Prefácio

A igreja de hoje é caracterizada pela indiferença, falta de compromisso e mesmo pela imoralidade entre os membros e líderes, nas formas grandes e pequenas, quase imperceptíveis.

Conclamo a cada pastor a trabalhar cuidadosamente através das 7 categorias de pecado e a responder pessoalmente cada pergunta. Esse processo de exame interior e purificação deve ser contínuo.

Espero que cada crente, pastor e líder leve muito a sério a intenção de Deus de santificar a igreja.

Introdução: Santidade – O Alvorecer do próximo grande despertamento.

O propósito desse livro é sobre esperança, de uma nova purificação e do revestimento do poder dinâmico de Deus para cada cristão, esteja ele cansado ou batalhando.

A purificação espiritual profunda é ou ignorada totalmente ou comentada rapidamente de forma superficial. O povo de Deus não está consciente, em sua grande maioria, dos refinados pecados inconfessos que extinguem o poder de cristo em suas vidas. É fácil cair na armadilha do trabalho febril para realizar eventos, porém sem o poder do Espírito Santo. Quando nós tendemos fazer o trabalho de Deus na força humana, nossas palavras tendem a alcançar a mente dos homens, mas falham em penetrar em seus corações.

Praticamente todos os avivamentos históricos e despertamentos ocorreram de uma só maneira: O povo de Deus foi confrontado com seus pecados específicos através de uma intensão exposição a grande porções das Escrituras.

Sem um retorno à humildade verdadeira, nem estratégias, nem promoções serão capazes de salvar nossa terra.

Prepare-se para sua jornada

Por que outras igrejas estão vendo o fenômeno mover de Deus e nós ainda não? Embora Deus esteja desejoso de tocar Seu povo, os pecados não confessados bloqueiam Sua resposta poderosa às orações. Uma triste realidade é que muitos crentes tem momentos de confissão pouco frequentes e superficiais.

Para que haja uma purificação séria, é necessário que você gaste tempo a sós com Deus regularmente, assim sua vida será examinada de forma completa.

Como Encontrar Deus Através Deste Livro – Os 7 Pontos Vitais a Serem Lembrados

  1. Esse livro te auxiliará na caminhada com Deus

Ao ler as Escrituras, peça a Deus que revele o que Ele quer mudar em você. Quando Ele revelar um pecado, imediatamente o confesse e confie que Cristo pode lhe dar a vitória sobre este pecado. Acima de tudo, não desanime se descobrir muitas áreas que necessitam de mudança. Nosso crescimento é um processo que leva a vida toda, não um evento que acontece uma vez só.

Deus, com certeza, vai dar-lhe a graça para experimentar a vitória, e Ele o aceita durante toda a jornada com todas as lutas que vierem junto.

  • Use um caderno ou diário de oração junto com o livro.
  • Peça a Deus que lhe dê especificamente uma profunda convicção de pecado e um claro discernimento espiritual.
  • Abrace esta jornada purificadora como um relacionamento com Deus, não uma experiência única. Confissão e limpeza diárias são a essência do andar no Espírito!
  • Aborde o processo de confissão com grande certeza da misericórdia e bênção de Deus.

Lembre-se, este processo de crescimento é diário, não um único evento. Você tem um Pai Celestial que o guiará por todo o caminho!

  • Esteja preparado para batalhas espirituais.

Em outras palavras, ao escolher confessar seus pecados e render-se a Deus, você pode mandar o diabo embora em nome de Jesus. Não permita que Satanás o engane e o tire de sua jornada de purificação com Deus.

  • Peça a um amigo de confiança que ore por você a respeito das áreas que necessitam de mudanças.

Se você está determinado, você pode encontrar completa vitória sobre qualquer pecado que Deus revelar na sua vida. Não deixe que o orgulho o impeça de confessar suas necessidades e lutas aos outros (Tiago 5:16). Por causa do enorme poder, eu o conclamo a encontrar um parceiro regular de oração.

