Educação Infantil e fundamental
Educação Especial
Educação de jovens e adultos

Você já parou para pensar que esses três públicos desejam o mesmo, mas que trabalharemos de acordo com as características de cada grupo e indivíduo para alcançá-las?

 

Criei esse espaço para compartilharmos ideias e materiais.

 

Independente da idade, limitação física / cognitiva (lembrando que todos nós estamos em constante mudança, então, todos nós temos deficiências) e história de vida, nossos alunos têm um grande potencial, e isso será manifestado com a mediação e incentivo de um professor.

 

Alfabetizar significa ajudar alguém a ler e escrever. Quando nos dispomos a ensinar algo a alguém precisamos partir do pressuposto que essa pessoa tem algum conhecimento prévio, ou seja, antes de ensinar, vamos estudar nosso estudante. O que eles gostam? O que eles querem aprender? O que eles já sabem?

 

Com essas respostas, você poderá desenvolver diferentes atividades e estratégias de ensino, pois pedir que um adulto veja um vídeo de desenho animado, colorido, com animais e músicas não despertará o interesse dele.

Esses passos ajudarão para todas as faixas etárias:

 

1º passo: Apresente o alfabeto com destaque nas vogais, pois são a partir delas que poderemos trabalhar os sons das sílabas.

 

2º passo: Em um quadro ou papel, escreva palavras simples e curtas, como pato, dedo, pipa, copo, boca… E pode começar a trocar as consoantes para ver que formam outras palavras, por exemplo: Pato -> Gato -> Mato -> Jato -> Rato. Viu quantas palavras? E já pode aproveitar para reforçar os conceitos de cada uma delas com seu estudante.

 

3º passo: Escolha temas interessantes e que sejam comuns para o estudando, como a família, alimentação, esporte, natureza, diversão, datas importantes e novidades.

 

4º passo: Por que alguém precisa ler? Pense quais são as vantagens que temos ao saber ler e compartilhe com seu estudante.

 

5º passo: Desperte o desejo pelo aprendizado usando materiais que sejam de interesse do aluno, aqui na internet você encontrará uma infinidade de possibilidades, como jogos com fichas de papel podem ser feitos material reciclado, jogos de madeira, jogos online, palavras cruzadas, jogos da memória, imagem e ação com desenho, ditado valendo alguma recompensa… Use a sua imaginação!

 

E você, que é responsável / amigo / professor de alguém que está aprendendo a ler e a escrever, quais outras estratégias você possui?