Conteúdo BíblicoResumos de livros

Livro Resumo – O poder secreto do jejum e da oração de Mahesh Chavda

By junho 6, 2018agosto 3rd, 2021No Comments

Livro resumo – O poder secreto do jejum e da oração  de Mahesh Chavda

Lido em dezembro de 2016

Introdução

O jejum era uma prática cristã normal, mas durante a maioria da minha experiência cristã, tem estado ‘fora de moda’. Muitos procuram soluções rápidas e fáceis para seus problemas; por espiritualidade instantânea sem que haja disciplina ou sacrifício. Temos alimentos instantâneos, aprovação de crédito instantânea.

Embora reconheça­mos a importância da oração, temos dificuldade em orar constan­temente. A confissão número um que eu tenho ouvido de cristãos que vão à igreja ao longo dos meus 30 anos de ministério, é que as pessoas não conseguem orar regularmente. É mais fácil fazer qual­quer outra coisa do que orar.

Sobre as experiências  difíceis: em meio a toda aquela penúria, compreendi que o Senhor havia me levado para aquele lugar, segundo a Sua soberana vontade a fim de ensi­nar-me sobre a Sua maravilhosa pessoa.

Quando examinava a passagem onde Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim”, em João 14:6, as escamas da cegueira caíram dos olhos daquele ferrenho guerreiro hindu de alta casta e tão orgulhoso de suas traduções. Estive sempre em busca da verdade e, de repente, entendi que Jesus Cristo era, e é, a Verdade. Todavia, apesar da­quela maravilhosa revelação, eu não O recebi como meu Senhor e Salvador imediatamente.

Se ousasse confessar a Cristo, sabia que seria rejeitados por toda a minha família, incluin­do a minha mãe, minhas irmãs e irmãos. Sem dúvida, perderia também toda posição e regalias que possuía no mundo hindu.

Meu querido irmão, quando você estiver em guerra espiritual através de oração, louvor, adoração e jejum, pos­so garantir que o inimigo insurgirá com dificuldades e obstáculos espirituais no seu caminho.

Capítulo 2 – JESUS, 0 NOSSO MAIOR EXEMPLO

Você é um discípulo de Jesus? De acordo com Sua palavra, você e eu somos comissionados e ungidos para seguir os Seus passos como “envia­dos” ao mundo. É impossível, ao lermos as Escrituras Sagradas, não captarmos a vastidão de Seu amor ao homem caído.

Eu, sinceramente, louvo a Deus pela vida de nosso querido irmão Billy Graham, por Charles Finney, John Wesley, Martin Luther King e tantos outros intrépidos no Senhor, todavia eles não são o padrão, o qual devemos almejar. Esta honra esta reservada somente para o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Tenho certeza de que estes homens concordariam comigo. O meu maior dese­jo nestas páginas é fazê-lo ver com a maior clareza possível o exem­plo que temos para ser imitado em Cristo Jesus, tanto em vida, quanto em chamado e ministério.

Satanás procurou tentar Jesus com as três maiores tenta­ções que ele sempre usou contra o homem:

Primeiro: Ele questionou a identidade do Senhor como o Filho de Deus e tentou levá-Lo a usar o Seu poder em benefício próprio em sua sugestão de transformar pedras em pão e satisfazer a Sua fome.

Segundo: O diabo tentou o Senhor a tomar para si a autori­dade e glória de todos os reinos deste mundo. Se assim o Senhor fizesse, o diabo teria alcançado o seu objetivo: ser adorado.

Terceiro: Satanás novamente questionou a identidade do Senhor usando citações das Escrituras para seduzi-Lo a se lançar do penhasco, colocando assim, Sua confiança nos anjos para salvá­-Lo. Esta atitude novamente tinha como objetivo fazê-lo provar al­guma coisa. Jesus, no entanto, derrotou o tentador todas as vezes usando a palavra de Deus, sempre dizendo: “Está escrito. “

O deserto, este é o lugar onde Deus quer que todos nós, Seus filhos, se movam. Muitos de nós funcionam no nível de estar cheios do Espírito e firmemente acreditam que o estar cheio do Espírito Santo é simplesmente maravilhoso.

Jesus Cristo nos mostrou o caminho e, pessoalmente, foi modelo para nós. Ele nos demonstrou que o estar cheio do Espírito em si não nos faz aptos para estarmos funcionando na plenitude de Seu chama- do em nossas vidas. Precisamos estar dispostos a nos submetermos à disciplina do Espírito e, a partir daí, o Senhor tratará conosco em pontos cruciais de nosso ser, como: a vida de ora­ção, jejum e habilidade no manejar da Palavra de Deus. Uma vez sendo tratados nestas áreas, estaremos plenamente funcionando no poder do Espírito Santo.

O meu desejo é que você compreenda que o jejum leva o poder do Espírito em nossas vidas a ser liberado. Todavia, Ele facilitará o livre fluir do Espírito Santo de Deus através de Você dissolvendo e removendo tudo aquilo que não tem nada a ver com Cristo em sua vida.

Uma vez que nossas armas (e portanto, a nossa vitória) não são encontradas no domínio natural da “carne e do sangue”, o nosso inimigo, Satanás, fará de tudo para nos arrastar para uma batalha e um combate de atmosfera natural e carnal. A maneira mais efetiva para mim e para você colocar a nossa carne em seu próprio lugar e andar em Espírito é jejuar e orar. Se o Filho de Deus jejuou e orou em “busca” de vitória em Seu ministério terreno, por que eu e você deveríamos pensar que estamos isentos destas coisas?

A única pré-condição para que o Espírito seja derramado é que sejamos um povo disposto a ter a visão do Senhor e a pagar o preço através da oração e jejum.

Capítulo 3 – AS TRANSFORMAÇÕES E OS BENEFÍCIOS DO JEJUM

Isaías 58 é um dos melhores capítulos da Bíblia no que diz respeito a este assunto. Existem pelo menos 12 benefícios específi­cos do “jejum que Deus escolheu” listados nessa passagem:

  1. Revelação
  2. Cura e integridade
  3. Justiça
  4. A presença da Shekinah de Deus
  5. Orações respondidas
  6. Direção da parte do Senhor
  7. Contentamento
  8. Refrigério
  9. Força
  10. Encorajamento
  11. Futuras gerações serão levantadas
  12. Restauração

 

Demônios não podem ficar por perto por muito tempo quando uma pessoa jejua. Isto se deve ao fato de que o jejum diante do Senhor cria uma atmosfera completamente diferente, propiciando assim, o “fluir” mais fácil do Espírito Santo de Deus e o repelir de forças e espíritos malignos.

A Palavra de Deus nos diz, de maneira bem cla­ra, que determinadas  “castas” não serão expulsas com um simples comando em nome de Jesus elas não sairão exceto, através da oração e do jejum.

 

Capítulo 4 – QUAL É A NATUREZA DE SEU MINISTÉRIO


Oskar Schindler foi um homem de negócios e um nazista que intentava construir um império social e financeiro para si mes­mo em virtude da exploração daquela caótica ocasião de guerra. Schindler não teve sucesso em seus negócios antes ou depois da guerra, mas durante aquele terrível confronto ele se envolveu pes­soalmente no resgate de mais de 1.200 judeus, cujas vidas e linha­gem seriam extintas para sempre nos fornos ou câmaras de gás dos campos de extermínio nazista.

De alguma maneira, este homem de negócio teve o seu co­ração tocado. O seu sistema de valores foi completamente trans­formado e, como resultado, começou a direcionar a sua fábrica de munição para um negócio voltado a resgatar vidas. Um por um, Oskar fez com que judeus refugiados e prisioneiros fossem trans­feridos para a sua fábrica de munição como “escravos” e, proposi­talmente, ordenava seus trabalhadores fabricarem munições com defeitos. Com o tempo, a situação econômica no país se tornou desesperadora. Schindler começou, então, vender seus bens pessoais e arriscar a sua própria vida na compra de vidas de mais judeus para livrá-los da morte nos campos de concentração. Finalmente, como as forças aliadas começaram a entrar nas fronteiras alemãs libertando a Europa, Schindler, ainda oficialmente considerado um membro do partido nazista, foi forçado a abandonar a Alemanha.

Qual é a natureza do seu chamado? – Sem sombra de duvida é ser igual a Jesus em palavras e feitos. O primeiro passo para o sucesso e talvez o mais difícil é o caminho para a verdadeira humilhação.

Capítulo 5 – HUMILDADE: A POSIÇÃO DE TRIUNFO

A Igreja só será capaz de operar na plenitude do Espírito Santo quando os seus membros viverem na plenitude de Deus em suas vidas. Como obter graça? – Nos humilhando. Provérbios 3:34 diz que Deus “…dá a sua graça aos humildes. “

Se formos capazes de viver nesta atmosfera de genuína hu­milhação, Deus, a Seu tempo, nos exaltará. O problema nos Esta­dos Unidos e em vários países ocidentais é que nosso estilo de vida diária, sempre voltado para a cultura do prazer, produz as pessoas mais impacientes do mundo. Nós temos sido, através das décadas, cuidadosamente ensinados pelo “marketing” a esperar a gratificação instantânea.

Para sermos vitoriosos e triunfantes temos, primeiramente, que aprender a nos posicionarmos em tempo de aflições e crises. Infelizmente tenho observado um triste fato. Muitas pessoas que passam por situações dolorosas encontram mais simpatia no mun­do do que no Corpo de Cristo.

Quando dispusermos a nos humilharmos diante de Deus, o nosso único desejo deve ser buscar a Sua face e não meramente as Suas mãos em busca de dádivas.

Siga o caminho do arrependimento e do triunfo

Todos nós temos hábitos e padrões de pensamentos que pre­cisam ser tratados. Todos possuímos fraquezas e pecados que ten­dem a nos derrotar e fazer com que situações difíceis se tornem ainda piores.

Muitos de nós lutamos contra a depressão; outros, constantemente, são fragilizados com seus temperamentos difíceis. Quase todo pai com quem tenho conversado, admite que muitas vezes tem ficado nervoso e tem até cometido a injustiça com seus filhos. Depois se corroem em remorso.

Precisamos declarar, como o rei Josafá em 2 Crônicas, que somos incapazes e carentes de Sua Graça. Este tipo de oração nos leva à purificação. Precisamos também orar constantemente: “Se­nhor, sonda-me, lança a Sua luz nas trevas da minha vida para que, a todo o momento eu possa desfrutar de íntima comunhão Contigo”.

Capítulo 6 – AS DUAS CAUSAS DE ACIDENTES NO MINISTÉRIO

Bonnie em um pronunciamento: “Eu espero que você esteja como eu: faminto do Deus vivo. Ultimamente tenho percebido que existem três grupos de pessoas distintas. O primeiro grupo consiste daquelas que vivem inteiramente absorvidas no stress e na correria de nosso tempo. O segun­do é formado por aquelas que vivem como meras espectadoras neste mundo e o tempo todo dizem: ‘ó, meu Deus, que vamos fazer?’

“Espero que você esteja incluído no terceiro grupo de pes­soas as quais estão sempre contemplando o Senhor e dizendo: ‘Senhor, eu quero conhecer o Seu coração e estar no centro da Sua vontade!’ – Irmãos eu quero encorajá-los, pois, estamos vivendo um momento crucial na historia do povo de Deus. O Senhor há de derramar muito de Seu óleo fresco em nossas vidas nestes dias”.

Irmãos, estejam certos de uma coisa: a menos que sejamos capazes de combinar a nossa oração com o jejum, certas vitórias nunca serão alcançadas em nossas vidas ou na vida daqueles que amamos.

 

Precisamos ter a nossa fé mesclada com a nossa obra; tudo neste mundo e no porvir é medido pelos frutos que somos capazes de gerar.

 

É provável que em algum ponto em sua vida e ministério, você tenha se sentido desfalecido, desanimado ou até mesmo ame­açado diante de terríveis obstáculos. Seja qual for o motivo de tal situação: ataque maligno, falta de perdão ou pecado, tal problema estará sempre “borbulhando” em sua vida. Você não será capaz de se mover, a menos que realize a combinação da oração e do jejum. .Eu tenho aprendido que, quando fazemos isto em momentos ferre­nhos de ataques de nosso inimigo, é como se jogássemos uma “bom­ba nuclear” em seu arsenal espiritual. Imagine que você esteja usan­do granadas de oração para destruir maciças montanhas de incre­dulidade, obstáculos ou obstruções demoníacas em sua vida e mi­nistério. Ao combinar as suas orações com o jejum, você lançará uma bomba de hidrogênio na montanha que está bloqueando o ministério que o Senhor lhe tem concedido. Eu não estou falando de uma ligeira mudança que esta combinação realiza. Pelo contrá­rio, o jejum auxiliará na intensidade e efetividade de suas orações. É por isto que precisamos conhecer o poder secreto do jejum e da oração tão enfatizado pelo Senhor nestes dias e uma crucial ferra­menta na proclamação do Evangelho às nações.

 

A única razão que nos faz capazes de arrepender genuinamente diante de Deus é, tão somente, a ação do Espíri­to Santo que nos dá a sua graça para fazê-lo.

Eu acredito que um estilo de vida disciplinado, voltado para o jejum e oração (individual e corporativo) é um elemento essencial na vida de um povo que deseja habitar na presença do Deus vivo. Carecemos aprender esta lição porque acredite-me, o toque de Deus em sua vida não pode ser comparado com nada nesta terra! A chave, portanto, para superar as duas causas de acidentes no ministério é a intimidade com Ele que nasce de uma vida de pessoal consagração ao jejum e oração.

 

Capítulo 7 – FLECHAS DE DOR, FLECHAS DE TRIUNFO.

Existe um preço que envolve o chamado e a unção de Deus em nossas vidas. Quando, finalmente, reconhecemos que nossas vidas não mais nos pertencem e que fomos comprados por um bom preço, tudo muda.

Em momento de aflição, saibam que tudo o que precisamos é uma palavra da boca do Senhor para nos restau­rar de toda lágrima e dor em nosso coração.

Como o Senhor dos senhores, e Rei dos reis descrito por João no livro de Apocalipse, Jesus é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre. Ele está disposto a fazer vingança por Seu povo Israel e por Sua Igreja com a espada de Sua boca e nos conduzir à plena vitória. Precisamos, contudo, de dois requisitos necessários para a vitória em qualquer batalha:

  1. Precisamos nos despojar de todo pecado e impurezas de nossas vidas através do sangue de Jesus.
  2. Precisamos estar dispostos a obedecer todo comando e seguir toda estratégia que o Senhor nos dá, tomando sempre cuidado para não desviarmos ou hesitarmos na realização da obra por causa de temor.

Certamente, algo de muito profundo acontece quando al­guém tem um encontro real com o Deus vivo. Eu costumo chamar isto de “entrega gloriosa”. Moisés viu a glória de Deus como nin­guém; João, Paulo e tantos outros, não puderam mais reter as suas vidas, mas pelo contrário, se entregaram inteiramente nos braços do Pai. Todos estes trouxeram através de suas vidas a glória, o governo e o poder de Deus do céu para a terra. Ora irmãos, uma vez conhecendo o sabor do céu, nada mais na terra será capaz de satisfazer a sua fome e sede de Deus.

Se você almeja conhecer a Deus e ver a Sua glória, saiba que isto implicará em um preço. Como Paulo, você terá que jogar por terra todo o seu conhecimento natural e se tornar como uma criança diante Dele. Você também será obrigado a assinar o seu próprio atestado de óbito para o mundo e tomar sobre si a cruz da obediência e, diariamente submeter a sua vida, a sua agenda e suas prioridades a Ele. Então, uma vez despojando-se dos trapos de imundícia da justiça própria e religiosidade vazia, Deus lhe concedera a Sua justiça e “novas credenciais” voltadas inteiramente para Seus planos.

Se estivermos dispostos a pagar o preço de buscar a Sua face em jejum e oração, estaremos assim, aptos a experimentar uma profunda transformação de vida e literalmente viveremos “ar­raigados” Nele e fortificados na força de Seu poder. Esta é a única maneira de lutarmos “o bom combate da fé”. Em momento de aflições saibam que muitos já caminharam à nossa frente e suas vidas brilham como exemplos da fidelidade e do poder de Deus em todas as situações.

Capítulo 8 – OS PIONEIROS DA ORAÇÃO E DO JEJUM

 

Onde existe oração e jejum, existe vitória no meio de dificuldades, milagres invadindo o impossível e permanente intervenção sobrenatural na vida da Igreja.

É bom frisarmos que não jejuamos para obter alguma coisa, mas para revigorar o nosso espírito diante de nosso Deus sobrenatural. O jejum desobstrui o “canal” que nos conecta com a unção de Deus, pois este tem a tendência de se corromper através do curso normal de nossa vida neste mundo decadente.

Faça do jejum uma parte regular de sua vida e permita que o Senhor venha tratar com aquelas áreas de sua alma que o bloqueia a viver uma vida plena no Senhor.

Procure, se possível, realizar seus jejuns em momentos que você não tenha que se preocupar com mais nada, mas somente estar diante da presença do Senhor.

Quando o seu corpo grita: “Eu estou com fome!” ‑Você tem o dever de dizer firmemente: “Cale-se e continue.” Todavia, não seja cruel com o seu corpo. Respeite-o, e uma vez domado, ele será de grande serventia no propósito eterno de Deus.

É indispensável a leitura da Palavra durante o período de jejum pois, com certeza, os ataques de satanás serão implacáveis nestes tempos e a batalha espiritual pode se intensificar muitíssimo. O inimigo de nossas almas odeia quando entramos em um propósito de jejum e oração, mas o nosso consolo é que a vitória é certa. Satanás, por muitas vezes, empreende os seus ataques em nossas mentes em forma de depressão, que nos leva a sensação de profundo peso e opressão durante os jejuns. Procure não se perturbar, mas somente persevere em oração e apenas resista aos ataques de satanás. Muitos questionam o porque de tais ataques tão intensos! Ora, você deverá esperar por eles, porque no jejum a sua posição é de ataque e de “franco atirador” contra o império das trevas. E uma vez atacado ele tentará retribuir, mas não se preocupe, tão somente “sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós.”

A “verdadeira arte” de jejuar com sabedoria é saber como começá-lo e como terminá-lo. Temos recomendado aqui o uso de saladas, sucos e algum tipo de iogurte, mas ninguém melhor do que você para descobrir o melhor alimento a ser usado durante ou no término de um jejum.

 

Capítulo 9 – ORAÇÃO CORPORATIVA E 0 AVIVAMENTO DO TEMPO DO FIM

Como muitos recrutas se alistam na aeronáutica ou marinha tão somente com o intuito de “viajar e ver o mun­do,” talvez muitos de nós temos abraçado o Evangelho para conse­guir um “ticket” que nos leve para fora do inferno. Se assim for, certamente temos em nossa caminhada com o Senhor, ignorado a visão pela qual fomos alistados no exército de Deus.

Conheço pessoas que dizem que foram chamadas pelo Se­nhor a pregar o Evangelho, a impor as mãos sobre os enfermos, a ensinar ou a evangelizar e rapidamente adicionam enfaticamente: “Mas eu não fui chamado para o ministério de intercessão.” A verdade em tudo isto é que não deveríamos estar ministrando a outros se não estamos gastando tempo diante de Deus em comunhão e intercessão.

Assim como a única estrutura que pode ser vista pelos satélites são as grandes muralhas da China, a única obra realizada por homens que Deus deseja ver quando olha para a terra é a grande muralha de oração que se estende por toda a terra.

A casa do Senhor é casa de oração. O Seu “endereço” é a oração (veja Mt 21:13; Is 56:7). Se você deseja estar com Ele, então você deverá encontrar-se com Ele em Sua casa. Jesus, em Seus dias aqui na terra, andou em meio a uma expressão vazia de religião, onde as pessoas faziam de tudo, menos orar. Eles com­pravam, vendiam, conversavam e até mesmo fizeram do templo uma extensão da rua e comercializavam as suas mercadorias ali. Quando o Senhor viu aquilo, a Sua proclamação foi: “A minha casa será chamada casa de oração!” Portanto, se queremos estar onde Deus está, precisamos estar no lugar da oração em conjunto, como Igreja.

Jesus foi, antes de tudo, um homem de oração. Toda e qual­quer reação ou resposta realizada por Ele em relação ao povo ou alguma situação que se desenrolava ao seu redor foi exclusiva­mente na direção recebida do Pai em oração! Ele, certa vez disse: “Em verdade, em verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma; ele só pode fazer o que vê o Pai fazendo, porque tudo o que o Pai faz, o Filho o faz igualmente. ” (Jo 5:19) A vitória de Jesus na cruz foi primeiramente vencida no lugar de oração no Getsêmane (Enquanto os discípulos dormiam).

A Harmonia na oração significa poder

Quando você se reúne com irmãos e irmãs para gastar tem­po em consistente, concentrada, e harmoniosa oração no Espírito, as coisas certamente mudarão. O Senhor transformará as suas pers­pectivas, o seu grau de resistência às tribulações, sua paciência e muitas outras áreas de sua vida. A oração corporativa, em conjunto ou como muitos também chamam oração de concordância, é uma ferramenta que traz disciplina de oração para a vida, para a parte local do Corpo de Cristo. Pedro foi liberado de sua prisão devido à soberania de Deus e às orações que estavam sendo feitas a seu favor! (Veja Atos 12:1-12). Foi também depois de um exten­sivo período de oração harmoniosa que o Espírito Santo caiu sobre aqueles que estavam reunidos no cenáculo no dia de Pentecostes (Veja Atos 2:1-4).

Você sabia que Deus libera uma autoridade especial sobre nós quando vários irmãos se reúnem conjuntamente em Seu nome para jejuar e orar? E esta autoridade tem poder para deslocar mon­tanhas! Com esta arma que nos foi dada, podemos quebrar toda e qualquer fortaleza diabólica em nossas vidas, famílias, igrejas e até mesmo cidades e nações! É isto o que acontece quando escolhemos concentrar as nossas energias de oração em um mesmo foco como se fosse um filete “de raio laser”.

Capítulo 10 – COMO LIBERAR A UNÇÃO APOSTÓLICA

O Senhor quer nos levar ao quebrantamento para que possamos, como Sua Igreja, transformar grandes quantidades de ouro bruto em preciosíssimas barras de ouro em forma de ardor apostólico para um apostolado efetivo. O padrão do Novo Testamento para liberação da unção apostólica é encontrado no livro de Atos.

Ele nos tem chamado para jejuar, orar e obedecer.

O Senhor nos tem convocado para a prática do jejum e da oração e para obedecer a Sua Palavra. Uma vez subjugando o nosso viver nesta prática Ele poderá liberar a unção apostólica em nossas vidas, em nossas igrejas e em nossos ministérios neste mundo. Possuindo a unção do alto o nosso ministério não será baseado em meros discursos mornos ou apáticos, não será tomado por nenhum temor, dúvida ou descrença. Pelo contrário, será profético, apostólico e capacitado a manusear a “espada de dois gumes” afiada que nos é concedida somente pelo Espírito Santo de Deus.

Como alguém disse, a oração é a cápsula que contém todos os dons de Deus concedidos a nós e, com todo respeito à palavra do Senhor, então podemos inferir que o jejum é a mola propulsora que levanta as nossas orações muito acima dos limites da terra e céus. O jejum fornece ao nosso espírito o vigor necessário que nos “catapulta” para um viver além da “gravidade” da carne. Você pode estar certo de que satanás teme esta santa combinação como nin­guém mais neste mundo. Saiba que toda vez que o povo de Deus ousa deixar de lado as suas diferenças e concepções pessoais o tempo suficiente para buscar a face do Senhor em jejum e oração como um só homem, com um só objetivo, em um só acordo, terrí­veis coisas estarão acontecendo no império das trevas. Enquanto isto sinais e maravilhas serão realizados pelo Senhor no meio de Seu povo.

O reavivamento e a “colheita” global nunca acontecerão a menos que estejamos pessoalmente envolvidos com o propósito eterno de Deus através da obediência à oração e ao jejum. O terre­no dos corações dos homens precisam ser preparados para receber a semente salvadora da palavra de Jesus. Isto apenas pode ser realizado previamente através da “prática” do amor e de joelhos, diante do Pai das luzes. À medida que entramos em combate, e de joe­lhos, Deus, por Sua vez, libera o Seu poder para a libertação dos cativos de satanás.

Muito freqüentemente, Deus estará trabalhando através de nós em um momento em que não estaremos sentindo exatamente nada, apenas para nos provar que Ele é o Senhor que faz a obra não eu e nem você. Em reavivamentos, a carne não é capaz de roubar a glória de Deus querendo fazer coisas que somente Deus pode realizar.

sarahjsena

sarahjsena

Pedagoga e mestre em psicopedagogia pela Espanha, tem experiência há 10 anos com atendimentos individualizados com crianças, atuei na Secretaria de Educação há 7 anos com pessoas com deficiência.

Deixe uma resposta