O diário de Anne Frank (trechos + marcantes na ordem do livro)
Lido em setembro de 2022
Anne Frank nasceu em 12 de junho de 1929. Ela morreu aprisionada no campo de concentração Bergen – Belsen, três meses antes de completar 16 anos. Otto H. Frank foi o único membro da família que sobreviveu ao Holocausto. Ele morreu em 1980.
Prefácio
Anne Frank escreveu um diário entre 12 de junho de 1942 e 1º de agosto de 1944. A princípio, guardava-o para si mesma. Até que, certo dia de 1944, Geri Boletei, membro do governo holandês no exílio, declarou em transmissão radiofônica que, depois da guerra, esperava recolher testemunhos oculares do sofrimento do povo holandês sob ocupação alemã e que estes pudessem ser postos à disposição do público. Referiu-se especificamente a cartas e diários. Impressionada com aquele discurso, Anne Frank decidiu que publicaria um livro a partir de seu diário, quando a guerra terminasse.
A última anotação no diário de Anne data de 1º de agosto de 1944. Três dias depois, em 4 de agosto, as oito pessoas que se escondiam no Anexo Secreto foram presas. Miep Gies e Bep Voskuijl , as duas secretárias que trabalhavam no prédio, encontraram as folhas do diário de Anne espalhadas pelo chão . Miep Gies guardou-as numa gaveta . Depois da guerra , quando não havia mais dúvidas de que Anne estava morta, ela deu o diário, sem lê-lo, ao pai da menina, Otto Frank.
Quando morreu , em 1980 , Otto Frank deixou os manuscritos da filha para o Instituto Estatal Holandês para Documentação de Guerra, em Amsterdã. Como se questionava a autenticidade do diário desde a sua primeira publicação , o Instituto para Documentação de Guerra mandou fazer uma profunda investigação. Assim que foi considerado autêntico , sem qualquer sombra de dúvida, publicou-se o diário na íntegra, juntamente com os resultados de um estudo exaustivo.
Diário
Ter um diário é uma experiência realmente estranha para uma pessoa como eu. Não somente porque nunca escrevi nada antes , mas também porque acho que mais tarde ninguém se interessará , nem mesmo eu , pelos pensamentos de uma garota de 13 anos. Bom, não faz mal. Tenho vontade de escrever e uma necessidade ainda maior de desabafar tudo o que está preso em meu peito . “ O papel tem mais paciência do que as pessoas . ”
Depois de maio de 1940 , os bons momentos foram poucos e muito espaçados : primeiro veio a guerra , depois , a capitulação , em seguida , a chegada dos alemães , e foi então que começaram os sofrimentos dos judeus . Nossa liberdade foi gravemente restringida com uma série de decretos antissemitas : os judeus deveriam usar uma estrela amarela ; os judeus eram proibidos de andar nos bondes ; os judeus eram proibidos de andar de carro , mesmo em seus próprios carros ;
A festa de fim de ano letivo , na sexta – feira , no Teatro Israelita , aconteceu conforme o previsto . Meu boletim não estava ruim . Recebi um D , um C – em álgebra , e todo o restante foi B , a não ser dois B + e dois B – . Meus pais ficaram satisfeitos, mas eles não são como os outros pais com relação às notas . Eles nunca se preocupam com boletins , bons ou ruins . Desde que eu esteja saudável , feliz e não discuta demais , eles ficam satisfeitos . Se essas coisas estiverem bem , todo o resto se resolve .
Há alguns dias , enquanto dávamos um passeio pela praça perto de casa , papai começou a falar sobre se esconder . Falou que para nós seria difícil viver sem nos relacionarmos com o resto do mundo .
– Papai recebeu uma notificação da SS – sussurrou ela . – Mamãe foi ver o Sr . van Daan . ( O Sr . van Daan é amigo e sócio no trabalho . ) Fiquei pasma . Uma notificação : todo mundo sabe o que isso significa . Visões de campos de concentração e celas solitárias passaram por minha mente . Como poderíamos deixar papai ir para um destino assim ?
Enquanto ela e eu estávamos sentadas no quarto , Margot falou que a notificação não era para papai , e , sim , para ela . Com esse segundo choque , comecei a chorar . Margot tem 16 anos – parece que eles querem mandar as garotas da idade dela para longe , sozinhas . Mas graças a Deus ela não vai ; mamãe mesma tinha dito , e devia ser isso que papai quis dizer quando falou em irmos nos esconder . Esconder . . . onde nos esconderíamos ? Na cidade ? No campo ? Numa casa ? Numa cabana ? Quando , onde , como . . . ? Eram perguntas que eu não podia fazer , mas que ficaram girando em meu pensamento .
