Resumo do Livro Inabalável

A Igreja Batista Capital em Brasília teve um excelente iniciativa de compilar as pregações da Semana de Santificação em 2020 em um livro Chamado Inabalável

Baseados em Efésios 6:10-18, Paulo nos ensina que vivemos em meio a uma batalha onde o inimigo é muito bem identificado e nossas armas e estratégias são dispostas ao confronto, é de suma importância nutrirmos um relacionamento perfeito com Deus, sabendo que nossa vida, ações e palavras têm impacto sobre os outros.

Capítulo 1 – O cinto da verdade com Thuka Wegermann
Jesus dividiu a história, transformando a época e chegando até nós. Aprendemos que a vida do cristão é totalmente espiritual.

 

Se não seguirmos o padrão bíblico para reger nossa existência, vamos experimentar desequilíbrio, tristeza, desânimo, violência, destruição, epidemias, o casamento desvalorizado a cada dia, a família atacada, nossa identidade de seres humanos sendo desconsiderada e viveremos sob eminente perigo de guerras e dores.

 

Quando praticamos a Palavra nossa vida muda, comportamento, postura, opiniões, conceitos; passamos a ter testemunho de vida em tudo que tange a nossa existência.

A armadura de Deus e a verdade: A verdade da Palavra de Deus nos traz proteção e paz.

 

Ao conhecermos Jesus e andarmos com ele, aprofundamos o nosso relacionamento pela oração.

Oração é a conversa, apresentação das alegrias, necessidades e aflições ao Pai, Filho e Espírito Santo. É o derramar do coração, em ato de fé em prática. É conhecer a Deus e ser conhecido por ele.

 

A oração é a coisa mais simples da caminhada cristã, mas pode ser a mais tocante e intensa experiência de nossa vida. Ao orarmos pelos outros, intercedemos, não ficamos limitados ao fator tempo e tiramos os olhos de nós mesmos.

Ele é o autor e consumador de nossa fé, nada pode nos abalar ou mudar a nossa realidade.

 

Capítulo 2 – A couraça da justiça com Pr Pedro Felizola

Paulo aponta que não estamos em uma luta contra carne e sangue, mas contra as forças espirituais do mal, uma realidade que comumente caímos no erro de desprezar. Aquilo que não vemos é mais real do que o que não vemos, porque Jesus é a realidade primeira e última, que permanece para sempre.

 

A verdade é que somos pecadores, carentes da glória de Deus (Rm 3:20), ainda que com frequência julguemos os pecados como superiores aos nossos e nos vejamos em posição superior à deles.

Nosso coração é enganoso e desesperadamente corrupto, e será o primeiro a nos sabotar. A justiça que guarda nosso coração é a justiça de Jesus, justiça que nos torna justos e como consequência, temos paz com Deus.

 

Jesus substituiu-nos na cruz que era nossa, e portanto, o justo (Cristo) morreu pelo injusto (eu), a fim de que a justiça dele se tornasse a nossa justiça.

 

É essencial mantermos uma rotina que nos lembre de quem somos espiritualmente e nos capacite, na vida diária, a fazer escolhas que sejam coerentes com essa realidade espiritual já conquistada em nosso favor, na cruz.

 

Pr Pedro recomenda 3 exercícios para manter essa lembrança: Ceia do Senhor, para não esquecermos de quem somos nEle, comunhão com a igreja local para sermos encorajados, fortalecidos e exortados a confiar na justiça dEle, pertencendo a uma família e as disciplinas espirituais que cultivam a conexão com Deus, com oração, jejum, meditação na Palavra, silêncio, solitude…

O chamado de Deus para nós é para que a justiça dele seja estabelecida onde há injustiça, que a luz dEle brilhe onde há trevas. E nós somos a resposta, sendo um agente de luz.

 

Capítulo 3 –  Calçados os pés com o evangelho de paz com Pr Felipe Simões
Entregar nosso caminho ao Senhor significa viver uma conduta segundo os preceitos do Senhor.

 

Consagrar nosso caminho ao Senhor é consagrar nossa vida a Ele desde agora, fazer escolhas na dependência dele, consulta-lo em cada impasse.