AS SETE CATEGORIAS DE PURIFICAÇÃO

  1. PECADOS DE PENSAMENTO: Tenha certeza da sua salvação em Cristo, substitua seus pensamentos mundanos, transforme sua mente / pensamentos para centrá-los em Jesus, pare de tratar a Deus como um gênio da lâmpada que atende seus pedidos egoístas, busque a verdadeira adoração através das canções sem superficialidade  e busque a santidade.

Precisamos começar nossa jornada com a purificação da mente e do coração. De acordo com as Escrituras, o pecado começa no coração e na mente (Mateus 15:19). Não é à toa que Satanás ataca nossas mentes com pensamentos inapropriados, pecaminosos.

Ao começar sua jornada de purificação, você precisa ter certeza de sua salvação. O primeiro pecado a ser vencido é a dúvida sobre sua salvação. De fato, você não pode agradar a Deus com tais dúvidas em seu coração. Você não pode fazer nenhum progresso espiritual até que esteja absolutamente seguro de seu relacionamento com Cristo.

Perguntas para Reflexão: Você tem certeza da sua salvação? Você sente Deus falando ao seu coração frequentemente? Esta é uma ideia normal para você? Você tem um relacionamento pessoal com Cristo? Você apenas conhece fatos sobre a vida de Jesus? Você consegue lembrar de um tempo quando sentiu uma convicção profunda de que estava perdido? Você consegue lembrar quando abandonou o pecado e entregou sua vida totalmente a Jesus? Quando você fez sua profissão de fé, você experimentou uma grande mudança em sua vida? Você tem plena paz por ter sido perdoado e por estar indo para o céu? Você tem desejo de ler a Bíblia e de orar? Você anseia por estar na igreja com o povo de Deus? Você é conhecido como alguém que é bondoso e amoroso?

Se você respondeu não a qualquer uma destas perguntas, é essencial que você pare agora e acerte seu relacionamento com Cristo.

Cuidadosamente e honestamente reflita nos tipos de pensamento que ocupam sua mente. A sua mente está cheia de pensamentos acerca de Cristo ou está consumida com questões terrenas? Você pensa muito mais em seu trabalho ou lazer do que em seu crescimento espiritual e em servir a Cristo? Frequentemente você tem pensamentos impuros? Você está infestado de pensamentos de temor e raiva?

Escreva qualquer pensamento pecaminoso que Deus trouxer à tona. Para cada um deles, peça o perdão de Deus e confie Nele para renovar sua mente (Romanos 12:2).

Cada vez que um pensamento impuro aparecer, você pode substituí-lo por um versículo e por uma oração. Se você seguir este processo, logo você terá uma mente totalmente nova!

Jesus está no centro de suas prioridades ou Ele ocupa apenas um pequeno cantinho dos seus pensamentos e planos? Você tem o hábito de ler e estudar seriamente a Palavra de Deus diariamente?

Nós estamos seriamente envolvidos no pecado e ainda assim esperamos que Deus honre nossas orações e receba nossa adoração. Parece que muitos se esqueceram que pecar voluntária e habitualmente é como pisotear o precioso sangue de Jesus (Hebreus 10:29).

2. PECADOS DE ATITUDE: Analise suas ações, tenha um coração quebrantado para reconhecer seus pecados, não faça distinção entre as pessoas, exerça sua fé, seja humilde, dócil e paciente. Perdoe as pessoas que te magoaram e decida não ser seduzido pelo status e riqueza.

Quando Deus examina nossas vidas, Ele não somente vê as ações exteriores, Ele vê especialmente a atitude por trás delas. De fato, muitas vezes a maneira como se diz alguma coisa tem tanto peso quanto o que é dito. Deus está muito interessado com a atitude de nossos corações.

Nós devemos entender que a raiz de todo pecado é a falta de um amor fervoroso por Cristo; é amar e adorar a si próprio e não a Deus.

O orgulho é um pecado tão refinado que muitas vezes passa despercebido. Talvez a pior forma de orgulho na vida de uma pessoa seja uma atitude de satisfação espiritual, que vê pouca necessidade de purificação e crescimento. O verdadeiro avivamento começa sempre com uma atitude de humildade e quebrantamento profundo com relação ao pecado (2 Crônicas 7:14).

Você já se pegou se achando mais santo que os outros?