Só quando estávamos andando na rua papai e mamãe revelaram , aos poucos , qual era o plano . Ao longo de meses , nós vínhamos tirando o máximo possível de móveis e aparelhos domésticos do apartamento . Havíamos concordado que iríamos para o esconderijo no dia 16 de julho . Por causa da convocação de Margot , o plano tivera de ser antecipado em dez dias , e isso significava que teríamos de nos adaptar a aposentos menos organizados.
O Anexo é um lugar ideal para se esconder. Pode ser úmido e torto, mas provavelmente não há esconderijo mais confortável em Amsterdã. Nem em toda a Holanda .
Não importa o que façamos, temos muito medo de que os vizinhos possam nos ver ou ouvir. Desde o primeiro dia, começamos imediatamente a costurar cortinas.
Não estou fazendo muito trabalho de escola. Me dei férias até setembro. É quando papai quer começar a me dar aulas, mas primeiro teremos de comprar todos os livros. Há pouca mudança em nossa vida aqui. O cabelo de Peter foi lavado hoje, mas isso não é nada de mais . O Sr . van Daan e eu estamos sempre nos desentendendo . Mamãe sempre me trata como um bebê , o que não consigo suportar . Quanto ao resto , as coisas vão melhorando. Não acho que Peter esteja ficando melhor. Ele é um garoto antipático que fica na cama o dia inteiro, somente se levantando para fazer um pouco de trabalho de carpintaria antes de voltar a dormir . Que idiota !
Atualmente , papai e eu estamos trabalhando em nossa árvore genealógica, e ele me conta alguma coisa sobre cada pessoa.
Cheguei à conclusão chocante de que só tenho um vestido de mangas compridas e três cardigãs para usar no inverno. Papai me deixou tricotar um suéter de lã branca ; o ponto não é muito bonito , mas vai ficar quente , e é isso que interessa . Algumas de nossas roupas ficaram com amigos , mas infelizmente só poderemos pegá-las depois da guerra . Desde que continuem lá , é claro .
Eles vivem dizendo que eu deveria falar menos , cuidar de minhas coisas e ser mais modesta , mas eu pareço ser destinada ao fracasso . Se papai não fosse tão paciente , há muito eu teria perdido a esperança de atender às expectativas bastante modestas de meus pais . Se me oferecem um pouco de legumes , eu rejeito e como batatas . Os van Daan, especialmente a Sra . van Daan , não suportam ver como sou mimada.
Acho estranho os adultos discutirem tão facilmente e com tanta frequência sobre coisas tão mesquinhas . Até agora eu achava que birra era uma coisa de criança e que a gente superava quando crescia .
Aprendi uma coisa: você só conhece uma pessoa depois de uma briga. Só, então, é possível julgar o seu caráter!
Quem poderia imaginar três meses atrás que a espevitada Anne teria de ficar parada durante horas sem fim , e mais , que ela conseguiria ?
Hoje , só tenho notícias tristes e deprimentes . Nossos muitos amigos e conhecidos judeus estão sendo levados aos montes.
Esta semana andei lendo bastante e fazendo pouco trabalho . É assim que as coisas deveriam ser . Com certeza é a estrada para o sucesso . Ultimamente mamãe e eu estamos nos dando melhor , mas nós nunca ficamos íntimas . Papai não é muito aberto com relação aos seus sentimentos , mas é a mesma doçura de sempre . Acendemos a lareira há alguns dias e toda a sala ainda está cheia de fumaça .
PROSPECTO E GUIA PARA O ANEXO SECRETO Instalação especial destinada à acomodação temporária de judeus e outras pessoas desalojadas Aberto o ano inteiro : Localizado num bairro lindo , silencioso e arborizado , no coração de Amsterdã . Nenhuma residência particular nas vizinhanças . Pode – se chegar a ele pelo bonde número 13 ou 17 e também de carro ou bicicleta . Para aqueles a quem esses meios de transporte foram proibidos pelas autoridades alemãs , também pode – se chegar a pé . Quartos e apartamentos , mobiliados ou não , estão disponíveis a qualquer momento , com ou sem refeições . Preço : Grátis . Dieta : Baixo teor de gordura . Água corrente no banheiro ( mas sem banho , infelizmente ) e em várias paredes internas e externas . Confortáveis fogões a lenha para aquecimento . Amplo espaço de depósito para uma variedade de mercadorias . Dois cofres grandes e modernos . Rádio particular em linha direta com Londres , Nova York , Tel – Aviv.
