos ser aprendizes primeiro e líderes depois . Leva tempo para que colegas locais e estrangeiros trabalhem juntos em harmonia . Com certeza , há ajustes onde quer que se trabalhe . Mas , ao cruzar uma nova cultura , devemos planejar e investir tempo e esforço em entender como as pessoas trabalham se desejarmos e estivermos prontos para nos adaptar à cultura do mercado de trabalho . Temos que aprender a ser proativos em ganhar a confiança em nossos relacionamentos com nossos colegas .
Evite confusões , faça perguntas e procure esclarecimento .
É importante perceber que , em diferentes culturas , as pessoas trabalham em ritmos diferentes . Ande pelas ruas de Hong Kong ou Nova York e tenha cuidado para não ser atropelado , porque as pessoas parecem sempre estar com pressa . Mas ande pelas ruas de Roma ou Jacarta e cuidado para não atropelar ninguém . O ritmo de vida varia em diferentes cidades e culturas , e isso impacta a forma de as pessoas trabalharem . Uma loja na Ásia pode ter oito funcionários atrás do balcão , ao passo que nos Estados Unidos não teria mais que dois . Parece ser mais eficaz demitir seis empregados desnecessários , mas isso também diminuirá o seu controle de qualidade , prestação de contas e o moral do trabalhador .
Ao compartilhar o evangelho e fazer negócios , devemos entender como as pessoas pensam e tomam decisões .
Educação continuada , treinamento e desenvolvimento profissional devem ser encorajados . No Ocidente , temos mais oportunidades de crescer e desenvolver , temos dinheiro para livros , conferências e viagens .
Depois do evangelho , a melhor notícia que podemos oferecer às pessoas é trabalho . Pessoas do mundo todo querem ter independência financeira .
O sustento financeiro estrangeiro para trabalhadores nacionais tem se mostrado , repetidas vezes , uma pedra de tropeço para o crescimento da igreja . Um cristão local pintou o cenário da seguinte forma : “ Sustentarmos é como plantar flores no deserto . Enquanto elas são regadas , fertilizadas e protegidas do sol , irão florescer . Mas , uma vez que essas coisas são tiradas , a flor morre ” . Muitos não crentes pensam que a única razão para uma pessoa se converter é ser paga por pregadores cristãos estrangeiros .
Os fazedores de tendas precisam equilibrar muitas tarefas : esposa e filhos , negócios , equipe , ministério e outras mais . É importante planejar com antecedência e , quando possível , combinar atividades . Treine outros para fazer as suas tarefas e delegue tanto quanto possível para ajudar a aliviar sua carga . Precisamos estar cientes de que , mesmo quando há ajustes sociais e culturais relacionados aos ministérios , há também ajustes sociais e culturais relacionados aos negócios .
Os cristãos precisam ser generosos ; a decisão de emprestar é principalmente uma questão de generosidade e obediência , e cada situação exige oração e sabedoria .
Capítulo 12 A vida pessoal do fazedor de tendas
Devemos perceber que as pessoas são espertas e comentam . Estaremos nos enganando se acharmos que as pessoas não percebem nossas reais intenções de viver no meio delas . Devemos ser quem dizemos que somos
Jim escreve : “ Nós participaremos da celebração do aniversário de Maomé . Não , não o reconhecemos como profeta , mas reconhecemos ante nossos amigos que ele foi um grande líder , o fundador do mundo árabe , que livrou a Arábia da prática da idolatria ” . Inserir – se no jeito de viver da cultura é uma parte importante da aculturação . Devemos ouvir com paciência respeitosa as críticas que possam ter contra as práticas e os pensamentos cristãos . Partindo das avaliações deles , podemos ganhar novas perspectivas sobre como viver e testemunhar de forma que eles compreendam , assim como suas percepções de religiosidade .
O doutor Herbert Kane , meu mentor no seminário , sempre dizia : “ Um bom missionário viaja somente com a escova de dentes e a Bíblia ” . Menos é melhor quando nos mudamos para outro país . As pessoas observam o tipo de mobília , iluminação e equipamentos que usamos . Quando adotamos o jeito local , as pessoas também reparam . Vestir suas roupas , comer sua comida e adotar sua decoração são atitudes que lhes causam o sentimento de que realmente nós estamos em casa com eles . A atenção aos detalhes é importante . Use eletrodomésticos locais sempre que possível ; não há nada errado em ter um ou dois trazidos de seu país , mas segure – os com “ mãos abertas ” e fique feliz em compartilhá – los com amigos .
