Livro Sozo de Dawna de Silva e Tereza Liebscher
Lido em maio de 2024

O casamento precisa de respeito, apoio e proteção, no início do livro há citação de como o Sozo impactou o casamento de Danny Silk e sua esposa Sheri.

Introdução: construir uma forte conexão com cada membro da trindade é fundamental para viver a vida que Jesus apresentou na Bíblia.

Este livro foi escrito para ajudar as pessoas a removerem mentiras e a romper obstáculos que bloqueiam o dom de Deus de uma vida abundante.

O Sozo da Bethel é um ministério de cura e libertação interior.

A interação fortalecida com o Pai, Filho e Espírito Santo ajuda a identificar a presença de mentiras e fortalezas inimigas na vida de uma pessoa.

O termo Sozo é usado para descrever quando uma pessoa recebe uma benção tridimensional (saúde física, emocional e espiritual).

Cap 1 – Construindo conexões fortes

A Bíblia diz que Deus é um ser constituído por 3 pessoas: Deus Pai, Jesus e o Espírito Santo. Por toda a escritura, vemos cada membro da Trindade suprimindo necessidades específicas, Deus Pai fornece proteção, provisão e identidade, Jesus oferece companheirismo e comunicação. A habitação do Espírito Santo proporciona conforto e instrução.

Um propósito importante de nossas vidas e trazer luz e influenciar os outros. O mundo se beneficia quando os cristãos se tornam saudáveis.

Por causa dos sofrimentos de infância, traumas e outras experiencias negativas, uma pessoa pode desenvolver falsas conclusões sobre as pessoas e a respeito de Deus.

Uma das ferramentas mais poderosas no Sozo: Escada do Pai, que ajuda a indicar quais aspectos do relacionamento de conforto não está sendo satisfeita.

O objetivo principal de qualquer sucesso na sessão Sozo é construir uma forte conexão entre indivíduo e cada membro da Trindade.

Cp 2 – Jesus como amigo e mediador

Para receber a verdade de Deus, os indivíduos devem seguir um processo de identificação, renúncia, perdão e troca.

Temos a capacidade de escolher a amizade com Aquele que nunca nos abandona, rejeita ou decepciona. Quando os outros nos rejeitam, Jesus não.

Porque Jesus experimentou uma existência física real, Ele pode se relacionar com toda e qualquer situação que enfrentamos.

Sozo apresenta Jesus como nosso salvador, amigo e mediador.

O perdão é a chave que nos permite afastar toda a amargura.

 

Muitas vezes descobrimos que a culpa e a vergonha são obstáculos comuns a cura de uma pessoa.

A cura acontece por aqueles que tem fome e coragem suficiente para buscar e enfrentar seus medos.

Cp 3 – Parando na porta de Jesus

Aqueles que cresceram com pais ausentes ou relações paternas conturbadas, muitas vezes, acreditam que estão perdidos, sozinhos e precisam fazer algo para receber amor e aprovação.

O principalmente objetivo da mentalidade orfã é distanciar a pessoa de Deus. Quebrar essa mentalidade é um objeto de uma experiência Sozo.

Algumas perguntas durante a interação no Sozo:

– Pelo que você deseja oração hoje?

– ⁠Possíveis respostas: perdoar alguém, aprofundar o relacionamento com alguém da Trindade

– ⁠vamos perguntar a Jesus. Que ele pensa sobre a situação, (fechar os olhos)

– ⁠o que você ouve, sente ou vê?

– ⁠se a resposta for negativa, como não ver nada, repetir a oração de escolher perdoar, e colocar os problemas com Jesus. Que verdade você tem em troca para mim?

Às vezes, as pessoas precisam de tempo para processar.

Perguntas difíceis podem ser levantadas em uma sessão Sozo, como Por que Deus deixa as coisas ruins acontecerem? Os ministros se recusam a fornecer respostas às perguntas entre clientes e o Senhor.

Cp 4 Deus o provedor e protetor

Após o relato de uma mãe com relacionamento conturbado com o pai biológico, em que ela criou um forte sentimento de falta nas áreas de provisão e segurança, a questão foi trazida ao encontro:

“Deus Pai, existe alguma mentira na qual estou acreditando sobre mim?”

Muitas memórias da infância dela a deixaram insegura, e ela precisava descobrir as mentiras que acreditava sobre si mesmo, os outros e sobre Deus para confrontar com as verdades de Deus.

As mães contribuem com a identidade também, mas descobrimos que o pai tem a principal fonte de identidade da criança.

Se o pai critica ou pune uma criança por erros cometidos, então uma lente pintada de punição pode ser facilmente adicionada a forma como a criança verá a vida, e por fim, Deus Pai.Essas crianças tendem a crescer com medo de fracassar e com uma necessidade de ter uma desempenho perfeito

Se o pai disser que está tudo bem e mandar de volta pra brincar, a criança verá os erros como um processo em direção a completude, em vez de algo a temer.

O objetivo do Sozo é identificar a descartar mentiras.  As 3 necessidades exigem a verdade de Deus: provisão, proteção e identidade.