Como havíamos pensado , o Sr . Dussel é muito gentil . Claro que ele não se incomodou em dividir o quarto comigo ; para ser honesta , não estou exatamente maravilhada por um estranho usar minhas coisas , mas precisamos fazer sacrifícios por uma boa causa , e estou feliz por poder colaborar . Como diz papai , se pudermos salvar pelo menos um de nossos amigos , o resto não importa . E ele está certíssimo .
O Sr . Dussel contou muita coisa que não sabíamos sobre o mundo lá fora . Ele tinha notícias tristes . Incontáveis amigos e conhecidos foram levados para um destino terrível . Noite após noite , veículos militares verdes e cinza cruzam as ruas . Eles batem em todas as portas , perguntando se ali mora algum judeu . Em caso positivo , toda a família é levada embora . Caso contrário , eles passam para outra residência . É impossível escapar de suas garras a não ser que você se esconda . Eles costumam andar com listas , só batendo nas portas onde sabem que há uma grande captura a ser feita . Costumam oferecer recompensa , tantos florins por cabeça . É como as caçadas a escravos nos tempos antigos . Não quero fazer com que isso pareça bobagem ; é trágico demais . À noite , quando está escuro , costumo ver longas filas de gente boa e inocente com crianças chorando , andando sem parar , controladas por um punhado de homens que as empurram e batem até elas quase caírem . Ninguém é poupado . Os doentes , os velhos , as crianças , os bebês e as mulheres grávidas – todos são forçados a marchar em direção à morte . Temos muita sorte aqui , longe do tumulto . Não pensaríamos sequer por um minuto em todo esse sofrimento se não estivéssemos tão preocupados com as pessoas queridas , a quem não podemos ajudar . Sinto – me má ao dormir numa cama quente , enquanto em algum lugar meus melhores amigos estão caindo de exaustão ou sendo derrubados .
Coisas terríveis estão acontecendo lá fora . A qualquer hora do dia ou da noite pessoas pobres e desamparadas são retiradas de suas casas . Não têm permissão de levar nem mesmo uma sacola com alguma coisa e um pouco de dinheiro , e , mesmo quando têm , essas posses lhes são roubadas no caminho . Famílias são rompidas ; homens , mulheres e crianças são separados . Crianças chegam da escola e descobrem que os pais desapareceram . Mulheres voltam das compras e descobrem as casas lacradas e que as famílias desapareceram . Os cristãos holandeses também estão com medo porque seus filhos são mandados à Alemanha . Todo mundo anda apavorado .
Eu poderia passar horas contando a você o sofrimento trazido pela guerra , mas só ficaria ainda mais infeliz . Só podemos esperar , com toda a calma possível , que ela acabe . Judeus e cristãos esperam , o mundo inteiro espera , e muitos esperam a morte .
A província de Utrecht ficará livre de judeus ( como se eles fossem baratas ) entre 1º de abril e 1º de maio , e as províncias do norte e do sul da Holanda entre 1º de maio e 1º de junho . ” Essa pobre gente está sendo embarcada para matadouros imundos como um rebanho de gado doente e maltratado . Mas não direi mais nada sobre isso . Meus pensamentos me dão pesadelos !
Ontem à noite , eu estava deitada na cama , esperando que papai me cutucasse e rezasse comigo , quando mamãe entrou no quarto e disse em voz gentil : – Anne , papai não pode vir . Que tal se eu rezasse com você esta noite ? – Não , mamãe – respondi . Mamãe se levantou , ficou por um momento ao lado da cama e lentamente andou em direção à porta . De repente , ela se virou , com o rosto contraído de dor , e disse :
– Não quero ficar com raiva de você . Não consigo fazer você me amar ! Algumas lágrimas desceram pelo seu rosto enquanto ela saía pela porta . Fiquei parada , pensando em como eu fora má em rejeitá – la de modo tão cruel , mas também sabia que era incapaz de responder de outro jeito . Não posso ser hipócrita e rezar com ela quando não tenho vontade . Não é assim que as coisas funcionam . Sinto pena de mamãe – muita , muita pena – porque pela primeira vez percebi que ela não era indiferente à minha frieza . Vi a tristeza em seu rosto quando ela falou em não poder fazer com que eu a amasse . É difícil dizer a verdade , e , no entanto , a verdade é que ela é quem me rejeita . Foram seus comentários sem tato e as piadas cruéis sobre questões que não acho engraçadas que me tornaram insensível a qualquer sinal de amor vindo de sua parte,
Não temos uma boa noite de descanso há séculos , e estou com olheiras profundas por falta de sono . Nossa comida é horrível . O café da manhã consiste em pão com manteiga e uma imitação de café . Nas duas últimas semanas , o almoço foi espinafre ou alface cozida com batatas enormes que têm um gosto podre , adocicado . Se você está tentando fazer dieta , o Anexo é o lugar certo !
Apesar de fazer calor , temos de acender a lareira de vez em quando para queimar as cascas de legumes e o lixo . Não podemos jogar nada em latas de lixo , porque os empregados do armazém poderiam ver . Um pequeno descuido e estamos fritos !
Miep tem tantas coisas a transportar que parece uma mula de carga . Quase todo dia sai em busca de legumes , e depois volta de bicicleta com suas compras em sacolas grandes . Também é ela que traz cinco livros da biblioteca a cada sábado . Nós esperamos ansiosamente o sábado . Parecemos um punhado de crianças com um presente . As pessoas comuns não sabem quanto os livros significam para alguém escondido . Nossas únicas diversões são ler , estudar e ouvir o rádio .
Não vou falar muito sobre papai e eu . O primeiro é a pessoa mais modesta à mesa . Sempre olha para ver se os outros já se serviram . Não precisa de nada para si ; as
Estou tomando valeriana todos os dias para controlar a ansiedade e a depressão , mas isso não impede que me sinta ainda mais infeliz no dia seguinte . Uma boa gargalhada ajudaria mais do que dez gotas de valeriana , mas quase esquecemos aqui como se gargalha . Às vezes , tenho medo de que meu rosto fique flácido com toda essa tristeza e que minha boca fique caída para sempre nos cantos . Os outros não estão em situação melhor . Todo mundo anda apavorado com o grande terror conhecido como inverno .
A única maneira de afastar o pensamento é estudar , e ultimamente estou estudando muito .
Acredite , se você ficasse trancada um ano e meio , acabaria achando demais . Mas os sentimentos não podem ser ignorados , não importa que pareçam injustos ou ingratos . Gostaria de andar de bicicleta , dançar , assoviar , olhar o mundo , me sentir jovem e saber que sou livre , mas não posso deixar isso transparecer .
A gente pode estar sozinha mesmo quando é amada por muitas pessoas , quando não é o “ único amor ” de ninguém .
Fico pensando se todo mundo que divide uma casa acaba cedo ou tarde se desentendendo com os outros moradores .
A guerra vai continuar , independentemente das brigas e do desejo de liberdade e ar puro , por isso deveríamos tornar a nossa estada o mais agradável possível .
Quando um de nós oito abre a boca , os outros sete podem terminar a história . Sabemos o desfecho de cada piada logo no início , de modo que a pessoa que conta fica rindo sozinha .
É sempre a mesma história . Ninguém quer ver o perigo até que ele aparece cara a cara .
Cheguei a ponto de nem me importar se vivo ou se morro . O mundo vai continuar girando sem mim , e não posso fazer nada para mudar os acontecimentos . Vou deixar que as coisas sigam o seu rumo e me concentrar no estudo e na esperança de que tudo acabe bem .
O sol está brilhando , o céu é de um azul profundo , há uma brisa deliciosa , e estou sentindo falta – realmente sentindo falta – de tudo : conversa , liberdade , amigos , de ficar sozinha . Sinto vontade . . . de chorar ! Sinto como se fosse explodir . Sei que chorar ajuda , mas não consigo . Estou inquieta . Ando de um cômodo para o outro , respiro pela fresta na janela , sinto o coração bater como se dissesse : realize meus desejos . . .
O melhor remédio para os amedrontados , solitários ou infelizes é sair , ir a um local em que possam ficar a sós , com o céu, a natureza e Deus . Só então você pode sentir que tudo é como deveria ser , e que Deus deseja a felicidade das pessoas em meio à beleza e à simplicidade da natureza .
Desde o início da manhã até o fim da noite , só penso em Peter . Durmo com sua imagem diante dos olhos , sonho com ele e acordo com ele ainda olhando para mim .
Em muitos meses , este é o primeiro sábado que não foi cansativo , terrível e chato . O motivo é Peter .
Margot e eu estávamos escrevendo bilhetes uma para a outra , só para nos distrair , é claro .
Ontem à noite , sonhei que estávamos nos beijando , mas o rosto de Peter foi uma frustração : não era tão macio quanto parecia . Era mais como o de papai – o rosto de um homem que já se barbeia .
As pessoas que nos fornecem cupons de comida foram presas , portanto , só temos nossos cinco blocos de ração para o mercado negro – sem cupom não se consegue gordura e óleo .
Francamente , ficar escondida no quarto ano da guerra não é um piquenique . Se ao menos essa bagunça fedorenta acabasse ! Para dizer a verdade , a comida não importaria tanto se a vida aqui tivesse outras coisas mais agradáveis .
Mesmo tendo somente 14 anos , sei o que quero , sei quem está certo e quem está errado , tenho minhas opiniões , ideias e meus princípios , e mesmo que pareça estranho vindo de uma adolescente , me sinto mais como uma pessoa do que como uma criança – me sinto completamente independente dos outros . Sei que sou melhor do que mamãe num debate ou numa discussão , sei que sou mais objetiva , não exagero tanto , sou muito mais arrumada e mais hábil com as mãos , e por causa disso sinto ( isso pode fazer você rir ) que sou superior a ela em muita coisa . Para amar uma pessoa , preciso admirá – la e respeitá – la , mas não sinto respeito nem admiração por mamãe !
Os pais , e as pessoas em geral , são muito estranhos quando o assunto é sexo . Em vez de contar tudo aos filhos quando eles têm 12 anos , mandam as crianças para fora da sala quando surge o assunto e deixam que elas descubram tudo sozinhas .
Se as mães não contam tudo aos filhos , eles ficam sabendo aos pedaços , e isso não pode ser certo .
Se houver alguma coisa que você ainda queira conversar , por favor , escreva , porque para mim é mais fácil dizer no papel o que desejo do que cara a cara .
O ministro Bolkestein , falando no noticiário holandês transmitido da Inglaterra , declarou que depois da guerra farão uma coletânea de diários e cartas que falem da guerra . Claro que todo mundo se lembrou imediatamente do meu diário . Imagine como seria interessante se eu publicasse um romance sobre o Anexo Secreto . Só o título faria as pessoas acharem que é uma história de detetives .
As pessoas precisam entrar em filas para comprar legumes e todo tipo de mercadorias ; os médicos não podem visitar os pacientes , pois seus carros e bicicletas são roubados no momento em que eles viram as costas ; roubos e assaltos são tão comuns que você se pergunta o que aconteceu de repente com os holandeses para de uma hora para outra passarem a ter os dedos tão leves . Crianças pequenas , de 8 e 11 anos , quebram os vidros das casas e roubam o que podem . As pessoas não ousam sair de casa por cinco minutos , já que podem voltar e descobrir que tudo desapareceu .
Todo mundo está faminto ; a não ser pelo café falsificado , a ração alimentar para uma semana não dura dois dias . A invasão está demorando , os homens são mandados para a Alemanha , as crianças estão doentes ou desnutridas , todo mundo usa roupas velhas e sapatos gastos . Uma sola nova custa 7,50 florins no mercado negro . Além disso , poucos sapateiros fazem consertos , e , quando fazem , você precisa esperar meses os sapatos , que na confusão podem ter desaparecido .
Não é muito divertido quando , por exemplo , você tem de comer chucrute todos os dias no almoço e no jantar , mas , com fome , você acaba aceitando um bocado de coisas .
Preciso falar dos bolinhos . Nós os fazemos com farinha do governo , água e fermento . Eles ficam tão grudentos e duros que a gente parece ter pedras no estômago , mas tudo bem !
Não quero que minha vida tenha passado em vão , como a da maioria das pessoas . Quero ser útil ou trazer alegria a todas as pessoas , mesmo àquelas que jamais conheci . Quero continuar vivendo depois da morte ! E é por isso que agradeço tanto a Deus por ter me dado esse dom , que posso usar para me desenvolver e para expressar tudo o que existe dentro de mim ! Quando escrevo , consigo afastar todas as preocupações . Minha tristeza desaparece , meu ânimo renasce ! Mas – e esta é uma grande questão – será que conseguirei escrever alguma coisa importante , será que me tornarei jornalista ou escritora ?
Nenhum de nós jamais enfrentara um perigo como aquele . Deus estava realmente cuidando de nós . Pense só – a polícia chegou perto da estante , a luz estava acesa , e mesmo assim ninguém descobriu nosso esconderijo ! “ Agora estamos perdidos ! ” , eu havia sussurrado naquele momento , mas de novo fomos poupados .
Fizeram questão de lembrar que somos judeus acorrentados , acorrentados num lugar , sem qualquer direito , mas com mil deveres . Devemos colocar os sentimentos de lado ; devemos ser corajosos e fortes , suportar o desconforto sem reclamar , fazer o máximo possível e confiar em Deus . Algum dia essa guerra terrível vai terminar .
Chegará a hora em que seremos gente de novo , e não somente judeus ! Quem fez isso contra nós ? Quem nos separou de todo o resto ? Quem nos colocou neste sofrimento ? É Deus que nos fez do jeito que somos , mas também é Deus que irá nos erguer no fim .
Estou ficando cada vez mais independente de meus pais . Mesmo sendo jovem , enfrento a vida com mais coragem e tenho um sentimento de justiça melhor e mais verdadeiro do que o de mamãe . Sei o que quero , tenho um objetivo , tenho opiniões , uma religião e amor .
De vez em quando , fico sentimental , como você sabe , mas às vezes tenho motivo para isso : quando Peter e eu estamos sentados juntos num caixote de madeira , no meio do lixo e do pó , abraçados , Peter mexendo num cacho do meu cabelo ; quando os pássaros lá fora trinam suas canções , quando as árvores florescem , quando o sol aparece e o céu fica muito azul – ah , nessa hora eu desejo tanta coisa ! Só vejo ao redor rostos insatisfeitos e amargurados , e só ouço suspiros e reclamações . É de pensar que nossa vida mudou para pior . Francamente , as pessoas é que fazem as coisas ficarem ruins . Aqui no Anexo , ninguém se incomoda em dar bom exemplo . Cada um tem de imaginar um jeito de melhorar o próprio humor ! Todo dia só se ouve : “ Se pelo menos tudo tivesse terminado ! ”
Segunda – feira , 17 de abril de 1944
Querida Kitty , Você acha que papai e mamãe aprovariam uma garota da minha idade sentada num divã e beijando um rapaz de 17 anos e meio ? Duvido de que aprovassem , mas tenho de confiar em meu julgamento nessa questão . É tão calmo e seguro ficar em seus braços e sonhar , é tão emocionante sentir seu rosto encostado no meu , é tão maravilhoso saber que há alguém esperando por mim ! Mas – e existe um mas – será que Peter vai querer que a situação fique nesse ponto ? Não esqueci sua promessa , mas . . . ele é um rapaz ! Sei que estou começando muito nova . Menos de 15 anos e já tão independente – é meio difícil para os outros entenderem .
Depois do inverno não muito intenso , estamos com uma primavera maravilhosa . Abril está glorioso , nem muito quente nem muito frio , com chuvas leves de vez em quando . Nosso castanheiro está cheio de folhas , e aqui e ali dá para ver pequenas flores .
Depois terminei no Brasil , lendo sobre o fumo da Bahia , a abundância de café , o milhão e meio de habitantes do Rio de Janeiro , de Pernambuco , São Paulo , sem esquecer o rio Amazonas . Depois sobre negros , mulatos , mestiços , brancos , a taxa de analfabetismo – mais de 50 % – e malária.
Peter precisa de carinho . Pela primeira vez na vida , ele descobriu uma garota ; pela primeira vez na vida , viu que até as maiores pestes têm alguma coisa por dentro , um coração , e se transformam assim que você está a sós com elas . Pela primeira vez na vida , ele se dera e dera sua amizade a outra pessoa . Ele nunca tivera um amigo ou uma amiga . Agora , nós nos encontramos . Eu também não o conhecia , nunca tinha tido alguém em quem confiar , e a situação chegou a esse ponto . . .