Filipenses 2:3-4 – Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.

Você tende a chamar atenção para si mesmo? Você frequentemente se promove e rebaixa os outros?

Deus detesta todas as formas de arrogância e de autopromoção (Provérbios 8:13, 1 Pedro 5:5). Se você sente que Deus está-lhe mostrando este pecado, imediatamente o confesse e o abandone. Seja específico e escreva as mudanças que Deus quer que você faça.

Tiago 2:1,4 – Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com parcialidade… não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados?

Cada pessoa tem um grande valor para Deus, os crentes nunca devem dar lugar à hostilidade e ao preconceito em relação a pessoas de outras raças, aparências ou classes sociais. É um erro gravíssimo pré-julgar e desvalorizar as pessoas. Infelizmente, o preconceito aparece em formas sutis e é muito comum entre os cristãos.

Hebreus 11:6 -Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

Falta de fé é um dos pecados mais mortais que um cristão pode cometer. Foi a falta de fé que fez com que os filhos de Israel morressem no deserto. A descrença interrompe o fluir do poder de Deus na vida do crente. Por causa da falta de fé, muitos crentes vivem fracos e derrotados, e muitas orações não são atendidas.

Você normalmente tem mais dúvida do que fé? Você tem a tendência a se preocupar e se corroer ao invés de confiar em Deus?

 A ansiedade não é só uma fraqueza, mas um pecado intencional contra Deus. Ele promete perfeita paz àqueles que escolhem confiar ao invés de temer (Isaías 26:3). Não importa por quanto tempo você duvidou, Deus pode lhe dar a fé verdadeira e uma paz sobrenatural. Não aceite nada menos do que isto!

Efésios 4:2 – Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.

A principal marca de um crente cheio do Espírito é bondade, dedicação. A principal marca de um crente carnal é um espírito crítico, atitude negativa. Um sinal de carnalidade, sem dúvida, é uma atitude que abertamente demanda as coisas do seu jeito.

Mateus 5:44 -Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.

A marca de alguém que está com um relacionamento certo com Deus é uma atitude de perdão. No entanto, é muito comum que pessoas muito religiosas ainda fiquem julgando os outros, que tenham um espírito antipático, indelicado.

Meu amigo, as suas decepções são as melhores oportunidades de você deixar Jesus viver através de você.

Em tempos assim, você experimentará seu maior crescimento ou seu maior fracasso.

1 João 2:15, 16 – Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provêm do Pai, mas do mundo.

O materialismo e o mundanismo estão entre os pecados mais sutilmente penetrantes (embora não percebidos) dos cristãos modernos. Quase sempre os crentes estão cegos para o materialismo que sutilmente satura nossas almas.

Nós nos distanciamos do simples mandato de Paulo: Contentai-vos com o que tendes (Hebreus 13:5).

3. PECADOS DE PALAVRA: Analise o seu linguajar, não minta, seja grato, livre-se de toda amargura e ira, viva em paz com seus irmãos, evitando brigas que não são relevantes e peça perdão a qualquer líder que você tenha ferido ou magoado.

Efésios 4:29a – Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês.

Efésios 5:4 – Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças.

Você usa gírias que são de baixo calão ou impróprias? Você usa o nome de Deus de outras maneiras além de adoração, honra e louvor? Você tem participado de rodinha de piadas ou de conversas apimentadas?

Colossenses 3:9 – Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas.

Você tem o cuidado de cumprir suas promessas, votos e compromissos feitos a Deus e aos outros?

1 Tessalonicenses 5:18- Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.

Um estilo de vida de contínuo louvor é essencial para agradar a Deus. É impossível ser um murmurador e andar no poder do Espírito de Deus.

Efésios 4:31 – Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.

Na sociedade de hoje, as pessoas estão prontas a brigar, quebrar votos e até mover uma ação por motivos banais. Deus queria que Sua igreja fosse diferente! Ela deve ser um lugar de cura e transformação, não um lugar de contínuas disputas. Graças a Deus, mais e mais crentes estão começando a confessar seus pecados e encontrar a gloriosa vitória.

Uma das mais eficazes armas de Satanás hoje é fazer com que os crentes briguem e se dividam.