Uma pessoa pode acreditar ser digna de proteção, mas não ter ideia de como Deus a Vê. Quaisquer q sejam as necessidades do cliente, o dever do Ministro Sozo é fazer parceria com Deus para levar essas necessidades a Ele, expor quaisquer feridas, dissipar a pegos demonizamos e facilidades a troca dessas mentiras pelas verdades de Deus.

Cp 5 a escada do Pai revelada

A escada do Pai é uma ferramenta que o Ministério Sozo usa para ajudar a esclarecer as conexões entre as mentiras que foram aprendidas desde a infância e as relações que formamos com cada membro da Trindade. Por exemplo, uma pessoa que teve um relacionamento difícil com seu pai terreno pode ter dificuldade em vivenciar um relacionamento seguro com o Deus pai.

A primeira instituição que Deus criou foi a família.

A criança estabelece sua identidade a partir de como o pai se comunica com ela.

O sistema de crenças interno da criança, formado pelas opiniões de seu pai terreno, a posiciona para escolhas de vida saudáveis e bem-sucedidas.

Os pais fornecem proteção. Quando as crianças estão assustadas, elas olham para o pai em busca de segurança.

A mãe terrena é a responsável pelo conforto e instrução de seus filhos.

Elas amamentam, provem nutrientes e proporcionam o conforto.

A Bíblia diz que Jesus é nosso companheiro e melhor amigo.

Descobrimos que quando a mãe está ausente da vida de seus filhos durante seus primeiros anos, seja física ou emocionalmente, eles se tornam receosos se terão ou não suas necessidades supridas.

Capítulo 6 – Espírito Santo como conselheiro e consolador

Provavelmente a Pessoa da Trindade mais difícil de ser entendida pelos cristãos é o Espírito Santo, suas aparições como pomba, rajada de vento, e línguas de fogo, ninguém sabe como ele realmente é.

Ele é descrito como conselheiro, capacitador, consolador e ajudante.

No Sozo, ensinamos que o Espírito Santo atende as necessidades de conforto, conselho e consolo.

As mães também fornecem proteção, provisão e identidade. Os pais trazem conforto e instrução.

Se não cultivarmos um relacionamento com o Consolador, como podemos esperar consolar os outros?

Cp 7 – Desfazendo as mentiras

Nas Escrituras, o diabo é descrito como a fonte de todas as mentiras.

Ele é a oposição direta a Deus.

Em vez de abundância e conexão. O desejo de satanás para nós é solidão e separação, mas ele já foi derrotado.

Como o conselheiro de discernimento, o Espírito Santo pode desvendar até mesmo as mentiras mais disfarçadas.

 

Mentalidade de vítima:

  1. Nada vai dar certo, por que tentar?
  2. ⁠Todo mundo é abençoado, menos eu
  3. ⁠Minha vida sempre será muito difícil

 

Tristeza / Desencorajamento

  1. As pessoas existem apenas para me desapontar
  2. ⁠as vezes é muito difícil sair da cama
  3. ⁠Ninguém me entende

 

Medo / Autopromoção:

  1. Se Deus não me promover, quem vai?
  2. ⁠eu completamente não tenho favor suficiente de Deus
  3. ⁠se eu trabalhar duro o bastante, então Deus me promoverá

Cada uma dessas mentiras pode soar absurda, mas raramente discernimos como padrões mentais, porque elas se tornaram nossos padrões normais de pensamento.

Para identificar as raizes de uma mentalidade, pergunte

1) Esse pensamento se alinha com o ensinamento de Cristo?

2) Esse estilo de vida está me levando mais perto ou mais longe de Deus?

Assim você saberá se vem de Deus.

A estratégia de Jesus para combater as táticas de Satanás era responder com a verdade de Deus. Ele não cogitou alimentar os pensamentos do diabo.

Depois de remover as mentiras da sua vida, convide a verdade de Deus para ocupar seu lugar.

As feridas de Cristo fornecem cura. Ele pagou o preço pelos nossos pecados. Nós experimentamos Seu avanço e vivemos a liberdade que Ele comprou.

Cp 8 – fechando as quatro portas

Quando o Sozo começou em 1987, a única ferramenta que sabíamos usar era os 10 passos para a liberdade de Pablo Bottari, mas desenvolvemos as Quatro Portas, uma ferramenta para identificar fortalezas na vida de uma pessoa e trazer a libertação necessária da escravidão demoníaca.

As portas são: medo, ódio / amargura, pecado sexual e ocultismo, são essas entradas na vida de uma pessoa no reino demoníaco.

Em uma sessão Sozo, os ministros usam as 4 portas para ajudar a identificar o pecado na vida de uma pessoa.