Eu costumo me sentir mal , mas nunca me desespero . Vejo nossa vida no esconderijo como uma aventura interessante , cheia de perigo e romance , e cada privação é algo divertido a acrescentar no diário . Decidi levar uma vida diferente da de outras garotas , e não me tornar mais tarde uma dona de casa comum . O que estou vivenciando aqui é um bom início para uma vida interessante , e este é o motivo – o único – para eu rir do lado engraçado dos momentos perigosos .
De qualquer modo , depois da guerra , eu gostaria de publicar um livro chamado O Anexo Secreto . Resta ver se conseguirei, mas meu diário pode servir de base .
Posso dizer com segurança que toda Amsterdã , toda a Holanda , na verdade toda a costa ocidental da Europa , até a Espanha , está falando da invasão dia e noite , debatendo , apostando e . . . esperando .
Ninguém consegue ver além do nariz , ninguém pensa no fato de que os ingleses estão lutando por seu próprio país e seu povo ; todo mundo acha que o dever da Inglaterra é salvar a Holanda , o mais rapidamente possível . Que obrigação têm os ingleses com relação a nós ? O que os holandeses fizeram para merecer o auxílio generoso que esperam tão desesperadamente ?
Nenhum país sacrifica seus homens sem motivo , e com certeza não o farão pelo interesse dos outros , e a Inglaterra não é exceção . A invasão e a libertação virão algum dia ; mas a Inglaterra , e não os territórios ocupados , é que escolherá o momento .
Acontece alguma coisa todos os dias . Hoje de manhã , o Sr . van Hoeven foi preso . Ele estava escondendo dois judeus em sua casa . Foi um golpe duro para nós , porque aqueles pobres judeus estão mais uma vez na beira do abismo , e também porque é algo terrível para o Sr . van Hoeven . O mundo virou de cabeça para baixo . As pessoas mais decentes são mandadas para campos de concentração , prisões e solitárias , enquanto os mais baixos dos mais baixos governam jovens e velhos , ricos e pobres .
Se você não é nazista , não sabe o que vai lhe acontecer de um dia para o outro .
Um dia rimos do lado cômico da vida no esconderijo , e no dia seguinte ( e há muitos dias assim ) estamos apavorados , e o medo , a tensão e o desespero podem ser lidos em nossos rostos .
Olhar o céu , as nuvens , a lua e as estrelas realmente faz com que me sinta calma e esperançosa . É um remédio muito melhor do que valeriana ou brometo . A natureza faz com que me sinta humilde e pronta para enfrentar cada golpe com coragem .
Infelizmente – a não ser em raras ocasiões – só posso ver a natureza através de cortinas empoeiradas presas em janelas sujas ; isso tira o prazer de olhar . A natureza é a única coisa para a qual não há substituto !
A preguiça pode parecer convidativa , mas só o trabalho dá a verdadeira satisfação .
Tentaram assassinar Hitler e , pela primeira vez , não foram comunistas judeus ou capitalistas ingleses , mas um general alemão que não somente é um conde , mas também é jovem . O Führer deve sua vida à “ Providência Divina ” : escapou , apenas com algumas pequenas queimaduras e arranhões , o que é uma lástima . Vários oficiais e generais que estavam perto foram mortos ou feridos . O chefe da conspiração foi morto . Até agora , essa é a melhor prova de que muitos oficiais e generais estão cheios da guerra e gostariam de ver Hitler afundando num poço sem fundo , para que possam estabelecer uma ditadura militar , declarar paz com os Aliados , se rearmar e , depois de algumas décadas , começar uma nova guerra .
Ninguém conhece o lado melhor de Anne , e é por isso que muita gente não me suporta . Ah , eu posso ser uma palhaça engraçada por uma tarde , mas depois disso todo mundo se enche de mim por um mês.
Margot e Anne Frank foram transportadas de Auschwitz no fim de outubro e levadas para Bergen – Belsen , campo de concentração perto de Hannover ( Alemanha ) . A epidemia de tifo que irrompeu no inverno de 1944 – 1945 , em consequência das péssimas condições de higiene , matou milhares de prisioneiros , incluindo Margot e , uns dias depois , Anne . Ela deve ter morrido no fim de fevereiro ou início de março . Os corpos das duas irmãs foram provavelmente enterrados nas valas comuns de Bergen – Belsen . O campo foi libertado por tropas inglesas em 12 de abril de 1945 . Otto Frank foi o único dos oito a sobreviver aos campos de concentração . Depois de Auschwitz ser libertado por tropas russas , ele foi repatriado a Amsterdã , passando ainda por Odessa e Marselha .