Muitas vezes os cristãos brigam por coisas que não são relevantes.

Você se coloca numa posição de crítico e julga para colocar tudo e todos nos seus devidos lugares? É fácil para você falar das falhas dos outros?

1 Timóteo 5:17 – Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino.

Hoje, muitas igrejas têm-se esquecido do princípio bíblico de respeito e honra àqueles que lideram a igreja. Em muitas igrejas, o Espírito Santo está apagado porque a congregação está pecando contra o pastor ou líder da igreja.

Quando as igrejas experimentam um avivamento, eles devem buscar o perdão dos pastores e líderes que tenham maltratado. Muitas igrejas podem também precisar pedir perdão a um antigo pastor ou leigo. (Em outros casos, pastores devem pedir perdão às igrejas que eles tenham prejudicado.)

Até que vocês façam as pazes com aqueles com que brigaram no passado, não haverá o derramamento completo da bênção de Deus sobre sua igreja ou sua vida!

4. PECADOS NOS RELACIONAMENTOS: “acertar os ponteiros” com aqueles a quem temos ofendido, não guarde rancor de pessoas que te ofenderam, termine qualquer tipo de relacionamento inadequado, participe de forma significativa na vida de sua igreja – cultos regulares, comunhão com os irmãos e serviço cristão e buscar ter relacionamentos familiares de acordo com a Palavra de Deus.

Amigo, eu não estou dizendo que isto seja fácil, mas Cristo claramente diz que é absolutamente necessário. Muitos cristãos não têm poder porque ignoram esta ordem fundamental. Gaste algum tempo considerando aqueles a quem você pode ter ofendido. Quando Deus lhe revelar pessoas que você ofendeu ou feriu, decida ir até elas e lhes peça perdão.

Porém, não vá tentando defender-se ou para recomeçar a batalha. Simplesmente vá em humildade e amor. Além disso, não pense que você falhou se eles se recusarem a lhe perdoar.

Ocorrem tremendos milagres nas famílias quando alguém se humilha e pede perdão por algo de errado que tenha feito. Avivamentos poderosos ocorrem em igrejas inteiras quando um ou dois irmãos realmente acertam suas diferenças.

Muitas orações não passam do teto porque você está guardando ressentimento c amargura contra outras pessoas. Na verdade, Jesus diz que devemos perdoar as pessoas de coração.

Seja honesto consigo mesmo e confesse totalmente estes pecados. E lembre-se, o perdão é uma escolha, não um sentimento. Se você escolher perdoar, Deus mudará seus sentimentos.

Pais podem estar muito envolvidos na vida de seus filhos casados ou filhos casados serem muito dependentes dos pais. Você pode estar envolvido com alguém e embora diga, “somos só amigos”, você sabe que é mais do que amizade… Não tente racionalizar ou defender um relacionamento que você sabe que é inadequado. Isto inevitavelmente abrirá a porta para Satanás e o conduzirá a uma escravidão cada vez maior.

Relacionamentos inadequados envolvem muito mais coisas além da imoralidade sexual. Porque é fácil racionalizar, este pecado tem prevalecido entre cristãos.

Deus enfatiza a importância de ficarmos fortemente ligados ao corpo local de crentes. Eles vêm, recebem bênçãos, mas voltam para casa sem comunhão real ou proximidade com outros crentes. Este modelo não é de maneira alguma bíblico, mas sim inerentemente egocêntrico. Outros ainda procuram uma igreja que os abençoe sem se perguntar como eles podem retribuir ou servir.

Muitas pessoas egoisticamente buscam uma igreja da mesma forma como escolhem uma academia de ginástica.

Hoje, parece que a maioria quer se sentar e ser servido, mas poucos querem se levantar e servir. Ao procurarmos uma igreja, nossa oração não deve ser, “O que está igreja pode fazer por mim?” mas ao contrário, “O que eu posso fazer por esta igreja?”.

A falta de relacionamentos adequados entre familiares e entre irmãos na igreja é um dos motivos de falta da plenitude do Espírito e do poder de Deus. Ninguém que esteja mal com os outros pode realmente estar bem com Deus. O texto seguinte revela os princípios básicos de Deus para maridos, esposas e filhos.

Efésios 5:23 – Pois o mando é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.

Este verso nos mostra que Deus chama o marido a ser o cabeça (líder) espiritual do lar. Ele é o responsável por nutrir e dar a direção espiritual à sua família.

Ao marido é ordenado que ame a sua esposa com um amor poderoso e sacrificial. Ele literalmente deve sacrificar-se para suprir as necessidades dela. Ele deve dar-se para suprir as necessidades físicas, espirituais e emocionais de sua esposa. De todas as maneiras, ele deve colocar as necessidades e o bem-estar de sua esposa acima dos seus.

Um esposo temente a Deus literalmente estuda cada necessidade e desejos peculiares de sua esposa. Nestas necessidades estão incluídas as físicas, emocionais, mentais, financeiras e espirituais.

Efésios 6:4 – Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

Ao pai é ordenado que se relacione com seus filhos, dando-lhes direção espiritual em amor, não com raiva ou ira.

A disciplina deve ser aplicada com consistência e amor. A grande prioridade do pai é nutrir e treinar espiritualmente a sua família. É claro que prover financeiramente é importante, mas de longe esta é a principal responsabilidade do pai.

Efésios 5:24,33b -Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam sujeitas a seus maridos…e a mulher trate seu mando com todo o respeito.

A submissão ou sujeição da mulher não quer dizer que seu marido pode tratá-la com aspereza ou ficar mandando nela. Eles são parceiros iguais na graça de Cristo. A submissão dela deve ser em amor e por vontade própria, como é vista no relacionamento de Cristo com a igreja. Assim uma esposa segundo o coração de Deus exibe um belo espírito de humildade, amor e honra em relação ao seu esposo. Ela deve ler um espírito dócil e tranquilo.

Os filhos modernos precisam reaprender a importância extrema de honrar seus pais. A sociedade corrompida e ímpia de hoje reverteu completamente o princípio de honrar os pais.

5. PECADOS DE AÇÃO: Abandone o hábito de ver o que é imoral, impuro e com conteúdo de perversão sexual, não coloque nada no lugar de Deus, não devolver a Deus o que ele te deu em relação as finanças, não consulte feitiçarias, astrologia e  médiuns espirituais.

Nossa sociedade está muito depravada e muitos crentes têm-se  condicionado a aceitar imundícia como entretenimento.

Temos que exercer o autocontrole sobre nossos apetites carnais. Comer demais ou fazer dietas prejudiciais à saúde são pecados, tanto quanto fumar ou beber. Também temos que evitar qualquer forma de imoralidade sexual. Se Deus lhe mostrar algum pecado, confesse-o e não se desculpe nem racionalize.

Mateus 6:24 -Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.

Embora muitos não se considerem idólatras porque não se curvam diante de imagens, estão cometendo o pecado da idolatria quando colocam alguém ou alguma coisa no lugar que pertence a Deus.

O seu trabalho e o seu dinheiro têm-se tornado seu deus?

Deus mandou que todos os Seus filhos dessem dízimos e ofertas. Não entregar o dízimo é roubo e idolatria espiritual. Por causa de sua desobediência gritante na área financeira, muitos crentes não estão cheios do Espírito Santo e se privam das bênçãos de Deus. Recusar-se a entregar o dízimo é colocar o dinheiro e as coisas materiais acima de Deus, e, nada mais é do que um crime contra Aquele que nos dá tudo.

Jesus não pode ser o Senhor de sua vida se Ele não é o Senhor de suas finanças. Você tem calculado o seu dízimo certinho, até os centavos, mas é difícil para você contribuir com qualquer outro tipo de oferta além do dízimo? Você estaria disposto a dar mais do que o dízimo se Deus assim lhe mostrasse? Afinal, o dízimo é o mínimo que Deus requer.

Cristãos cheios do Espírito dão com alegria, generosamente e sacrificialmente. Crentes carnais colocam o dinheiro e as coisas materiais acima de Deus.  O seu dinheiro não é propriamente seu, mas de Deus.

