Resumo do Livro “Aliviando a bagagem” de Max Lucado
http://www.palavrapreexistente.com.br/arquivos/conselhos/AliviandoaBagagem-MaxLucado.pdf
LIDO EM ABRIL 2013
Todos nós arrastamos fardos para os quais não fomos feitos. Medo, preocupação e descontentamento. Com o Salmo 23 como guia, larguemos alguns destes carregamentos para os quais não fomos feitos.
Não sei como viajar sem bagagem. Você também não é conhecido por carregar alguma bagagem?
“Vinde a mim”, Ele convida, “todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).
Se nós lho permitirmos, Deus tornará mais leve o nosso fardo.
Viajar sem bagagem significa confiar a Deus as cargas para as quais você não foi destinado. Por aqueles que você ama, aprenda a depor a carga. E por amor ao Deus que você serve, faça o mesmo. Você sabe, ele quer usar você. Porém, como poderá fazê-lo, se você está exausto?
Quando um pai vê o filho de cinco anos tentando puxar da esteira rolante a mala da família, o que ele diz? O pai dirá ao filho o mesmo que Deus está dizendo a você.
“Largue isto filho. Eu a carregarei”. O que você acha de aceitarmos o oferecimento de Deus?
Por que Davi escreveu o Salmo 23? Para edificar nossa confiança em Deus… para recordar-nos quem Ele é.
Deuses como…
Um gênio na garrafa. Conveniente. genial. Precisa de um lugar no estacionamento, uma data, um gol marcado ou perdido? Tudo o que você faz é esfregar a garrafa e puf – é seu. E, o que é ainda melhor, este deus volta para dentro da garrafa depois de fazê-lo.
Um doce vovô. Tão coração-mole. Tão sábio. Tão bondoso. Porém muito, muito, muito velho. Vovôs são ótimos quando estão acordados, mas costumam dormitar involuntariamente quando se precisa deles.
Um pai ocupado. Parte na segunda, retorna no sábado. Um monte de viagens e reuniões de negócios. Contudo, ele aparecerá no domingo. Então ponha tudo em ordem e pareça espiritual. Na segunda-feira, seja você novamente. Ele nunca saberá.
Já teve estas concepções de Deus?
Adonai significa Senhor. Yahweh é o nome de Deus, Ele nunca deu uma definição da palavra Yahweh.
Yahweh, então, parece significar “Eu sou” e “Eu causo”. Deus é “Aquele que é” e “Aquele que causa”.
Ele declara Eu Sou e nada mais.
“Tu és o que?”, desejamos perguntar. “EU SOU”, replica Ele. Deus não precisa de nenhuma palavra descritiva, porque Ele nunca muda. Deus é o que é. Ele é o que sempre foi. Sua imutabilidade motivou o salmista a declarar: “Mas tu és o mesmo” (Sl 102.27).
Embora Deus crie, Ele nunca foi criado. Embora faça, Ele nunca foi feito. Embora cause, Ele nunca foi causado.
. Câncer não o preocupa, e cemitérios não o perturbam. Ele estava aqui antes que eles surgissem. Ele estará aqui depois que eles houverem passado. Ele é incausado.
Filósofos podem debater o significado da vida, mas você precisa de um Senhor que possa declarar o sentido da vida.
Perigo da autoconfiança…
Tudo o que eu precisava era desculpar-me, mas tinha de discutir.
Tudo o que eu precisava fazer era ouvir, mas tinha de abrir minha boca grande.
Tudo o que eu precisava fazer era ser paciente, mas tinha de tomar o controle.
Tudo o que eu tinha de fazer era entregar a Deus, mas tentei consertar eu mesmo.
Nós humanos gostamos de fazer as coisas do nosso modo.
Esqueça o modo fácil. Esqueça o modo comum. Esqueça o modo melhor. Esqueça o modo de Deus. Queremos fazer as coisas do nosso jeito.
E, de acordo com a Bíblia, é exatamente este o nosso problema. “Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu próprio caminho” (Is 53.6).
Ovelhas são tolas! Conhece alguém que ensinou sua ovelha a dar cambalhotas? Já assistiu a um show de circo apresentando “Mazadon e sua ovelha saltadora”? Não. Ovelhas são simplesmente tolas demais. E indefesas. Elas não possuem presas ou garras. Elas não podem mordê-lo nem correr mais que você.
Entretanto, quem percebe quando a ovelha de Deus aparece? Quem nota quando a ovelha canta, fala, ou atua? Apenas uma pessoa percebe. O pastor. E para Davi, é precisamente este o ponto principal. E o modo como ele cuidava das ovelhas lembrou-lhe o modo como Deus cuida de nós.
