Conteúdo BíblicoResumos de livros

Livro Resumo “O imensurável amor de Deus”

By julho 31, 2018agosto 3rd, 20212 Comments

O imensurável amor de Deus – Floyd Mccluing Jr.
Lido em: Fevereiro 2012

– Não existe nenhum nível da sociedade que está imune à dor dos relacionamentos partidos.
– As pessoas por não conhecerem um pai humano bondoso e atencioso, mostram uma visão distorcida do pai celestial, muitas vezes por conta de uma experiência negativa na infância.
– Outras pessoas têm dificuldade para se relacionar com Deus porque foram criadas para respeitá-lo, como se “Pai” fosse falta de reverência.
– Podemos nos perguntar como é Deus, se é que existe um para as pessoas que não o conhecem, mas o que devemos saber é que Ele se parece com Jesus (Jo 14:9).
– Deus tem tempo para nós, Ele se preocupa com as pequenas coisas. Sempre esteve presente, principalmente em nossos momentos de mágoas e frustrações.
– As experiências passadas intensificam nossas reações, quando Deus tenta chegar até nós.
– As crianças ouvem constantemente palavras sobre a importância e o valor das coisas, mas coisas simples como Eu te amo não são ditas.
– A maior demonstração de amor do coração paterno de Deus revela-se na sua atenção aos detalhes da nossa vida.
– A maioria das pessoas tenta esquecer os momentos mais difíceis e dolorosos, mas Deus não, pois Ele estava lá no controle da situação. Diferentemente de nosso pai humano, Deus está conosco 24h.
– Deus é o nosso Pai verdadeiro. Não podemos viver de ressentimentos de nossos pais humanos.
Vivemos numa sociedade voltada para o desempenho, parece que nossos pais nos amam por algum resultado, diferentemente do nosso Pai Celestial, que nos ama incondicionalmente.
– Deus deseja curar nossas feridas emocionais, Ele sofreu por mim e por você.
– Os sentimentos de inferioridade não são desculpa para a desobediência. A autoridade advém do caráter, da obediência e da unção de Deus.
– Não existe problema de independência ou inferioridade que não possa ser resolvido mediante uma humildade maior, e maior quebrantamento de vida.
– É preciso se desatar da preocupação do que os outros pensam de nós, o que importa é agradar a Deus. O temor de Deus é o ódio do pecado Pv 8:13
– Ter o temor de Deus significa amar a Deus, de tal maneira que a pessoa odeie tudo o que Ele odeia. E isto vem de estarmos perto de Deus, pois assim saberemos o engano, a opressão e a força destruidora do pecado, e por isso nós o odiaremos.
– Não temos de viver em dor emocional permanente, Jesus sofreu em nosso lugar, não temos de carregar nossas próprias férias a vida toda. Podemos receber a cura e ser libertos para viver e desfrutar a alegria do imensurável amor paterno de Deus.
– Não é porque a Bíblia nos chama de pecadores que nos rejeita, pelo contrário, Ele nos mostra o nosso problema mais básico e a forma de vencê-lo.
– Passos para que Deus cure nossas feridas:

1) Reconheça a necessidade: Não pense que você é uma exceção! Deus espera que você tome uma iniciativa de humildade, sinceridade e honestidade. Se o pecado for secreto, confesse-o a Deus, se for particular, peça perdão à pessoa e se for público, peça perdão ao grupo.
2) Confesse as emoções negativas: O processo de amontoar emoções não identificadas e não comunicadas produz conseqüências trágicas, como úlcera até o suicídio.Podemos crescer fisicamente, mas ficar emocionalmente imaturos. Jesus é o maior interessado em nossos sentimentos, Ele nos ama e quer nos conhecer. Desabafar com amigos de confiança também é interessante, porém estes precisam nos amar ao ponto de nos alertar ao erro.
3) Perdoe aqueles que o magoaram: O perdão é um processo, até que a dor desapareça, não um ato único. Pense no quanto Deus nos perdoou, foram várias vezes não é mesmo? Por isso, perdoe quanto necessário for! Quanto maior a ferida, maior o perdão.
4) Receba perdão: Podemos ser muito duros conosco e com os outros, e por isso é importante confessar o pecado ao Pai, que sempre nos receberá de braços abertos. Temos que nos humilhar diante dEle.
5) Receba o perdão do pai: O nosso vazio pode ser preenchido apenas por Deus. Para receber o amor dEle, precisamos passar tempo em Sua presença, que seja cantando, falando ou pensando nEle.
6)  Pense os pensamentos de Deus: Todos nós temos pensamentos negativos ao nosso respeito, mas isto deve ser quebrado. Quando ocorrer, devemos mencionar algo positivo, acompanhado com um versículo bíblico, como Fp 4: 13. A causa mais comum da depressão são os pensamentos depreciativos ou de reprovação contra nós mesmos.
7) Persevere: Não precisamos de fé para fazer o possível. Ele é o Deus dos novos começos, tem prazer em nos perdoar e dar outra oportunidade, basta nos humilharmos e fugirmos das tentações.

– Ferida, que carece de cura, é diferente de pecado, que requer perdão. Enquanto você não assumir total  responsabilidade pelas próprias atitudes e ações, a cura é impedida.
 O trabalho feito para Deus não pode ser uma compulsão para provar algo a nós mesmos ou por causa de uma necessidade de ser alguém.
– Onde não desfrutamos de confiança, não temos autoridade.
– Todos os problemas de desunião podem ser resolvidos mediante maior humildade e perdão.
– A medida que amamos, aceitamos e perdoamos uns aos outros, como irmãos em Cristo, o amor de Deus flui através de nós para que nos curemos mutuamente. É a graça de Deus, o seu amor não merecido, que faz tudo isso por nós. Não temos toda essa capacidade de nos amar, mas Deus no ensina.
– Deus muitas vezes fará as coisas por intermédio das pessoas, mas Ele é a fonte, e as pessoas são os canais.
– Nosso Pai Celeste não deseja simplesmente libertar-nos da dor de feridas passadas, Ele almeja também levar-nos à maturidade espiritual e emocional.

Pg 62

sarahjsena

sarahjsena

Pedagoga e mestre em psicopedagogia pela Espanha, tem experiência há 10 anos com atendimentos individualizados com crianças, atuei na Secretaria de Educação há 7 anos com pessoas com deficiência.

2 Comments

Deixe uma resposta