 

O que Deus fez na minha vida deve chegar à vida das outras pessoas e ao mundo que me cerca. Às vezes, pensamos que o evangelho é só o texto que lemos na Bíblia e esquecemos que nossa responsabilidade é trazer esse evangelho para dentro de nossas vidas.

 

Você precisa encontrar a sua paz em Deus para estar capacitado a ser um instrumento de paz com Deus. 

 

Porque muitos dos conflitos que nós trazemos para dentro de nossas casas, por exemplo, são conflitos que vivemos do nosso interior. Mas lembre-se que antes de criar todas as galáxias, ele já havia estabelecido a nossa missão e propósito nesse mundo. Por isso, não duvide da fidelidade de Deus e viva seguro nele. 

 

Em Cristo, somos novos pais, novas mães, novos filhos e filhas. Somos pessoas comprometidas, que vão se levantar em meio a uma geração que necessita tanto do amor de Deus em suas vidas. Somos representantes de Deus, de Jesus Cristo, do Espírito Santo, nesse mundo.

 

Capítulo 4 – O escudo da fé com Pr Gustavo Alves
Permita que Deus fale ao seu coração e abra-o para ouvir a voz dele.

Decida mudar áreas da sua vida que ainda precisam de ajustes. Como você deseja terminar as suas batalhas neste ano?

Se você abandona o escudo da fé ou, literalmente, perde a fé diante de lutas diárias ou situações de batalha desafiadoras, saiba que todo o resto fica vulnerável. Como fazer isso?

 

1. Creia em quem Jesus é
O símbolo do meu país é o Cristo. E conseguimos enxergar essa referência nos valores e cultura do nosso país? No nosso repertório nos valores e cultura do nosso país? No nosso repertório musical brasileiro, são inúmeras as músicas que falam de fé. Mas que fé é essa?
É preciso viver a realidade da vida de Jesus.

 

2. Creia em quem você é em Jesus
Natural termos medo e dúvidas, se nossos pecados foram perdoados, se as pessoas serão curadas… Não fique na dúvida se Deus pode agir através da sua vida. Não permita que as setas do Maligno te façam sentir não ser merecedor da graça e amor de Jesus.

 

3. Creia nas palavras de Jesus
Se fomos discípulos de Jesus e cremos que ele tem um propósito para nossas vidas, tudo isso ganha uma proporção imensa quando percebemos que devemos corresponder ao sacrifício na cruz do calvário.

Não fomos salvos para ficar lotando prédios confortáveis enquanto uns passam fome em prol da evangelização em países fechados. 

Abençoe a vida dos outros. Ame ao próximo como Deus te amou e que você esteja disponível para servir às pessoas.

 

Capítulo 5 – O capacete da salvação com Pr Gilberto Wegermann

Nós passamos por diferentes estações em nossa vida. Não faltam as estações das dificuldades, das tentações, das quedas e das derrotas. Mas a maneira como reagimos às dificuldades determina os resultados que teremos.

Se vencermos as batalhas que são travadas em nossa mente, venceremos todas as demais.

Satanás, até os dias de hoje, investe contra essa mentalidade nascida do DNA e das declarações divinas a nosso respeito.

 

Fomos criados para dominar, mas orientados a obedecer. Dominar a criação e obedecer a Deus. Satanás tenta despertar em nós o desejo de “sermos Deus”.

 

Embora tenha sido criado com a missão de governar e dominar a terra, mantendo-se na plena comunhão com Deus, o homem torna-se dependente do seu próprio esforço. O resultado dessa escolha é a insatisfação e a insaciabilidade.

 

Na salvação, nossa posição não depende do nosso sucesso em manter nossos compromissos. Ela está garantida pelo sucesso e pelas conquistas de Jesus Cristo, e não no nosso esforço. 

 

Benefícios:
1. A salvação nos livrou da condenação da lei, nossa parte não é nos esforçar para vencer as grandes batalhas da nossa batalha, mas nos lembra de que Jesus já as venceu em nosso lugar e descansar nele. Nossa mente e as nossas emoções são “guardadas” quando usamos o capacete da salvação.