Se Deus está mostrando a você pecado em sua vida financeira, obedeça a Ele agora mesmo!

Quando consultamos a direção das estrelas ou dos videntes, nós rejeitamos a direção de Deus e nos abrimos à direta influência de Satanás. Deus disse claramente como deveríamos proceder para receber sua direção.

Devemos buscar sua face através do estudo bíblico pessoal e da oração. Falando simples e diretamente, nenhum crente deve envolver-se com astrologia, cristais, médiuns ou outra forma qualquer de prática da nova era!

6. PECADOS DE OMISSÃO: Negligenciar seu tempo com Deus em oração e leitura bíblica, Deixar de falar de Jesus para as pessoas, não servir a Deus com os dons, quando não desenvolve seu dom com diligencia, quando permite que seus pecados te escravizem, não seguir a Palavra de Deus.

Há uma fórmula eficaz para permanecermos em Jesus: é o estudo diário da Bíblia e a oração relacional. Grave bem isto: é impossível viver a verdadeira plenitude e poder do Espírito Santo sem uma comunicação diária íntima com Deus. Ao negligenciarmos este tempo diário com Ele, estaremos impedindo a purificação e o crescimento espiritual.

De acordo com 1 Pedro 3:15, cada crente deve ser capaz de apresentar o evangelho de forma clara.

Você tem uma lista de pessoas e ora por eles regularmente? Você procura ser bondoso, simpático com eles? Você fala de Cristo para eles? Você deixa folhetos nos lugares que você frequenta? Envergonhar-se de Cristo é pecado contra Deus e o ficar em silêncio é um dos nossos maiores erros (Marcos 8:38). Cada crente deve manter uma lista de pessoas pelas quais ora regularmente por sua salvação.

É triste, mas é verdade dizer que 20% dos membros da igreja fazem 80% do trabalho e sustentam a obra financeiramente. Em qual porcentagem você se encontra?

Deus lhe mostrou que você precisa descobrir e usar seus dons espirituais? Você sente que deve tomar-se um membro produtivo na igreja de Cristo?

Romanos 6:14 -Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.

Deus nos prometeu vitória completa sobre os pecados e fraquezas que nos escravizam.

Tiago 1:23-24 – Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.

Uma omissão comum é não obedecer à Palavra de Deus no momento em que Ele fala. Eu chamo este pecado de “arrependimento de vitrine”. Nós fazemos como que um jogo de dissecar as Escrituras, mas não temos a mínima intenção de obedecer a ela. De acordo com Lucas, é muito perigoso adotar este tempo de purificação e de assembleia solene. O perigo é fazer um mero “show” de arrependimento. Quando você éexposto a um exame profundo através da palavra de Deus, você é duplamente responsável pelo que você descobriu.

7. PECADOS DE AUTOCONTROLE E AUTOCONFIANÇA: Quando você não morre para si, quando não há quebrantamento espiritual, achar que os métodos substituem a oração,

Na vida de muitos cristãos há áreas onde seu “eu” não foi crucificado, o que impede que Cristo flua neles e através deles. Devemos escolher morrer para os nossos desejos e nos render completamente a Cristo.

Romanos 6:6 -Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado.

Todos nós crentes enfrentaremos situações em que deveremos escolher a vontade de Deus e não a nossa (Isaías 55:8). Nossa carne e desejos naturais podem clamar por uma maneira de agir, porém, nós sabemos que Deus quer outra. Somente quando você escolhe negar a si mesmo, pela fé, obedecer a Deus, você conhecerá Seu poder. Mas não se desespere! Cristo que habita em você pode capacitá-lo para morrer para si mesmo!

Embora Ele lhe dê a força, só você pode fazer a escolha de andar Nele a cada momento.

O que acontece se você se recusar a negar-se a si mesmo e obedecer a Cristo?

Resumindo, você perde sua energia e zelo espiritual. Tudo o que é espiritual se torna muito pesado e fica difícil resistir à tentação. Os resultados de nossas orações e ministério se tornam limitados e pequenos. Você retorna a viver “no seu próprio poder” ao invés de no poder sobrenatural de Cristo.