Temos o exemplo de Paulo , que se adaptou à cultura local “ para de alguma forma salvar alguns ” ( 1Coríntios 9.22 ) e ensinou : “ Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso , para obter uma coroa que logo perece ; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre ” ( 9.25 ) . Como dissemos em outro capítulo , temos que nos treinar rigorosamente no aprendizado da língua , nas técnicas de testemunho , na administração de uma empresa ou ONG etc . Precisamos entender que faz parte desse treinamento disciplinar nosso paladar e estômago para comer o que as pessoas comem , sentar como se sentam e vestir – se como se vestem . Somos chamados a carregar nossa cruz diariamente ( Lucas 9.23 )
Dizemos que estamos dispostos a morrer pelas pessoas , mas estamos dispostos a comer olho de cabra , curry apimentado , durião e rim de carneiro pelo bem das pessoas ? Os muçulmanos não comem porco ; bons hindus são vegetarianos ; alguns budistas se abstêm de carne , e os chineses comem de tudo . Chegamos à conclusão de que comer o que comem os nativos ou não comer o que eles não comem lhes faz sentir mais confortáveis em nossa casa .
Todos nós temos barreiras internas que nos impedem de seguir adiante . Nossa mente nos diz que é impossível aprender a língua , que o sabor da comida é intragável , mas Deus nos dá seu Espírito de poder , amor e autodisciplina ( 2Timóteo 1.7 ) . Precisamos nos disciplinar , não importa quais sejam as barreiras , para andar em fé
É fácil permitir que as exigências do ministério e do trabalho nos afastem até que fiquemos ministrando e trabalhando para o negócio ou para nós mesmos , em vez de trabalhar para ele . Nosso tempo com Deus deve ter prioridade sobre nosso serviço a ele . Precisamos nos lembrar do exemplo de Marta e Maria . Jesus elogiou Maria por tirar tempo para ouvi – lo . Isso mostra que Jesus quer mais nossa atenção que nossas atividades .
Exercitar , descansar e tirar férias são necessidades do corpo e da mente e constituem chances para a pessoa se reequipar , renovar o foco e ganhar energia . Descansos regulares permitem que o corpo e a mente se afastem dos problemas que abundam em nossa vida diária para pensarmos em questões importantes .
Como embaixadores de Jesus para as nações , é imperativo que nos mantenhamos equilibrados emocionalmente . É de conhecimento geral que os altos e baixos emocionais se tornam mais acentuados no exterior ; portanto , o autoconhecimento é muito útil .
Um dos maiores desestabilizadores emocionais é o choque cultural .
Após adentrar em uma nova cultura , o entusiasmo pessoal dura de dois a seis meses . Durante esse período , tudo é novo , excitante e divertido . Mas , algum tempo entre o quarto e o décimo segundo meses , ou até depois , aparecem a depressão ou o negativismo .
Dependendo de como se lida com isso , essa melancolia pode durar meses ou persistir por anos . Durante esse período , os trabalhadores tendem a focar as diferenças e coisas que estão “ erradas ” nas pessoas e na cultura local . O nível do choque cultural experimentado varia .
Eu recomendo que cada trabalhador solteiro seja “ adotado ” por , pelo menos , um casal da equipe . Tal casal deve prover um lar onde o solteiro possa se sentir à vontade para visitar a qualquer momento como lugar de refúgio , para usar o computador ou encontrar alguém que o escute . Muitas organizações colocam muita ênfase em saber o lugar no qual seus candidatos sentem que foram chamados a servir . Talvez fosse melhor considerar primeiro a equipe na qual o solteiro deveria servir , para garantir que a equipe entenda as necessidades especiais do solteiro e tenha um mentor preparado para andar com ele ao longo do caminho .
Capítulo 13 A mulher e o fazer tendas
Em toda a Janela 10 / 40 , as mulheres têm usado estratégias de acesso criativo para alcançar outras mulheres por meio do teatro e da música , aprendizado de idiomas , trabalhos manuais , pequenos negócios , creches , grupos de exercícios , contar histórias , culinária , arranjos florais ,
As mulheres , tanto casadas quanto solteiras , precisam se encorajar mutuamente . No país de origem , há muitos grupos de apoio para mulheres dentro da igreja e da comunidade cristã , mas não no exterior . Como minha esposa pontuou : “ As mulheres sabem como falar e orar , mas não sabemos como afiar – nos mutuamente ” . Precisam ser encorajadas e treinadas a desenvolver serviços e negócios como forma de evangelizar .