A prisão do querer, fardo do descontentamento:
Nenhuma prisão é tão populosa, nenhuma é tão opressiva, e, além disso, nenhuma é tão permanente. A maioria dos ocupantes nunca sai. Eles nunca escapam. Nunca são soltos. Eles cumprem uma sentença de vida nesta abarrotada e mal-provida instituição.
O nome da prisão? Você o verá na entrada. Em forma de arco-íris, acima do portão, seis letras em ferro fundido expressam-lhe o nome: QUERER
A prisão do querer. Você tem visto seus prisioneiros. Querem apenas uma coisa. Um novo emprego. Uni novo carro. Uma nova casa. Um novo cônjuge. Eles não querem muito. Querem apenas um.
E quando eles tiverem “um”, serão felizes. Quando eles tiverem “um”, sairão da prisão. Então acontece. O cheiro de carro novo passa. O novo emprego fica velho. O vizinho compra uma televisão maior. O novo cônjuge possui maus hábitos. As expectativas goram, e antes que se perceba, outro ex-condenado quebra a liberdade condicional e retorna à Cadeia.
Pense por um momento nas coisas que você possui. Pense na casa que você tem, no carro que você dirige, no dinheiro que você guardou. Pense nas jóias que você herdou, nas ações que você negociou e nas roupas que você comprou. Visualize todos os seus bens, e deixe-me dizer-lhe duas verdades bíblicas.
Seus bens não são seus. Pergunte a qualquer juiz investigador de artes suspeitas. Pergunte a qualquer embalsamador. Pergunte a qualquer diretor de casa funerária. Ninguém leva nada consigo.
Jesus avisou: “A vida de qualquer não consiste na abundância do que possui” (Lc 12.15). Deus não conhece você como o companheiro com o terno elegante, ou a mulher com a casa grande, ou a criança com a bicicleta nova. Deus conhece o seu coração.
O contentamento vem quando podemos, honestamente, dizer como Paulo: “Já aprendi a contentar-me com o que tenho… Estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância quanto a padecer necessidade” (Fp 4.11,12).
Como você completaria a frase: “Serei feliz quando”? Quando eu for curado. Quando eu for promovido. Quando me casar. Quando eu ficar solteiro. Quando eu for rico. Como você completaria esta declaração? Se você tem o Pastor, você possui graça para cada pecado, direção para cada curva, luz para cada canto, e uma âncora para cada tempestade. Você tem tudo o que precisa.
Certa vez um homem foi pedir conselho a um pastor.
Ele achava-se no meio de um colapso financeiro. “Perdi tudo”, lamentou ele.
“Oh, estou tão triste por você ter perdido a sua fé”.
“Não, corrigiu o homem, “não perdi a minha fé”.
“Bem, então sinto muito por você ter perdido o seu caráter”.
“Eu não disse isto”, tornou a corrigir ele. “Ainda tenho o meu caráter”.
“Que pena você ter perdido a sua salvação”.
“Não foi isto o que eu disse”, objetou o homem. “Não perdi a salvação”.
“Você tem a sua fé, o seu caráter, a sua salvação.
“Parece-me”, falou o ministro, “que você não perdeu nenhuma das coisas que realmente importam”.
Eu lhe darei descanso…
A insônia atinge todas as idades. Nossos corpos estão cansados.
Em 1910, os americanos dormiam nove horas por dia; hoje, dormimos sete, e sentimonos orgulhosos disto. E estamos cansados por causa disto. Nossas mentes estão cansadas. Nossos corpos estão cansados. Porém muito mais importante, nossas almas estão cansadas.
Apenas uma outra criatura tem tantos problemas quanto nós, sobre o descanso. Não os cachorros. Eles cochilam. Não os ursos. Eles hibernam. Os gatos inventaram a soneca, e o bicho preguiça descansa vinte horas por dia. A maioria dos animais sabe como descansar. Mas as ovelhas não dormem, a não ser que tudo esteja muito bem e tranqüilo, ou melhor dizendo, perfeito.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas” (Sl 23.2).
Quem é o ativo? Quem está no comando? O pastor. O pastor escolhe a trilha e prepara a pastagem. O trabalho da ovelha -nosso trabalho -é olhar para o pastor. Com os olhos em nosso Pastor, seremos capazes de tirar uma soneca.”Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti” (Is 26.3).
Mude seu foco e relaxe!
Repita comigo estas palavras: Não é minha ocupação cuidar do mundo. Na longa caminhada, devemos nos empenhar para de vez em quando fazer menos.
Para um campo produzir frutos, ele deve ocasionalmente descansar sem cultivo. E para que você seja saudável, deve descansar. Diminua o ritmo, e Deus curará você. Ele trará descanso à sua mente, ao seu corpo, e, acima de tudo, à sua alma. Ele conduzirá você por verdes pastos.
E se… pg 38