  • Porta do medo, pode-se encontrar a preocupação, incredulidade, necessidade de controle, ansiedade, isolamento, apatia, vícios. Se um cliente se debater com algum desses problemas, o ministro Sozo se associa ao Espírito Santo para que renuncie aos laços, peça perdão e receba a verdade.
  • Porta do ódio/amargura: falta de perdão, inveja, fofoca, calúnia, raiva e baixa autoestima. Descobrimos que a falta de perdão se manifesta por amargura ou ferida, quando elas se apegam a raiva, é um convite para a fortaleza demoníaca. Embora as vezes possa ser difícil perdoar, recusar-se a faze-lo leva frutos negativos em nossas vidas diárias e a sermos cativos a uma cela de prisão feita por nós mesmos.
  • Porta do Pecado sexual: adultério, pornografia, fornicação, indecência, abuso, fantasia e estupro. Outro perigo de se envolver em pecado sexual é a formação de laços de alma, através deles, formam-se apegos espirituais e emocionais. No casamento, esses laços formam conexões saudáveis que criam intimidade física e emocional.
  • Porta do ocultismo: astrologia, adivinhação, cartas de taro, reuniões mediúnicas, maldições, manipulação. O interesse em práticas ocultistas permitiu que o demônio forme um lar dentro da pessoa.

 

Depois de fechar as 4 portas, o ministro Sozo pede que o cliente verifique com o Espírito Santo para garantir que não há mais nada a ser tratado. Se nada for revelado, as portas serão fechadas.

Cp 9 – mudando atmosferas

Quando ignoramos a verdade de Deus e satanás, céus, inferno, anjos e demônios, nós acreditamos que somos mestres do nosso próprio destino.

Ao ignorar a presença de Deus, nós tornamos vulneráveis ao mal.

Você já entrou e um lugar e de repente sentiu física, emocional ou espiritualmente diferente? Isso é a mudança de atmosfera, ela pode ser transmitida de pessoas, lugares ou regiões e influenciam no modo como você pensa, sente ou se comporta.

Como cristãos, é nosso trabalho dissiparmos as trevas e sermos a luz que Jesus nos chamou para ser neste mundo.

As atmosferas mais difíceis de se identificar são aquelas que padecem normais para nós.

Uma Fortaleza é quebrada através do processo de perdão, arrependimento e renúncia.

Cp 10 – deslocando o espírito da orfandade

Quase imediatamente após a queda no Éden, o fruto desse espírito orfao resultou um ciúme, culminando em Caim assassinando seu irmão Abel. Na sociedade contemporânea, com o rompimento da família nuclear, grandes quantidades de pessoas não apenas estão alienadas de Deus, mas também são cidadãs sem o cuidado amoroso e a segurança de seus pais biológicos.

O que seria o espírito de adoção de Cristo? E quando o pai adota espiritualmente seus filhos e filhas. É o que recebemos quando entramos no Reino aceitando o sacrifício de Jesus por nós na cruz.

 

Podemos capacitar o mundo para superar a mentalidade orfã, experimentando experiências individuais profundas de conexões com o Pai. Imagine um mundo conectado ao Pai e preenchido com uma restauração de identidade, paz e alegria.

O processo de identificar, renunciar e substituir o espírito órfao segue um processo semelhante ao de renunciar a uma mentira.

Alguns possíveis pensamentos: eu estou sozinho, e o sucesso dos outros me incomoda, eu sou indesejado, tenho que cuidar de mim mesmo, eu não eu digno, eu só tenho valor quando sou um sucesso, eu aproveito dos meus relacionamentos para meu benefício.

Cp 11 – vivendo em equilíbrio saudável

Ao trabalhar com clientes ao longo dos anos, descobrimos que ofensas não resolvidas podem desencadear nossas emoções, muitas vezes irracionalmente, em determinadas situações.

Quando Jesus e os discípulos estavam em uma tempestade no barco: eles viram uma situação terrível, mas Jesus viu a oportunidade de liberar a paz de Deus, Ele sempre lhe dará a oportunidade de tornar boas as situações.

O Espírito que revela Sua glória, traz transformação. Ao nos encontrarmos com Sua presença, nos tornaremos mais semelhantes a Ele. Tomar tempo para o nosso crescimento é benefícios.

Cp 12 a arma da obediência, como as pessoas preservam os avanços que recebem

Obediência é seguir as exigências de uma lei ou pessoa de autoridade, mesmo num contexto em que algumas autoridades não inspiram nossa confiança.

Jesus se submeteu a vontade do Pai mesmo quando isso o levou ao sacrifício. Sua vida demonstrou um contínuo ato de servidão. Alcançar seu nível de obericiencia é o objetivo de todos os cristãos.

A submissão é a única maneira de superarmos as estratégias do inimigo. O pastor Kris Valloton da igreja Bethel afirma que o diabo foge de batalhas difíceis porque não tem os frutos do Espírito, especificamente a paciência.

Acreditar na fidelidade de Deus te impulsiona.

E sempre benéfico ter pessoas em quem podemos confiar e nos submeter.

Conclusão

Adquirir saúde física, espiritual e emocional leva tempo.

Se você está interessado em agendar uma sessão, acesse www.bethelsozo.com

Você não é mais escravo do pecado. Por causa do sacrifício de Cristo, você foi feito herdeiro de Deus. Tudo o que você precisa já foi comprado.

 

sarahjsena

sarahjsena

Pedagoga e mestre em psicopedagogia pela Espanha, tem experiência há 10 anos com atendimentos individualizados com crianças, atuei na Secretaria de Educação há 7 anos com pessoas com deficiência.

Deixe uma resposta