ESPOSA DO FAZEDOR DE TENDAS O ditado popular “ Por trás de um grande homem , há sempre uma grande mulher ” é verdade para o fazedor de tendas .
Servir transculturalmente envolve cada membro da família ; portanto , exige o compromisso de toda a família . Muitas organizações sabiamente desencorajam a ida para outro país quando há adolescentes envolvidos , a não ser que os adolescentes tenham avaliado os custos e concordado em pagar o preço .
Possivelmente a maior prioridade de Deus ao nos chamar para o campo missionário é a transformação que ele deseja fazer em nossa vida . Quando nos mudamos pela primeira vez , levamos conosco uma grande bagagem cultural e espiritual .
Devemos aprender a reconhecer e lidar com as necessidades básicas da esposa quanto a ter significância . Falhar nisso gera problemas de saúde , estresse conjugal , depressão e um trágico mal uso de um servo dotado por Deus . Em um encontro com Tina e seu marido , Dave , ela exclamou de repente : “ Por que toda atenção é dada ao Dave ? Também sou um ser humano . Deus me chamou para estar aqui tanto quanto a ele . Por que parece que estou sempre pedindo : ‘ Usa – me , Senhor ! ’ ” . Ter muitos papéis , mas sem uma direção clara , sempre acentua o sentimento de culpa que surge no coração da mulher . Como mulher e esposa , mãe e missionária , ela sente que ficou aquém de seus próprios sonhos .
Minha esposa me lembrou de que , em vinte anos de ministério fazendo tendas , a prestação de contas e a mentoria de mulheres mais velhas mantiveram – na com foco . Ela reconhece que estaria perdida entre tantas responsabilidades que tínhamos como casal sem a ajuda delas .
Joyce Bowers fala de quatro “ estilos de esposas ” para ajudar a direcionar e definir o papel das mulheres transculturais : dona de casa , torcedora , membro da equipe e trabalhadora em paralelo . “ A dona de casa refere – se principalmente a esposa e mãe de tempo integral . Seu foco principal é a casa , o apoio e a alimentação da família . Ela é facilitadora do trabalho do marido . A torcedora apoia ativamente seu marido e o trabalho dele . Ela é moderadamente envolvida em atividades externas ao ambiente doméstico , muitas das quais relacionadas com as tarefas de seu marido . Seu foco principal pode ser o ministério que pode ser levado junto com a casa . Membros de equipes têm seu foco no ministério de equipe com seu marido , e ambos trabalham em tempo integral . Ela se sente livre para escolher uma variedade de atividades , algumas relacionadas diretamente com o trabalho de seu marido . A trabalhadora em paralelo vê seu papel de missionária diferentemente do papel de seu marido . ” Na opinião de Bowers e com base em minhas observações , não muitas esposas estão na categoria de trabalhar em paralelo
“ Nós procuramos papéis que nos deem uma identidade e do qual possamos tirar nosso conforto , mas é somente em um relacionamento profundo de amor com Jesus Cristo que a mulher encontrará verdadeiramente o que procura . Nem marido , nem trabalho , nem criação de filhos ajustados e bem – sucedidos poderão nos satisfazer por longo tempo . Precisamos encontrar nossa identidade em Jesus Cristo .
Os maridos precisam apoiar a esposa , ajudando – a a definir seu papel , reconhecê – la e honrá – la publicamente . A esposa bem ajustada , feliz e contente no Senhor é o pilar sobre o qual se constrói um lar feliz . Conheço muitos homens que teriam desistido em tempos de dificuldade , não fosse a força emocional e espiritual da esposa . Já está comprovado que o choque cultural afeta todos os que se mudam para fora de seu país . A melhor prevenção é uma boa comunicação . O choque do marido é sempre acolchoado por sua ocupação e seu papel definido no trabalho , na comunidade e no lar . A mulher , por outro lado , luta pelo bem – estar de sua família .
Uma boa esposa é muito mais valiosa que rubis ( Provérbios 31.10 ) , mas , como qualquer joia que precisa ser polida e cuidada , os maridos precisam estar cientes das preocupações de sua mulher e trabalhar com ela para superar seus medos e lutas .
Aprender o idioma não só permite à esposa do fazedor de tendas ser capaz de comunicar o amor de Cristo , como também a ajuda a se sentir mais à vontade na cultura – alvo .
as pessoas ficam mais confortáveis quando outros estão em débito com elas que o contrário . Com quem você se sente mais à vontade : com pessoas a quem você deve um favor ou com aquelas que devem algo a você ? Pedir favores aos amigos é um jeito excelente de construir relacionamentos .