2. A salvação nos livrou da escravidão do pecado. A maioria dos cristãos enfrenta lutas diárias contra pecados que não conseguem abandonar. Tentações sexuais, ira e outros descontroles emocionais, apego ou confiança no dinheiro, ansiedade na falta, ganância, mentira… Muitos se esforçam e até se deprimem diante de suas derrotas constantes, sentindo-se fracassados. 

 

A chave da vitória não está na disciplina ou esforço, mas em receber o perdão e poder por meio da salvação e render-se ao controle do Espírito. O esforço produz fadiga, mas a rendição e o descanso em Cristo manifestam sua vitória na nossa carne.

 

Mais do que “treinar para resistir ao pecado”, precisamos buscar ajuda divina para deixar o Espírito dominar nossa mente.
Nenhum esforço ou treinamento pode nos levar à santificação.

A santificação é viabilizada pela salvação, que cobre a nossa mente como um capacete e nos protege das deturpações na verdade apresentadas pelo Diabo. Deus fez tudo o que não somos capazes de fazer para aplicarmos em nossa vida diária.

Avalie o quanto sua vida foi transformada pelo poder da cruz.

 

Capítulo 6 – A espada do Espírito com Pr Evandro Beserra

O que acontece na terra é, muitas vezes, o resultado de ordens que foram dadas no céu.  Algumas guerras devem ser travadas de joelhos no chão, em oração, e não com palavras.

 

1. A espada não serve a quem não domina sua técnica. Vestir por vestir, uma armadura, não nos torna guerreiros. O treinamento implica em dependência a Deus. Não há possibilidade alguma de vitória para nós sem que, antes, ocorra total e completa submissão e rendição a Deus.

 

2. A espada é manejada para além do natural. Não conseguimos resistir ao nosso inimigo porque não sabemos manusear a espada. Conhecemos pouco a Palavra de Deus ou não a conhecemos a ponto de saber usá-la com tamanha precisão.

 

3. A espada é o Espírito Santo. Nós temos, geralmente, um relacionamento bastante superficial com o Espírito Santo de Deus, mas ele tem um papel fundamental na vida de todo cristão.  Portanto, é necessário que estejamos sensíveis à voz do Espírito Santo de Deus para que ele conduza os nossos corações e nossa mente aos lugares determinados pelo Senhor.

 

Conclusão: A vida orientada pelo Espírito
Teremos as atitudes necessárias para vencer diariamente a batalha espiritual na qual estamos envolvidos ou optaremos por ignorá-la e simplesmente agiremos como se tudo em nossa vida acontecesse apenas no plano visível? Em qualquer um doa casos, a nossa escolha determinará a maneira como viveremos e os frutos que colheremos.

 

Em algumas coisas somente poderemos praticar por meio da graça de Cristo, mas a decisão de levar em consideração aquilo que ouvimos ou lemos e decidir submeter a nossa vontade a ele é uma escolha exclusivamente nossa.

 

O Deus Soberano decidiu estabelecer que seríamos livres para escolher o que faríamos, mas é ele quem determina o efeito de cada escolha. Não podemos fazer o que agrada a nossa carne e colher o resultado daquilo que agrada a Deus.

Mas quem vive para agradar o Espírito colhera do Espirito a vida eterna.

 

Sem o Espírito, nossas fraquezas tornam nossas orações centradas em nós mesmos e em expectativas humanas e superficiais. 

O Espírito nos faz descansar na certeza de que nosso Senhor nunca perde o controle e faz de nós agentes do seu reino, vestindo toda a armadura de Deus, capazes de discernir, enfrentar e vender o inimigo invisível que atua por detrás das cenas visíveis, e de manifestar a presença de Jesus em meio ao casos.

A batalha espiritual não pode ser vencida sem perseverança na oração e nem com individualismo. 

Nossa vida e nosso impacto nesse planeta podem ter um extraordinário impulso se seguirmos essas instruções. Isso depende de cada um de nós, de mim e de você, a partir de agora. 

Veja as pregações no Youtube: