O poder secreto do jejum e da oração de Mahesh Chavda

Lido em dezembro de 2022

Quem foi o autor: Mahesh Chavda é o fundador e pastor sênior da All Nations Church em Charlotte, Carolina do Norte. Um evangelista internacional, Mahesh e sua esposa, Bonnie, levaram mais de 700.000 pessoas a Cristo em todo o mundo.

Para quem é o livro: publicado nos anos 2.000, para cristãos que desejam desfrutar do poder do Espírito Santo e da intimidade com Jesus

Ideia do livro:

O jejum era uma prática cristã normal, mas durante a maioria da minha experiência cristã, tem estado ‘fora de moda’. Muitos procuram soluções rápidas e fáceis para seus problemas; por espiritualidade instantânea sem que haja disciplina ou sacrifício. Temos alimentos instantâneos, aprovação de crédito instantânea. Há poucas coisas que nos fazem esperar hoje em dia. E além de qualquer outra coisa que o jejum venha a ser, é também uma forma de espera – e uma espera inconfortável. Então, o jejum vai contra as tendências dos tempos.

A oração não tem sido melhor do que o jejum. Embora reconheçamos a importância da oração, temos dificuldade em orar constantemente.

A confissão número um que eu tenho ouvido de cristãos que vão à igreja ao longo dos meus 30 anos de ministério, é que as pessoas não conseguem orar regularmente. É mais fácil fazer qualquer outra coisa do que orar.

Compartilhamento do autor:

Trabalhou em um hospital para crianças com deficiência no Texas, era um ambiente difícil porque as crianças haviam sido abandonadas pelas famílias, elas eram muito vulneráveis e o cheiro das necessidades delas era muito, porque elas não podiam se controlar.

Muitas destas crianças eram nascidas de mães viciadas em heroína e outras caíram ali após terem sido brutalmente espancadas e feridas por seus pais, em momentos de raiva ou quando em estado de delírio alcoólico.

Geralmente, sentado em uma cadeira de balanço, eu costumava toma-las em meus braços e as embalava, enquanto orava em línguas (minha linguagem de oração em Espírito). Eu tinha certeza de que Jesus as amava e que certamente Ele colocara este sentimento dentro de mim. Era como se Jesus tivesse tirado um pedaço de Seu coração e colocado dentro do meu. Como eu amava aqueles pequeninos!

De repente, comecei a perceber que aquelas crianças que supostamente nunca andariam, estavam andando. Uma menina, cujo prontuário médico dizia que ela tinha nascido cega, começou a enxergar e a reagir! Todas as vezes que entrava em seu quarto, embora procurasse não fazer nenhum barulho, ela sempre se virava e olhava para mim estendendo suas mãozinhas. Oh! Que realidade tremenda! O Senhor começara a curar aquelas crianças.

Como ele se converteu

Eu fui criado em uma devota família hindu e o meu destino já estava traçado de acordo com a reputação das tradições indianas: Por ser filho de um hindu, descendente de alta casta militar, fui versado nos escritos sagrados do hinduísmo e treinado para ser um líder.

Meus pais eram indianos, mas na verdade nasci e fui criado no Kênia e, embora tenha perdido meu pai com apenas cinco anos de idade, eu ainda era membro de uma privilegiada classe de guerreiros de casta elevada no mundo hindu.

Em um dia quente em 1962, quando a esposa de um missionário batista veio trabalhar com algumas crianças nos arredores de nossa casa. Por razões que somente Deus conhece, essa gentil senhora texana foi guiada a bater na porta de uma devota família hindu para pedir um copo de água. Coincidentemente, eu estava lá.

Atendi a porta e, depois de servir-lhe o copo com água, ela me deu em troca uma Bíblia.

Comecei a ler a Bíblia porque, claro, estava buscando a verdade. Este livro trouxe-me o conhecimento da figura mais estranha que eu já li. O seu nome era Jesus Cristo. Como alguém que sempre procurou a verdade, fui cativado pelas incríveis palavras deste Homem: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Eu disse para mim mesmo: “É isso mesmo, está certo.” e acabei lendo todo o livro de João. Estive sempre em busca da verdade e, de repente, entendi que Jesus Cristo era, e é, a Verdade. Todavia, apesar daquela maravilhosa revelação, eu não O recebi como meu Senhor e Salvador imediatamente.

Se ousasse confessar a Cristo, sabia que seria rejeitado por toda a minha família, incluindo a minha mãe, minhas irmãs e irmãos. Sem dúvida, perderia também toda posição e regalias que possuía no mundo hindu.

Mas ele teve um sonho e ao ler a passagem do jovem rico em Mateus que nega Jesus, eu disse “sim ao Senhor Jesus”.

Em 1972, jejuava três vezes por semana e depois períodos de 7 e 14 dias consecutivos. Durante o ano de 1973, fui conduzido a jejuar vários períodos de 7 e 14 dias consecutivos sempre dependendo das instruções do Senhor (recomendo consultar um médico antes de entrar em um propósito de jejum, especialmente em caso de gravidez ou estando sob tratamento médico).

Fiz diversos jejuns de 40 dias.

Meu querido irmão, quando você estiver em guerra espiritual através de oração, louvor, adoração e jejum, posso garantir que o inimigo insurgirá com dificuldades e obstáculos espirituais no seu caminho.

Não podemos comunicar nenhuma verdade espiritual, a menos que esta seja uma realidade concreta em nossas vidas.

Deus talvez, nunca te pedirá para estar jejuando durante 40 dias (se Ele o fizer, você será capaz de fazê-lo por meio de Sua graça), no entanto um fato é incontestável: como membros da Igreja de Cristo, Deus espera que cada um de nós observe a necessidade da prática do jejum em nosso viver diário.

A Palavra nos diz que Jesus estava com fome, mas não nos relata nada se estava com sede. Em outras palavras, Jesus jejuou por 40 dias bebendo somente água. É de suma importância você

observar uma particular frase no registro sagrado: “cheio do Espírito Santo…” Jesus estava cheio do Espírito antes de ser levado pelo próprio Espírito ao deserto. Ele jejuou por 40 dias e enquanto isso era tentado. Finalmente, conclui aquele período no deserto em um confronto com o diabo.

Satanás procurou tentar Jesus com as três maiores tentações que ele sempre usou contra o homem:

1: Ele questionou a identidade do Senhor como o Filho de Deus e tentou levá-Lo a usar o Seu poder em benefício próprio em sua sugestão de transformar pedras em pão e satisfazer a Sua fome.

2: O diabo tentou o Senhor a tomar para si a autoridade e glória de todos os reinos deste mundo. Se assim o Senhor fizesse, o diabo teria alcançado o seu objetivo: ser adorado.

3: Satanás novamente questionou a identidade do Senhor usando citações das Escrituras para seduzi-Lo a se lançar do penhasco, colocando assim, Sua confiança nos anjos para salvá-Lo.

Esta atitude novamente tinha como objetivo fazê-lo provar alguma coisa. Jesus, no entanto, derrotou o tentador todas as vezes usando a palavra de Deus, sempre dizendo: “Está escrito.”.

Se você, tão somente, se entregar ao Senhor em comprometimento a uma vida de jejum e oração, a unção do Senhor começará a fluir através de seu viver.

Se você é um discípulo do Senhor Jesus também orará. Se você é um discípulo, então você jejuará.

AS TRANSFORMAÇÕES E OS BENEFÍCIOS DO JEJUM

Isaías 58 é um dos melhores capítulos da Bíblia no que diz respeito a este assunto. Eu poderia meditar neste capítulo por horas; ele é maravilhoso. Existem pelo menos 12 benefícios específicos do “jejum que Deus escolheu” listados nessa passagem:

  1. Revelação
  2. Cura e integridade
  3. Justiça
  4. A presença da Shekinah de Deus
  5. Orações respondidas
  6. Direção da parte do Senhor
  7. Contentamento
  8. Refrigério
  9. Força
  10. Encorajamento
  11. Futuras gerações serão levantadas
  12. Restauração

Os demônios ficam muito desconfortáveis quando começamos a orar e a jejuar. As Escrituras Sagradas nos revelam que muitas doenças, moléstias, problemas mentais e comportamentos crônicos que afligem a Humanidade são instigados ou perpetuados por forças demoníacas. Estas forças também buscam obstacular o povo de Deus trazendo tormentas, procurando mantê-lo à parte da vida de Deus.

Demônios não podem ficar por perto por muito tempo quando uma pessoa jejua. Isto se deve ao fato de que o jejum diante do Senhor cria uma atmosfera completamente diferente, propiciando assim, o “fluir” mais fácil do Espírito Santo de Deus e o repelir de forças e espíritos malignos.

À medida que você jejua e busca a face do Senhor, Ele começará a implantar em você autoridade.

Por que jejuamos?

  1. Jejuamos em obediência à Palavra de Deus.
  2. Nós jejuamos para nos humilharmos diante do Senhor e obtermos a Sua graça e poder.
  3. Nós jejuamos para obtermos vitória sobre tentações e ataques que nos impedem de estarmos nos movendo no poder de Deus.
  4. Jejuamos para nos purificarmos do pecado (e nos tornarmos aptos para ajudar outros no caminho da consagração).
  5. Nós jejuamos para nos quebrantarmos diante do Senhor e, ao mesmo tempo, nos fortalecermos Nele.
  6. Nós jejuamos para obter da parte do Senhor o suporte

necessário para executar a Sua obra.

  1. Nós jejuamos em tempo de crise.
  2. Nós jejuamos quando buscamos a direção de Deus.
  3. Nós jejuamos para crescermos no entendimento espiritual e revelação divina.

Às vezes a revelação da parte do Senhor não vem, necessariamente, no momento em que jejuamos, mas posteriormente.

Cp 5 – Humildade: a posição do triunfo

Você pode escolher viver uma vida de contínua humilhação diante de Deus. Ore ao Senhor constantemente: “Senhor, o meu desejo é me humilhar diante da Sua presença!” A coisa mais maravilhosa que acontece quando nos humilhamos debaixo de Sua potente mão é que, “ao Seu tempo”, Ele nos exalta e nos unge para realizar a Sua obra. Não fiquemos ansiosos por coisa alguma! Apenas humilhemo-nos, reconhecendo que não somos nada diante Dele.

Sinto que o Corpo de Cristo está se movendo para um novo nível de autoridade corporativa pura expulsar demônios de indivíduos, de vizinhanças, casas e até mesmo de comunidades inteiras. Não podemos ignorar, os espíritos malignos são uma realidade e o objetivo deles é atormentar a humanidade. A nossa comissão, por outro lado, é tomar a nossa cruz diariamente e seguir a Jesus.

Muitas formas de opressões demoníacas e influencias malignas não suportarão a palavra de comando liberada por um homem ou uma mulher cheia do Espírito. Todavia, conforme as palavras de nosso Senhor, existem castas que não serão expelidas até que você combine a oração com o jejum e esteja se movendo no Poder do Espírito.

Todos nós temos hábitos e padrões de pensamentos que precisam ser tratados. Todos possuímos fraquezas e pecados que tendem a nos derrotar e fazer com que situações difíceis se tornem ainda piores. Precisamos declarar, como o rei Josafá em 2 Crônicas, que somos incapazes e carentes de Sua Graça.

Irmãos, estejam certos de uma coisa: a menos que sejamos capazes de combinar a nossa oração com o jejum, certas vitórias nunca serão alcançadas em nossas vidas ou na vida daqueles que amamos.

Eles vivenciaram uma experiência de ter uma revelação do Espírito Santo de fazer um jejum de 21 dias com a igreja, junto com períodos de oração. Espírito do Senhor começou a incomodar as pessoas, iniciando pelas crianças. Percebi que algo excepcional acontecia quando a minha filha Sarah, de apenas quatro anos, veio ao meu quarto às 4 horas da manhã e sacudiu-me o ombro dizendo: “Papai, acorda. Está na hora de irmos para a igreja.” Posteriormente descobrimos que muitos pais na igreja foram acordados por seus filhos.

Capítulo 7 – Flechas de dor, flechas de triunfo.

Existe um preço que envolve o chamado e a unção de Deus em nossas vidas. Quando, finalmente, reconhecemos que nossas vidas não mais nos pertencem e que fomos comprados por um bom preço, tudo muda. Começamos a sentir em nosso espírito a urgência de Deus em nos usar como servos hábeis em sua seara.

As bênçãos materiais e as provisões são coisas muito boas, porém, o meu coração foi transformado pela Sua glória. A minha alma simplesmente deseja estar em Sua presença e realizar os desejos de Seu coração. Quando somos tocados pela glória de Deus, as coisas da terra são instantaneamente ofuscadas e perdem o total valor. Quanto mais perto nos achegamos Dele, mais percebemos a nossa insignificância e quanto o mundo se torna nada.

A vida de fé e obediência a Cristo nos trará flechas de dores e flechas de vitória. Assim é a vida de um verdadeiro soldado de Cristo. Todavia, as recompensas nesta vida e na vindoura são muito além da medida. Prostre-se diante Dele e suplique por graça suficiente para o dia de hoje. Você e eu não estamos, de forma alguma, sozinhos em nossa caminhada de fé. Em momento de aflições saibam que muitos já caminharam à nossa frente e suas vidas brilham como exemplos da fidelidade e do poder de Deus em todas as situações.

Capítulo 8 – Os pioneiros da oração e do jejum

Ester: A jovem judia que tornou-se esposa do rei Artaxerxes convocou todo o povo judeu, que se encontrava sob domínio persa, para se juntar à ela em um solene jejum. O povo judeu, que se encontrava sob domínio persa, para se juntar a ela em um solene jejum. Ela se absteve de toda comida e bebida por três dias pois, a vida e a própria existência de seu povo corria grande perigo (veja Ester 4:16).

Ana: Uma viúva de cerca de 84 anos de idade que viveu literalmente no templo, devotou todo o seu viver à prática do jejum e da oração diante de Deus. Mesmo vivendo naqueles dias tenebrosos, aquela doce senhora foi reconhecida e honrada como profetisa. Reconhecimentos como estes são para pessoas cujas vidas estão permeadas da disciplina da oração e do jejum. Simeão, da mesma forma que Ana, também amou o Senhor e andou em justiça, terminando a sua carreira profetizando sobre o pequenino Jesus.

Cornélio: Ele era um centurião romano e o seu coração era reto diante do Senhor. Embora ele não fosse judeu, ele orava constantemente ao Senhor e o seu viver ganhou boa reputação entre os judeus. Ele teve uma visita de um anjo e fora orientado a contatar com o apóstolo Pedro. Foi este homem que buscava Deus em jejum e oração; o primeiro gentio alcançado pelo amor Deus. A sua sede do Deus vivo fez com que ele e sua família se tornassem os primeiros gentios a entrarem no Reino de Deus. A moral desta história é: Se você deseja a unção de Deus, ore e jejue.

O apóstolo Paulo: Ele e outros 276 passageiros gentios que viajavam a bordo de um navio de Alexandria estiveram, de acordo com Atos 27, jejuando por 14 dias. Quando Julius, o centurião romano responsável em conduzir Paulo a Roma, foi persuadido a navegar em direção contrária àquela aconselhada pelo apóstolo, o navio foi totalmente destruído por uma terrível tormenta no mar. Somente a palavra específica do Espírito Santo a Paulo trouxe salvação para todas aquelas vidas. Está claro, pelo contexto bíblico, que foi a oração e o jejum de Paulo que trouxeram tamanha salvação para todos naquele navio.

Daniel: O seu jejum solitário e orações intercessórias diante de Deus salvaram toda a sua nação, impedindo assim, os principados demoníacos frustrarem os planos de Deus para com o Seu povo.

Esdras: Este profeta esteve em jejum diante de Deus no momento em que fora confrontado com o impossível.

Jesus: Claro, antes de iniciar o Seu ministério no poder do Espírito Santo e se entregar por toda a humanidade, jejuou por 40 dias e superou o inimigo e suas terríveis tentações.

Davi: Ele jejuou várias vezes em sua vida. Observamos, pelos registros sagrados, como Deus transformou sua vida, tirando-o da total obscuridade como pastor de ovelhas nos campos de seu pai para o trono de Israel e Judá. Além disso, tornou-se um homem segundo o coração de Deus.

Historicamente falando, todo reavivamento começou quando as pessoas se dispuseram a buscar o Senhor em jejum e oração.

O jejum desobstrui o “canal” que nos conecta com a unção de Deus, pois este tem a tendência de se corromper através do curso normal de nossa vida neste mundo decadente. Por isso, a melhor maneira de purificar o nosso “sistema espiritual” da corrosão do mundo e do pecado é praticar o jejum e a oração.

Por que eu me sinto tão mal uma vez que o jejum é tão bom?

Quase todo mundo experimenta um certo desconforto dos efeitos colaterais no início do jejum. É provável que você sinta dor de cabeça ou um pouco de náusea no princípio. A razão é que existe um acúmulo de toxinas em seu corpo que deverá ser eliminado (isto, na verdade, é um fato científico). Até mesmo autoridades seculares da saúde afirmam que um dia de jejum por semana é excelente para o corpo humano.

O jejum poderá curar alguma coisa?

O jejum em si mesmo não traz cura. Ele, na verdade, lhe proporcionará vitória no mundo espiritual. Contudo, você terá que se arrepender de todos os seus pecados antes de se posicionar diante de Deus em jejum e oração. Se alguém que está cometendo adultério jejuar e clamar ao Senhor: “Ó Senhor, liberta-me!”; mas ainda continua vivendo na prática do adultério, certamente este homem não alcançará vitória alguma. O jejum não é uma cura de Deus para os males, mas uma poderosa arma de guerra.

Diferentes tipos de jejum

A maioria das pessoas ficam impressionadas ao descobrirem quantos diferentes tipos e variações de jejum existem na Bíblia. Este entendimento pode remover muitos dos mistérios e frustrações que muitos sentem sobre a questão do jejum:

  1. O jejum completo refere-se à total abstinência de comida ou bebida. O período máximo para este tipo de jejum é de três dias e três noites.
  2. O jejum normal realizado por Jesus Cristo no deserto envolveu total abstinência de comida, mas provavelmente regular quantidade de água.
  3. O jejum de Daniel, ou jejum parcial é o que recomendo se você nunca jejuou antes. Daniel agradou e honrou o Senhor quando observou este tipo de jejum. Ele não comeu “manjares agradáveis”, mas somente vegetais e água.
  4. O jejum em grupo, ou jejum corporativo é o tipo de jejum que desviou a ira de Deus sobre a cidade de Nínive nos dias de Jonas. Foi este também o tipo de jejum convocado por Esdras e também por Ester.

Respeite o seu corpo durante o jejum

Haverá vezes em que você sentirá profundamente cansado durante o jejum. Nestes momentos é de suma importância que você saiba respeitar o seu organismo.

O que você pode esperar durante o jejum?

É indispensável a leitura da Palavra durante o período de jejum pois, com certeza, os ataques de satanás serão implacáveis nestes tempos e a batalha espiritual pode se intensificar muitíssimo. O inimigo de nossas almas odeia quando entramos em um propósito de jejum e oração, mas o nosso consolo é que a vitória é certa. Satanás, por muitas vezes, empreende os seus ataques em nossas mentes em forma de depressão, que nos leva a sensação de profundo peso e opressão durante os jejuns.

O Senhor tem aberto os nossos olhos para compreendermos a simples verdade de que a oração é o lugar em que tudo começa e termina no mundo espiritual.

“Vigílias” têm sido parte de todo grande reavivamento

Desde que começamos as nossas vigílias de oração em Charlotte, Carolina do Norte, em 1995, o Espírito Santo de Deus tem se movido poderosamente em nossas orações no sentido de transformar todas as vidas que desde então têm se comprometido com as nossas vigílias. A prática de vigília de oração foi parte na vida ministerial de todos ministros em todos os reavivamentos da história da Igreja.

Precisamos procurar a unidade!

O Profeta Amós fez a seguinte pergunta: “Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Am 3:3) Deus está conclamando a Sua Igreja para estar em plena harmonia com Ele em oração, a estar junto em um mesmo lugar de concordância com os seus propósitos.

Jesus foi, antes de tudo, um homem de oração. Toda e qualquer reação ou resposta realizada por Ele em relação ao povo ou alguma situação que se desenrolava ao seu redor foi exclusivamente na direção recebida do Pai em oração!

Troque a sua independência por interdependência

Já é tempo de substituirmos a nossa independência pela a interdependência. A independência tende a tornar as pessoas extremamente vulneráveis à decepção, particularmente em se tratando das coisas espirituais. Depender mutuamente um do outro é de importância fundamental para que o nosso ministério flua livremente na casa do Senhor.

Capítulo 10 – Como liberar a unção apostólica

Eu gosto muito de ler o livro de Atos porque este livro é o “jornal” que reporta a primeira vez que o Senhor derramou poderosamente o Seu Espírito sobre toda a carne, liberando o ministério apostólico sobre a terra. A Igreja em nossos dias ainda vive sobre o impacto deste primeiro mover do Espírito e agora o Senhor esta prestes a realizar um novo derramamento glorioso de sua unção. Acredito piamente que nós nascemos para este tempo.

Quanto maior o mover Deus, maior será a oposição de satanás. Todavia, se estivermos pagando o preço, em obediência, do jejum e da oração, o Senhor transformará os ataques ou as obras de maldição do inimigo em uma grandiosa bênção. Em muitos casos, enquanto esperamos a vinda desta grande “colheita” de vidas, estas transformações podem literalmente se tornarem sinais e maravilhas em si mesmas trazendo convicção aos não salvos, da glória de Deus.

Deus estará trabalhando através de nós em um momento em que não estaremos sentindo exatamente nada, apenas para nos provar que Ele é o Senhor que faz a obra não eu e nem você.

O Seu chamado é para uma total mobilização de Sua Igreja. O Seu desejo é ver o pleno funcionamento de Seu Corpo, é nos dar poderosos sinais e maravilhas capazes de explodirem toda fortaleza do inimigo e remover os obstáculos que ainda bloqueiam o caminho para as cidades e nações.

Porém, antes de tudo isto, o povo de Deus precisa viver a prática do jejum e da oração – Então, assim, o Senhor liberará .com abundância, a unção apostólica através de um inundar de Sua gloria que trará uma grande “colheita” de vidas, nunca vista neste mundo.

Você está preparado para este grande desafio? Você deseja mais Dele em sua vida? Então já é tempo de descobrir O PODER SECRETO DO JEJUM E DA ORAÇÃO.

sarahjsena

sarahjsena

Pedagoga e mestre em psicopedagogia pela Espanha, tem experiência há 10 anos com atendimentos individualizados com crianças, atuei na Secretaria de Educação há 7 anos com pessoas com deficiência.

Deixe uma resposta