é sábio pedir ajuda a alguém experiente que já tenha alugado ou comprado uma propriedade .
Um trabalhador na China , refletindo considerações mistas , escreveu : “ Compramos nossa propriedade porque planejávamos ficar por um longo prazo , possivelmente dez anos . Ao comprar , o dinheiro estaria em nossos bolsos , não nos de alguém . Tendo dito isso , as pessoas devem avaliar o local e a política , a economia e o índice de criminalidade no país . Creio que comprar é melhor que alugar para aqueles que ficarão no país por muito tempo ” . Outro trabalhador no Sudeste Asiático acrescenta : “ Sendo novo no campo , comprar nossa casa foi bom para nós emocionalmente , pois havíamos mudado muitas vezes no ano anterior . Comprar uma casa nos deu o senso de pertencer àquele lugar e a estabilidade de que precisávamos . Isso também nos prendeu em um local ( o que é bom e ruim ) .
Uma das maiores bênçãos de trabalhar em outro país é a chance de sair de sua cultura e descobrir que há mais de um jeito de fazer as coisas .
Devemos pensar em como nossa cultura afeta nossa visão de família e nosso modo de ser pais .
Um bom casamento é uma base essencial para um bom ministério . Maridos e mulheres precisam desenvolver uma boa habilidade na comunicação antes de partir para o campo . Questões referentes à criação de filhos devem ser discutidas regularmente , e a disciplina das crianças deve ser reforçada consistentemente . Formas de contextualizar o tempo em família também devem ser consideradas . As mulheres também devem pensar em como querem estabelecer e gerir sua casa em outro país ; os maridos precisam ser sensíveis à vida social e à segurança da esposa , bem como às necessidades da família .
Capítulo 14 O fazedor de tendas e seus filhos
É comum fazer tarefas demais que nos mantêm longe da esposa e dos filhos por longas horas . Aqueles que mais amamos são os que mais menosprezamos .
Precisamos investir tempo em nossos filhos , pois eles provavelmente serão aquilo que lhes ensinarmos e viverão o que cremos sobre eles .
cultura de nossa terra natal não é melhor , mais segura ou mais santa que a cultura adotada . O melhor lugar e mais seguro em que podemos estar é no centro da vontade de Deus , aonde quer que ele nos conduza . Precisamos ter a perspectiva de Deus ao criar filhos .
As crianças são bem flexíveis e raramente se preocupam com o que nos preocupa . Os menores de 10 anos obtêm sua autoestima de seus pais ; eles imitam as palavras , as ações , as alegrias e os medos de seus pais . Dê o exemplo do que suas crianças devem fazer .
Viver fora não irá ferir emocionalmente seus filhos ; na verdade , será a melhor experiência que você poderá dar a eles .
Crianças com idade abaixo de 11 anos parecem se ajustar mais rapidamente a uma nova escola e amigos e aprendem mais rapidamente a língua . Sabe – se que quanto mais idade tem a criança , mais dificuldades terá em se ajustar à nova língua e cultura . No país de origem da família , é normal que a criança chore ao ser deixada no berçário ou jardim de infância , o que , em geral , dura de um a cinco dias para se desapegar dos pais . No exterior , esse processo de desapego é mais demorado , a não ser que a criança já conheça a língua .
Jack , do Oriente Médio , diz : “ Não precisamos ter medo de nossas crianças aprenderem sobre a religião local ou de adquirirem linguagem chula ou hábitos . Como pai , meu dever é treiná – las para ser sal e luz nessas situações . Quanto mais rápido aprenderem isso , melhor ” .
Nossos filhos são parte da equipe de Deus para alcançar os não alcançados .
O discipulado e a disciplina das crianças também precisam ser bem discutidos . Assim como o Senhor chama a família inteira para estar no campo , devemos confiar nele para suprir as necessidades de cada membro .
Capítulo 15 O fazedor de tendas e seu país de origem
Uma canção popular infantil diz : “ Faça novos amigos , mas mantenha os antigos . Um é prata ; o outro , ouro ” . Amigos são realmente um tesouro – tesouros como ouro e prata . A necessidade de amigos não diminui com a distância . Amizades geram intimidade , diversão , novas experiências e reforçam nosso valor próprio , seja a pessoa casada seja solteira , com ou sem filhos , nova ou velha . Precisamos de pessoas que nos valorizem pelo que somos , não por motivos externos . Uma sólida base de amigos e familiares em casa que nos sustentem com oração e nas finanças é essencial para cada trabalhador .