Deus lhe disse para fazer algo e você ainda não fez? Deus lhe disse para parar de fazer alguma coisa e você continua fazendo? Há alguma área de sua vida em que você está resistindo à voz de Deus?

Como é que Deus quebra padrões velhos para liberar Sua vida em nós? O método principal de Deus é a convicção e a revelação do Espírito Santo através das Escrituras. Pela Palavra e pelo Espírito Santo, Deus abre nossos olhos para as maneiras sutis em que o “eu” ainda se agarra ao nosso ser (Hebreus 4:12). Embora esta convicção possa ser inicialmente dolorosa, Deus está fazendo isto para libertá-lo, não para condená-lo!

Um segundo método de quebrantamento é através das circunstâncias da vida. Deus às vezes permite provações significativas para esgotar toda sua força humana natural (2 Coríntios 12:10). Você pode também ser atacado com grandes tentações que parecem muito mais fortes do que a sua capacidade humana de resistir. Quando sua força humana natural é destruída, você é forçado a uma dependência mais profunda no Cristo vivo dentro de você. O próprio Jesus se torna sua força e justiça.

Você tem desperdiçado seus sofrimentos não atentando para os ensinamentos de Deus contido neles?

Gálatas 2:20 – Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Na vida moderna, isto pode ser visto na maneira como damos mais importância aos métodos humanos do que à oração fervorosa e à santidade. Se falharmos em incluir a oração fervorosa e a purificação profunda entre nossas estratégias, corremos o risco de tentar fazer tarefas espirituais na força humana. Nunca devemos assumir que os métodos e treinamentos podem substituir os requisitos fundamentais diários de profunda purificação e total dependência da plenitude de Cristo que em nós habita.

Sua igreja enfoca mais as estratégias, métodos e programas do que a oração e o arrependimento profundo? Que Deus possa nos livrar de confiarmos em nossas próprias forças!

Conclusão

Há três passos para ajudá-lo na sua confissão:

(1) Se você pecou contra Deus, confesse seu pecado a Ele e restaure seu relacionamento com Ele.

(2) Se você pecou contra outra pessoa, confesse o pecado a Deus e restaure seu relacionamento com a pessoa.

(3) Se você pecou contra um grupo de pessoas, confesse seu pecado a Deus e restaure seu relacionamento com o grupo.

Se houve confissão completa, haverá purificação completa e uma transformação gloriosa. Ao confessar seus pecados, peça a Deus que o encha do Seu Santo Espírito. Não desanime se alguns pecados parecerem difíceis de serem vencidos.

A parte mais importante é a sua vida de oração. Deus quer que você seja capaz de ouvir sua voz claramente e de aprender como ser um intercessor de poder. Ele quer ensinar você a adorá-Lo diariamente e como caminhar sob sua contínua direção.

Passos para uma vida de oração poderosa

1. Faça um compromisso de gastar consistentemente um tempo significativo a sós com Deus em oração ininterrupta. (A única maneira de aprender a orar “é orando”.)

2. Venha para seu tempo de oração entendendo que é um tempo de relacionamento com Deus, não um ritual exigido. (aprender a ouvir Deus é o maior segredo das orações respondidas.)

3. Comprometa-se a ter uma vida de oração equilibrada praticando regularmente os quatro tipos diferentes de oração: 1) louvor, ações de graças e adoração, (2) Confissão e arrependimento completos, (3) Petição e súplicas bíblicas, e (4) Intercessão.

4. Em suas petições diárias, enfoque mais as questões de caráter e santidade pessoal do que as necessidades temporais. (Peça a Deus que o ajude a concentrar suas petições em caráter, pureza e santidade.)

5. Nas suas intercessões diárias, concentre-se mais nas questões de evangelismo e missões do que em preocupações temporais, como pessoas sem Cristo, líderes da igreja, políticos, estratégias da sua igreja e pelo avivamento.

sarahjsena

sarahjsena

Pedagoga e mestre em psicopedagogia pela Espanha, tem experiência há 10 anos com atendimentos individualizados com crianças, atuei na Secretaria de Educação há 7 anos com pessoas com deficiência.

2 Comments

Deixe uma resposta