NOVA VIDA Quando voltar a seu país de origem , reconheça que você não é a mesma pessoa que embarcou para ganhar o mundo dois ou quatro anos antes . Muitos trabalhadores não estão conscientes das profundas mudanças que aconteceram dentro deles mesmos como resultado de viver fora .
Como pessoas biculturais , não mais nos “ encaixamos ” em nosso país ; experimentamos e vivenciamos coisas demais .
Quando voltar de visita a seu país , o missionário deve reconhecer que os amigos e ele mesmo mudaram ; a vida das pessoas continuou e , na maioria dos casos , os relacionamentos nunca serão os mesmos . Quando voltar para casa após longos períodos , planeje ser entrevistado por assistentes sociais ou psicólogos . Dê a si mesmo um tempo para se ajustar .
Capítulo 16 As tensões de fazer tendas
Como fazedores de tendas que procuram começar um novo negócio ou embarcar em um novo trabalho , precisamos saber que não existem “ as condições exatas ” . Além do mais , a preocupação não deve ser a condição exata , mas o tempo adequado – o tempo de Deus .
Negócios viáveis e ONGs permitem que os não crentes toquem , sintam e vejam as boas – novas tanto quanto as ouvem . Uma plataforma de negócios pode demonstrar a ética bíblica de honestidade , trabalho duro e bênção da comunidade . As pessoas estão sempre nos observando ; o que é bom , pois claramente nossas ações falam mais alto que as palavras . Uma plataforma sólida permanecerá de pé ao ser testada por ventos e ondas .
A pesquisa revela que a forma pela qual somos percebidos na comunidade é mais importante que o que nosso visto diz sobre o propósito de morarmos no país .
Gastamos anos para ganhar e discipular novos crentes , e a continuidade no ministério é importante se quisermos discipular líderes maduros na fé .
Mesmo dentro do país , sempre há falta de comunicação entre os diversos departamentos governamentais ; só porque o dirigente religioso está insatisfeito com você , não significa que o oficial da imigração esteja . Steve escreve : “ Um governo pode se dispor a aceitar os incômodos do cristianismo dependendo de como percebe o valor da contribuição da pessoa ao país , mas os líderes religiosos não se importam ” . Integridade e viabilidade são importantes . Se você diz o que faz , as tensões serão menores . Antecipe as questões e planeje com antecedência o processo de discipulado de novos crentes e as questões de segurança que ambos poderão enfrentar . Pense no relacionamento com os cristãos locais ( caso haja ) e oficiais do governo ; saiba as ameaças que temem .
No exterior , os celulares pré – pagos são os mais seguros . Não use os nomes reais dos membros da equipe na lista telefônica , discagem rápida ou anotações e e – mails . Use abreviações ou símbolos para nomes . Diversos países gravam as conversas de estrangeiros em linhas telefônicas . Os oficiais não ouvem as conversas ; simplesmente as gravam . Mas , se o trabalhador se meter em problemas , os oficiais vão ouvir as conversas passadas , o que resultará em problemas para outros também .
A internet é facilmente a maior ameaça à segurança do fazedor de tendas . Nela as informações navegam livremente . Qualquer um pode achar tudo sobre a outra pessoa . Os trabalhadores de diversos países foram “ descobertos ” como missionários clandestinos simplesmente porque amigos locais quiseram procurar o nome deles no “ Google ” . Por isso , é imperativo que você não seja encontrado facilmente em uma pesquisa geral na internet . A melhor maneira de prevenir isso é fazer buscas periódicas na internet sobre você e seus colegas de equipe em diversos sites de buscas na internet . Caso encontre algo , escreva ao proprietário ou criador do site imediatamente e peça a remoção da informação .
Assumir posição contra o partido no poder ou o governo em geral é um risco tanto para nossa permanência no país quanto para nossa amizade com os nativos . As pessoas locais podem temer nossas ideias e posições , uma vez que isso pode lhes causar problemas . Ser preso por Jesus é uma coisa ; outra é ser preso por posições políticas . Mais de um trabalhador já teve sua reentrada no país negada por causa de suas declarações negativas sobre o governo em suas cartas de oração .
Seja cauteloso ao conceder favores a indivíduos , pois geralmente isso abre precedentes , de modo que outros que souberem do favor podem pedir também . Então , faça favores a todos ou não faça . Esteja ciente de que , se você fizer um favor sem esperar retorno , não pode esperar que isso seja recíproco .
Martinho Lutero disse : “ Uma pessoa deve trabalhar de tal maneira que permaneça bem e não prejudique seu corpo . Não devemos quebrar a cabeça ao trabalhar nem nos causar danos corporais ” . Jesus serviu às pessoas mesmo quando era inconveniente . No entanto , ele foi persistente em encontrar tempo para outra séria disciplina da vida : a solitude . Os momentos a sós com o Pai eram tempos de refrigério ( Lucas 5.16 ) . Passar tempo duradouro na presença de Deus é o antídoto para a síndrome da fadiga . Por meio de exercícios , adoração , leitura ou solitude , precisamos ter um descanso contínuo .
Qualquer que seja seu papel , viver transculturalmente é estressante . A imersão total em uma nova cultura , língua e ministério geralmente cria dentro de nós o que nunca experimentamos . Quando o nível de estresse sobe e sentimos que vamos explodir , devemos seguir o exemplo de Jesus , dar um tempo e diminuir a pressão .
Os fazedores de tendas precisam de uma equipe apoiadora que esteja no campo ou lhe faça visitas regulares . Esse grupo estimula , encoraja e ora com a equipe em campo . Cada um de nós precisa garantir que tenhamos uma rede que nos sustente suficientemente .
Um relacionamento intenso com Jesus é a chave para superar os obstáculos que encontramos .
Paulo é lembrado por ser um apóstolo , não um fazedor de tendas . Nosso local de trabalho é nossa plataforma evangelística , e nosso escritório é o púlpito . FAZEDOR DE TENDAS
Capítulo 17 Os conflitos dos fazedores de tendas
A igreja provê cuidado , não serviços . Quando você cuida de outros , as pessoas gostam de você . Quando você serve a outros , as pessoas raramente o notam . As pessoas vão à igreja ; este é um lugar para a adoração . Contudo , a igreja pode se tornar como um clube aonde você vai , se reúne e paga as quotas . Ela é apenas uma parte de nossa vida . Para a maioria dos fazedores de tendas , nosso trabalho é nossa igreja e o lugar de trabalho é nosso local de adoração . Todos os cristãos precisam entender o fato de que o negócio é um ambiente de prazer para Deus e uma ferramenta de fazer o bem .
Larry , na África , escreve : “ Eu costumava explicar o que fazia , dizendo : “ Tenho um pé no ministério e outro no mundo dos negócios ” . Ao longo dos anos , o Senhor tem graciosamente me corrigido . Descobri que tenho os dois pés no ministério e que meu ministério é o meu negócio ” . Quem você escolheria para construir um avião ? Um pastor que pode realmente orar , ou uma mulher com doutorado em Engenharia Aeronáutica que fez seu próprio avião ? A engenheira glorifica a Deus entendendo e aplicando os princípios de Deus na aerodinâmica .
Separar nossa vida espiritual de nossos “ papéis ” na vida é como separar o cérebro do coração , o que significa que a vida cessaria . Há muitas “ partes ” que fazem parte de quem eu sou : marido , pai , irmão , empresário , missiólogo , escritor , treinador , pastores etc . , mas Cristo não é só uma parte de mim . Ele é tudo em mim . Ele não está apenas integrado em áreas da minha vida ; ele as dirige e governa . Então , em qualquer parte que eu atue em qualquer momento , ele está envolvido . Ele é meu Mestre .
As discrepâncias entre o secular e o sagrado geralmente baseiam – se numa visão divergente sobre o dinheiro . O dinheiro é um meio para alcançar os propósitos de Deus .
Deus espera que usemos o que temos nas mãos para sua glória . O que temos ? Habilidades informáticas , diploma em línguas , preparo em assistência social ou experiência em negócios ? Deixe que tudo isso seja usado por Jesus e para ele . Os fazedores de tendas precisam do apoio e encorajamento da igreja . E tanto os trabalhadores cristãos tradicionais quanto os fazedores de tendas precisam trabalhar para melhorar sua comunicação e apoiar uns aos outros . Precisamos aprender a integrar nossos diversos trabalhos de maneira eficiente , de modo que destruamos as fortalezas do inimigo . Desejamos reconciliar todas as coisas com Jesus .
A riqueza pode ser tanto uma bênção quanto uma maldição.